ERP online: minha empresa precisa mesmo de um?

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, conhecido em português como Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE). E já vale adiantar que, ao contrário do que muitos podem pensar, esse tipo de software gerencial não ajuda somente as grandes corporações, mas também é um apoio e tanto para as pequenas e médias empresas no que diz respeito à gestão de seus negócios e à garantia de uma maior produtividade. Mas será que sua empresa precisa mesmo de uma tecnologia dessas? Pois leia este artigo e descubra já:

Funcionamento do sistema

Um ERP é um sistema unificado de Tecnologia da Informação que permite agregar, de forma prática e bastante eficiente, todos os departamentos de uma empresa, mantendo assim um constante intercâmbio entre eles, ao mesmo tempo em que dispensa o uso de planilhas e a implantação de sistemas individuais para cada departamento. Um ERP online, a propósito, é uma solução em cloud computing que permite ao gestor acessar o sistema de qualquer lugar e a qualquer instante.

Organização da empresa

Uma vez que a pequena empresa tende a crescer, quanto mais bem organizados forem seus departamentos e suas funções, maiores serão suas possibilidades de sucesso. Assim, a empresa de pequeno porte que se habitua a utilizar sistemas de gestão certamente terá um melhor desempenho e ganhará maior reputação entre os clientes. Também por contar com limitações financeiras, seus gastos devem ser direcionados a soluções que garantam bons resultados, evitando desperdícios que só poderiam abalar ainda mais seu limitado capital.

Guia de Otimização de Processos

Redução de despesas

Pare por um minutinho para pensar o quanto se gasta com funcionários para preencher diversas planilhas e corrigir erros. Bastante, não é verdade? Pois a empresa pequena que gasta com colaboradores para realizarem atividades desse tipo está, no fim das contas, contraindo despesas que podem muito bem ser evitadas. Por essas e outras é que substituir planilhas manuais por sistemas de gestão de TI é uma opção que compensa, já que reduz custos e aprimora resultados.

Centralização dos dados

Um dos maiores benefícios proporcionados pelo ERP online é a centralização de todas as informações em um único banco de dados, evitando sua dispersão ou fragmentação — o que acontece quando se faz uso de planilhas ou de um sistema para cada setor. Assim as tomadas de decisão se tornam mais fáceis, já que há um melhor acesso aos dados, que passam a estar integrados e automaticamente atualizados. Essa automatização, por sua vez, diminui o trabalho que se tem com um ERP online, reduz também as possibilidades de falhas humanas e oferece maior segurança às informações.

Gastos com um ERP

Uma vez que o ERP é um sistema complexo de integração, sua adoção inclui o custo do produto em si, de sua implantação e do treinamento para os funcionários. Na prática, o processo leva certo tempo e incorpora o consumo de horas que terão que ser deduzidas do tempo de trabalho e da produtividade geral da empresa. Mas, de qualquer forma, esse é um investimento que compensa! O ERP online trará, ao cabo de alguns meses, o retorno que se espera, fazendo com que a empresa tenha maiores chances de crescimento.

Possibilidade modular

Pode acontecer de, por um momento e por inúmeras razões, o empresário não poder implantar todo o sistema de uma só vez. Nesse caso, ele pode, então, comprar somente alguns módulos do sistema e fazer a integração entre os departamentos gradualmente. Nessa situação, é recomendável dar prioridade ao setor financeiro ou administrativo e, assim, iniciar a implantação do sistema de gestão pelo módulo respectivo.

E então, pronto para fazer a experiência e conferir as vantagens de ter um ERP online instalado em sua pequena empresa? Comente aqui para dividir suas impressões conosco e não deixe de dar essa dica a outros pequenos empresários que desejam crescer tanto quanto você!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br