Fazendo das situações incômodas oportunidades para ser bem-sucedido

Escrito em: 14/06/22
Início 9 Empreendedorismo 9 Fazendo das situações incômodas oportunidades para ser bem-sucedido

A partir da carta escrita pelo sociólogo Web Du Bois para sua filha Yolande. Elencamos algumas situações que podem causar desconforto, mas que o impulsionarão para ser uma pessoa bem-sucedida.

Yolande foi para uma nova escola. Essa escola era distante de tudo que ela conhecia até então. Então, para facilitar a contextualização da carta, é importante mencionar que as mulheres ainda não tinham o direito de votar e foi escrita décadas antes do Movimento dos Direitos Civis

Du Bois sabia que ela passaria por mais do que alguns momentos de peixe fora d’ água na nova escola. Durante a adaptação e em outros momentos na vida dela. Em vez de tentar desestimular a garota, ele pediu que a filha achasse alguma espécie de diversão nesses momentos incômodos. Que tentasse encontrar algum benefício em passar por essas coisas. Dessa forma, ele orienta a filha a ser alguém bem-sucedido. Trecho da carta de Du Bois:

“Não encolha de novas experiências. Enfrente banhos frios com bravura. Aproveite o que é e não anseie pelo que não é. Leia alguns livros bons, densos e sérios apenas para disciplina: Controle-se e domine-se. Faça-se coisas desagradáveis, de modo a ganhar a vantagem na sua alma. Acima de tudo, lembre-se: seu pai o ama e acredita em você e espera que você seja uma mulher maravilhosa.”

Essa mensagem impactante proporciona reflexões sobre a vida. Algumas situações incômodas são extremamente evitadas. Obviamente ninguém gosta de sentir desconforto. Mas aqui, vamos ressignificar essas situações. Além disso, mostrar de que maneira podem ser benéficas. Bem como, colaborar para seu sucesso pessoal. Então, a seguir, uma lista de ocasiões provavelmente presentes no seu dia a dia:

Fazendo das situações incômodas oportunidades para ser bem-sucedido

Falar em público pode o tornar bem-sucedido

Afinal, muitas pessoas têm receio em falar em público. Esse medo é tão comum e frequente que pode resultar em uma fobia, a glossofobia. Este tópico terá algumas dicas para você contornar essa pequena situação incômoda. Dessa forma, ajudar o seu desenvolvimento:

Em algum momento, todos nós sentimos medo em se direcionar a um público. Medo da ideia não ser bem recebida. Ou falar algo errado, medo de não conseguir falar… É nitidamente reconhecido o potencial de uma pessoa que tem uma boa fala. Dessa forma, ela consegue se expressar melhor. Só pela confiança transmitida na firmeza das palavras, e

ssa pessoa parece mais persuasiva. A seguir, algumas dicas para te ajudar a lidar melhor com a temida situação de falar em público:

alguém bem-sucedido falando

Conheça os pontos essenciais para uma fala de sucesso

Tentar memorizar o que você precisa falar só aumenta o nervosismo, ao invés disso, lembre dos pontos-chave e suas linhas pivô. 

As linhas pivô são as frases que direcionarão sua fala de um ponto-chave a outro. Desse modo, as linhas podem servir como espaço para você respirar. Ou também reformulação da frase ou uma passagem para o próximo ponto essencial.  E dessa forma, você consegue se destacar. E assim, tem sucesso na fala.

Não é uma batalha. Pessoas bem-sucedidas também querem que você seja um sucesso

Talvez pelo receio em se direcionar às pessoas, surja a impressão de que você está lutando contra as palavras ou usando as palavras para se defender do seu público. Tenha em mente que você está falando com pessoas interessadas no que você tem a dizer. Isso não é uma batalha. As palavras são suas aliadas. Além disso, essas pessoas também torcem para seu sucesso.

Finja até você conseguir

A professora Amy Cuddy, da Universidade de Harvard, observou em seus estudos um detalhe em comum de pessoas que dominam a arte de falar em público: todos parecem estar se sentindo conforto. Além disso, todos parecem estar no comando da situação, mesmo que estejam fingindo. 

Conforme os estudos de Amy, essa postura usada pelos bons oradores. Enquanto usualmente ocupam os espaços físicos, causa uma sensação de postura de poder. Essas expressões físicas enviam gatilhos neurológicos ao cérebro. Reduzindo os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) e aumentando níveis de endorfina. E esses hormônios mantém o orador calmo.

Então, finja conforto e poder até se tornarem reais. E dessa forma, você dá os passos necessários para chegar ao sucesso.

Recebendo elogios

Receber elogios pode gerar um certo constrangimento. Quando você vai responder, as palavras podem sair embaralhadas, desconexas ou até recusar o elogio de uma forma bastante desajeitada. 

