Estoque online: como gerenciar?

Controlar o estoque do seu negócio é algo imprescindível para um bom feedback do seu cliente. Uma boa gestão evita atrasos e proporciona segurança e garantia para sua loja virtual. Como você gerencia o seu estoque online? Para não correr o risco de comprometer a imagem da sua loja virtual, leia este texto que fizemos para você administrar melhor seu negócio e, principalmente, o estoque do seu empreendimento.

Quando o estoque de uma loja virtual não é bem executado, pode acontecer de o produto acabar e você só perceber após o cliente realizar a compra. Para evitar dor de cabeça, atrasos e perda da confiabilidade, fazer uma análise do seu negócio é um passo fundamental para definir a melhor forma de gerenciar o estoque. Para tal, é necessário conhecer todas as informações possíveis da sua empresa e como ela funciona, além de ter boas noções do público e do tipo de produto que é comercializado. Tudo isso vai influenciar de forma direta no método de gestão do estoque, juntamente com a estimativa do orçamento e o volume ocupado pelas mercadorias.

Dessa maneira, há três sistemas principais para que as lojas virtuais gerenciem o estoque em alto nível. São elas: o drop shipping, o estoque tradicional e o estoque compartilhado. Que tal saber mais acerca de cada uma dessas opções e ver o que é mais adequado para o seu caso? Veja também outras primorosas dicas para ter uma excelente gestão de estoque online!

Planilha de controle de estoque gratuita para download

Drop shipping

Drop shipping é o mesmo que “depósito vazio”. Isso significa que algumas lojas virtuais acham melhor não manter estoque. Dessa forma, elas compram o produto de acordo com a demanda. Tal estratégia é muito utilizada pelos empreendedores que não possuem capital para investir na estocagem, pois, assim, eles fazem a compra dos produtos conforme as demandas aparecem.

Estoque tradicional

Geralmente, quem prefere esse tipo de estoque é o empreendedor que possui uma maior demanda pelos seus produtos. Para tal, é primordial ter um espaço físico adequado para armazenar e manter as mercadorias, além do controle necessário para manter em ordem e ter um acompanhamento mais próximo do negócio.

A vantagem é que não é necessário um fornecedor terceirizado, além de ter produtos para pronta entrega. Já o ponto negativo é a possibilidade de estoque excedente, que pode causar perdas consideráveis para os lojistas. Dessa forma, é muito importante automatizar essa gestão, conectando-a com a plataforma virtual de sua preferência para assegurar um controle melhor.

Estoque compartilhado

Muito comum entre empreendedores que têm uma loja física, mas que também realizam vendas online, esse estoque abastece as duas formas de loja. Tal maneira de estocagem é interessante, visto que você tem acesso às duas plataformas de venda com somente um custo de armazenagem. No entanto, a desvantagem é o fato de requerer muita exatidão na administração, pois controlar dois tipos de loja ao mesmo tempo pode gerar confusão.

Para facilitar o gerenciamento, a automação também serve para simplificar a administração das duas lojas. Por exemplo, é possível, em tempo real, fazer o fluxo de venda da loja online de um produto comprado na loja física, ou o contrário.

Para o empreendedor não cometer nenhum equívoco no que diz respeito ao estoque, separamos algumas outras dicas:

Controle rígido dos produtos

Registrar todos os produtos disponíveis no estoque, incluindo suas movimentações de entrada e saída, é fundamental. Desse modo, tem-se a noção dos produtos que precisam ser reabastecidos ou vendidos, evitando a falta ou excesso de mercadoria. Para facilitar esse registro, há a opção de utilizar planilhas de Excel, softwares específicos para a área de logística, ou até mesmo anotar no papel (apesar de ser mais demorado e cansativo). O modo como você vai registrar vai depender do tamanho da sua loja, demanda etc. Quanto maior for a quantidade de produtos estocados, maior também deverá ser o controle.

Uma boa dica é segmentar os produtos por categorias, cores ou de alguma outra forma, do modo que o empreendedor preferir, além de identificar cada um deles por meio de códigos. Tudo isso simplificará o processo e facilitará a localização de cada mercadoria. O mais importante é manter registros das transações sempre que possível, sendo o ideal registrar semanalmente.

Mapeamento do fluxo

Estabelecer uma rotina para atualizar as ferramentas de controle e registro é essencial para o sucesso da sua loja virtual. Dessa maneira, é necessário saber quais produtos vendem mais ou menos, além de ter uma noção clara da frequência de reposição das mercadorias. Para analisar todos esses dados e fazer decisões importantes para a loja, é fundamental a averiguação do histórico de vendas. No histórico constará toda a movimentação, registro indispensável para o empreendedor conseguir abastecer melhor o estoque da sua loja virtual.

Alguns sistemas específicos para o controle de estoque conseguem até mesmo enviar alertas quando for a hora de repor algum produto. É essencial que esse planejamento leve em conta a previsão de crescimento do seu negócio.

Também é muito importante diferenciar os períodos de datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Natal. Assim, será possível prever a saída de produtos específicos para melhorar o controle e atender a demanda sem ser pego de surpresa por vendas sazonais.

Conte com fornecedores confiáveis

Contar com fornecedores de confiança é o segredo para nunca passar aperto quando o produto acabar. Todo o controle rígido e mapeamento de fluxo feito anteriormente não adianta nada se o fornecedor atrasar suas encomendas. Além do mais, um bom fornecedor é aquele que verifica a qualidade do produto antes de entregar e não falta com os compromissos comerciais. Dessa maneira, procure sempre por fornecedores que possuem boas referências e nos quais você pode confiar. Sempre que for trocar de profissional, faça um teste com ele antes, evitando problemas futuros.

É imprescindível que o fornecedor trabalhe em sincronia com o empreendedor, de modo a não ficar na mão durante o gerenciamento da loja virtual. Além do mais, o cliente não aceitará as desculpas pelo atraso da compra que ele realizou.

Garantir um bom gerenciamento do estoque não é tão difícil quanto parece, mas exige um ótimo planejamento e trabalho cotidiano de controle, focando o fluxo de vendas e seu mapeamento. Os resultados de uma boa gestão da maneira de estocagem são muito positivos. E você, como faz a gestão de estoque em seu negócio? Compartilhe conosco as suas dicas!

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Escrito por eGestor
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