Como engajar o cliente a utilizar plataforma de gestão financeira

Muitos profissionais e empresas de contabilidade têm dificuldade em convencer seus clientes a adotar sistemas de gestão. Na maioria dos casos, os gestores já possuem objeções à ferramenta ou não enxergam por completo as suas vantagens. Você não sabe como engajar o cliente a utilizar plataforma de gestão financeira?

Neste artigo, oferecemos algumas respostas que ajudam a resolver este dilema. Em primeiro lugar, é preciso entender que o maior desafio a superar, neste caso, está na diferença de visões. Para um contador, não há qualquer dificuldade em compreender as vantagens do software. Basicamente: integração, agilidade e redução de erros.

Acontece que nada disso figura como ganho imediato para a maioria dos gestores. O segredo é mostrar que a solução traz benefícios para a empresa, na mesma medida em que ajuda os responsáveis pela contabilidade. Uma vez que isso fique claro, basta reforçar o papel que as finanças desempenham no sucesso da empresa.

Assim, você conseguirá incutir na mente do cliente uma visão holística da contabilidade. Consequentemente, ficará mais fácil para ele entender quais os impactos positivos de um sistema no seu negócio. Para que você tenha maior poder de convencimento nessa hora, siga as estratégias listadas a seguir.

Como engajar o cliente a utilizar plataforma de gestão financeira

Esclareça as principais vantagens da ferramenta

Para engajar o seu cliente e fazer com que ele abrace a plataforma, é fundamental esclarecer as vantagens da ferramenta. Diante da resistência, comece ressaltando como a plataforma é capaz de automatizar tarefas, especialmente aquelas burocráticas e repetitivas. Acrescente que diversas contas podem ser gerenciadas automaticamente no sistema.

Além de servir para racionalizar as tarefas, isso libera os profissionais da empresa para se dedicar a outras atividades. São benefícios que vão acabar impactando diretamente na produtividade do empreendimento. Outro fator de relevância é que muitos desses sistemas estão locados na nuvem.

Em outras palavras, não é preciso fazer instalações complexas nas máquinas do negócio. Esta é uma solução que é acessada por meio da Internet. Um detalhe que implica, dentre outras coisas, em mobilidade. Ou seja, o gestor poderá acessar informações financeiras da empresa a partir de qualquer lugar.

Na maioria dos casos, ele pode usar até mesmo um smartphone para conferir os dados. De quebra, existe maior segurança no armazenamento de informações. Isso ocorre porque os arquivos salvos em nuvem estão bem protegidos contra perda e corrupção.

Aponte a relação entre o sistema e a redução de custos

Mesmo com os argumentos citados, você tem dúvida de como engajar o cliente a utilizar uma plataforma de gestão financeira? Então, apele para o bolso dele! Pois uma das maiores vantagens de se adotar um sistema especializado da área é a redução de custos.

Em primeiro lugar, porque o empreendedor saberá exatamente para onde o seu dinheiro estará indo. Trata-se de um controle que ajuda na identificação de centros de custo e que pode embasar medidas para uso racional dos recursos. Essa visão é fundamental para controle do fluxo de caixa e planejamento financeiro.

Não menos importante é o fato de que uma plataforma de gestão libera os funcionários de tarefas burocráticas. Neste quesito, é preciso entender: quando profissionais não se dedicam ao core-business da organização, eles acabam se tornando gastos extras. Afinal, não estão produzindo de fato.

Os sistemas existem para otimizar os processos financeiros e também para evitar esse problema. Seja porque tarefas são cumpridas mais rapidamente, ou porque sendo automáticas liberam os colaboradores para o que realmente interessa. É claro que esses não são os únicos pontos onde a solução gera economia.

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Um sistema voltado para atividades financeiras diminui a incidência de erros na organização

Muitas vezes, os gastos de uma empresa são incrementados devido à quantidade de erros e retrabalhos. Quando falamos do contexto financeiro, essas falhas podem significar grave prejuízo para o negócio. A melhor solução contra esse problema é justamente o software de gestão.

Ele é capaz de reduzir os erros à quase zero. Primeiro, em razão da forma de registro, que pede apenas uma entrada. Em segundo, por conta dos recursos automatizados. Consequentemente, este é mais um ponto onde a solução vai gerar economia para a empresa.

É por isso que temos aqui um dos principais exemplos de como engajar o cliente a utilizar uma plataforma de gestão financeira. Todo empreendedor quer otimizar seus gastos e evitar que os erros se tornem rotina. Aproveite esse ensejo para convencê-los de que o sistema é a melhor forma de ter uma margem de erro mínima.

Não podemos nos esquecer, também, de que o software costuma oferecer indicadores que ajudam a determinar a saúde financeira do negócio. Graças a isso, a gestão de recursos torna-se mais consciente. Neste caso, os índices de desempenho presentes no programa servem ainda para alertar o gestor sobre áreas que demandam atenção.

Conheça as principais objeções do cliente

Convencer o seu cliente também vai depender do quanto você conhece das objeções mais frequentes contra os sistemas de gestão. É muito comum, por exemplo, a percepção equivocada de que lançar os dados na plataforma toma tempo. Acontece que o que se dedica a esta tarefa é recuperado em outros momentos.

Ademais, não se compara ao tanto de tempo que é gasto em processos mais tradicionais. Outro receio que costumam apresentar é de que a solução irá custar caro. O gasto, no entanto, é proporcional. Existem, inclusive, muitas soluções voltadas para micro e pequenos empreendedores.

E não podemos deixar de lembrar que o software gera economia, o que compensa o investimento. Outro aspecto de como engajar o cliente a utilizar uma plataforma de gestão financeira é explicar que a ferramenta não é difícil de usar.

Hoje em dia, existem inúmeras soluções que adotam interfaces simples e intuitivas. Aliás, é por isso que elas acabam facilitando e aprimorando as operações diárias das empresas. Significa, também, que o empresário não precisará dominar conceitos de TI ou possuir um técnico sempre à mão.

Conclusão

Não faltam bons argumentos que respondam à questão de como engajar o cliente a utilizar uma plataforma de gestão financeira. Neste artigo, conferimos alguns. Eles devem ser mais do que suficientes para convencer qualquer gestor. Experimente aplicar estas dicas na prática! Você não vai se arrepender.

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Escrito por eGestor
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