Há algumas respostas para justificar as dificuldades das pessoas em receber elogios. Conforme um estudo da Acknowledgment Works , aproximadamente 70% das pessoas fazem uma associação entre constrangimento. O processo de reconhecimento. Às vezes, essa resposta é causada pela discordância que sentimos quando alguém contradiz um pensamento nosso. 

Dessa forma, exemplificando, quando alguém elogia algo que você fez mas você não está confiante quanto a qualidade disso. Você sente desconforto e por isso sente dificuldade em receber bem o elogio.

Embora o estudo responda o motivo do desconforto, não explica o caso de pessoas que são verdadeiramente orgulhosas de si e ainda sim, têm dificuldade em receber elogios. A teoria mais aceita é que essas pessoas recebem elogios da mesma maneira que as pessoas ao seu redor. Se os colega/mãe/ícones recuam a elogios, essa pessoa fará o mesmo.

Mas não se preocupe, há maneiras para contornar a dificuldade em receber elogios: Sorria e agradeça. Conforme o psicólogo Mark Goulston que explica que quando alguém o elogia, essa pessoa não está abrindo um debate para saber se você concorda ou não. É apenas um comentário positivo. Aceitar e reconhecer que é um sucesso é um exercício diário.

Trabalhe com dados 

sucesso

 

Aprender a usar dados é um divisor de águas. Guiando sua carreira e vida pessoal para o sucesso. Os dados são importantes para encontrar oportunidades e destacar seus pontos, se você não é muito fã de números, os dados podem te intimidar, todavia, é possível contornar isso:

 Associe os dados a um contexto 

Um bom começo é ter conhecimento das principais métricas que refletem no seu trabalho. Quanto mais tempo você gastar para interpretar essas informações, mais natural e automático vai se tornar o entendimento sobre os dados. 

  • Faça planilhas;
  • Conheça tendências;
  • Altere os dados para acompanhar a movimentação das métricas. Veja como isso influencia outras métricas.

Conhecendo essas métricas, se torna possível medir e traçar novos caminhos para o direcionar ao sucesso,

Acorde cedo: Alguém bem-sucedido também acordam cedo

Acordar cedo pode ser uma coisa horrível para algumas pessoas. Mas acordando cedo, você tem a possibilidade de organizar melhor seu dia e se preparar para sua jornada. Dessa forma, evita atrasos e fazendo tudo com calma. Sem começar atrasado, com pressa. 

Começar o dia com calma é muito benéfico. Além de conseguir tomar um bom café da manhã sem correria. Se você quiser praticar algum exercício, fazer alguma leitura, meditar ou até mesmo passar um tempo com as pessoas que moram com você diminui consideravelmente os níveis de estresse. Dessa forma, seu dia se torna mais leve e mais produtivo. Ficando mais leve sua jornada ao sucesso,

Recebendo um feedback crítico

 Ouvir uma crítica não é a sensação mais acolhedora do mundo. Então, apesar desse desconforto, os feedbacks críticos são oportunidades de fazer análises e assim, otimizar seu desempenho.

Portanto, é comum que as pessoas fiquem na defensiva, sejam reativas ou até parem de ouvir o comentário. Respire! Ouça tudo que puder. Se possível, anote e faça perguntas, dessa forma você se certifica que ouviu tudo corretamente. 

O feedback é uma sequência de apontamentos. Além de conselhamentos que têm o objetivo de melhorar seu trabalho. Procure não levar para o lado pessoal. Dessa forma, você está seguindo o caminho para ser bem-sucedido.

Lembre-se, pessoas de sucesso também recebem críticas.

Passando o feedback crítico

Mais difícil que ouvir um feedback crítico é passar um. Logo, um feedback é ainda mais construtivo se ele for acompanhado de exemplos e dicas de correção. Por exemplo: não basta dizer que a produtividade de alguém está insatisfatória. É interessante dizer o que é esperado. O porquê de não estar conforme às expectativas e dar uma sugestão do que poderia ser feito para contornar isso. E dessa forma, você também colabora para que outra pessoa se torne bem-sucedido.

Lembre-se de ser moderado em suas palavras. Críticas em excesso podem machucar. Para além disso, podem prejudicar suas relações profissionais e pessoais. Passe um feedback da maneira que você gostaria que fosse passado a você. 

Gerência de conflitos é uma arte dominada por pessoas de sucesso

Situações de conflitos geram estresses e são mentalmente desgastantes. Para gerenciar adequadamente um conflito, o primeiro passo é descobrir a motivação da outra parte para estar em conflito. Descobrindo a motivação, é possível encontrar um bom caminho para resolver o problema de forma efetiva. 

O melhor recurso que você pode usar a seu favor na gerência de problemas é a escuta. Escutando respeitosamente as queixas da outra parte envolvida. Então, fazendo perguntas genuínas, os conflitos são resolvidos. Desse modo, uma situação estressante é solucionada.

Exercícios

Praticar exercícios traz benefícios além do cuidado da saúde e estética. Além desses benefícios, os exercícios também ajudam na manutenção da saúde mental. Embora traga tantas vantagens, muitas pessoas encontram dificuldades em adicionar os exercícios às rotinas. Veja algumas maneiras de facilitar a incorporação das atividades físicas ao seu dia a dia: 

situação incômoda

Motivação

Se você não é o maior fã de atividades físicas, é importante encontrar uma motivação. A motivação é importante, mas não é o principal. Você deve ter disciplina, afinal nem todos os dias você estará super motivado. A disciplina é a principal característica de alguém bem-sucedido.

Tempo

Trate as atividades físicas como você trata o trabalho: uma parte da sua rotina que tem um horário a ser cumprido. Então, estabeleça um horário para as práticas.

Encontre seu tipo de exercício

Há vários tipos de atividade física. Talvez você não goste de musculação mas se dê muito bem na natação. Faça testes e descubra em qual modalidade você se adapta melhor.

Desconecte-se

É importante participar da vida online. Acompanhar os memes atuais, tendências e últimas novidades. Se desconectar é tão importante quanto estar conectado. Conforme a pesquisa da TIME, onde mais de 5.000 pessoas foram avaliadas. 84% dos entrevistados relataram que não poderiam passar um único dia sem seus telefones celulares e 20% disseram que os verificam uma vez ou mais a cada 20 minutos. 

A vida também acontece no offline. Não perca os bons momentos com as pessoas que você gosta por estar concentrado demais em viver o online.

E alguém bem-sucedido também se preocupa em aproveitar os bons momentos da vida. Nem tudo é sobre produtividade e estratégia.

Networking e conversa fiada

As redes de trabalho ou na sua versão em inglês, networkings, unem pessoas que compartilham de visões semelhantes de negócios. São pessoas que buscam crescimento. Desse modo, essas redes são importantes para trocas de ideias e compartilhar conhecimentos. Sendo assim, as visões profissionais são ampliadas.

Mas como estabelecer uma rede de trabalho? A resposta é um tanto inusitada: usando conversas fiadas. As conversas fiadas sobre assuntos cotidianos levam as pessoas a responderem mais fundo. Abordando sobre suas dúvidas e problemas.

Uma ideia de conversa fiada é perguntar para alguém como vai o trabalho. Em sequência perguntar como vai o ramo que essa pessoa atua e assim. Portanto, conhecendo mais da realidade profissional dessa pessoa, você apresenta suas ideias. Vocês vão trocando conhecimentos sobre a área e compartilhando ideias.

Alguém bem-sucedido procura pessoas que compartilhem ideias. Conversar é um bom caminho para estabelecer relações. E desse modo, caminhar para o sucesso.

Admitir os próprios erros é um hábito de alguém bem-sucedido

Admitir os próprios erros é bastante desafiador. Errar não te faz um profissional ruim. Tampouco incompetente ou uma pessoa sem qualidades. Então, ao admitir os próprios erros, é possível buscar soluções e evitar que o problema se repita. O problema é que muitas vezes nossos próprios erros passam despercebidos. Então de que maneira é possível admitir um erro sem saber qual o problema?

Peça feedbacks

Além disso, uma maneira de reconhecer seus erros é pedindo feedbacks a pessoas da sua confiança, pessoas que você admira. Ouvir de alguém de fora uma situação que, provavelmente, não percebeu ajuda a prestar atenção em alguns detalhes.

Quem deve saber?

Você deve se perguntar: quem o erro afeta? Quem pode te ajudar a resolvê-lo?

Então, as principais pessoas que devem saber dessa falha, são as pessoas que podem te ajudar a resolver.

Entrar em sua cabeça para ser um sucesso

Uma das principais situações desconfortáveis é entrar no interior da própria mente. Então, para essa “aventura” é recomendado que você se faça algumas perguntas. Essas perguntas além de te impulsionarem para um sucesso, estimulam seu autoconhecimento:

  • Como você se coloca em uma situação de exagero? 
  • Quando há um projeto que ninguém mais ninguém além de você se interessa, você segue com o projeto e toma iniciativa?
  • Quando há um problema recorrente na sua empresa, você sabe como resolver. Você faz isso?

Esperamos que esse post tenha sido inspirador. Que proporcione a você um novo olhar sobre as situações incômodas do dia a dia. Deixe um comentário, até a próxima!

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Receba por e-mail Receba por Whatsapp 📞 O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!