o que define as receitas e despesas de uma empresa

Por meio de um bom gerenciador financeiro online, você pode unificar todas as finanças e relatórios gerenciais de sua empresa em uma mesma ferramenta e assim otimizar os mais variados processos que envolvem a gestão empresarial. Quer saber todas as vantagens que esta ferramenta pode trazer para o seu negócio? Então confira o nosso artigo!

1- Segurança de dados

Em um gerenciador financeiro online, os dados gerenciais da sua empresa são armazenados totalmente na nuvem, podendo assim ser acessados a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de instalação em um servidor específico e trazendo uma grande segurança no armazenamento de dados.

2- Controle financeiro unificado

Um sistema online possibilita as mais variadas funções relacionadas ao controle financeiro de sua empresa, como o gerenciamento de contas a pagar e a receber, integração bancária, análise de todas as suas receitas e despesas, geração de diversos indicadores financeiros como fluxo de caixa, DRE, lucratividade e rentabilidade, dentre muitos outros, além de possibilitar a emissão de boletos bancários para os seus clientes de uma forma totalmente online. 

3- Análise de fluxo de caixa diário e projetado

Com um gerenciador financeiro online você pode não só registrar todas as suas movimentações financeiras de uma forma diária e assim fazer um acompanhamento contínuo de seu fluxo de caixa, como também gerenciar os prazos de futuras contas a pagar e a receber e assim projetar o seu orçamento futuro a partir dessas movimentações.

O fluxo de caixa projetado pode ser de extrema importância, para que você possa manter o seu orçamento sempre equilibrado de forma a arcar com as despesas futuras e também,  para que se possa planejar a viabilidade de novos investimentos em decorrência dos novos valores de entradas em caixa futuramente.

Planejar ações estratégicas como a contratação de novos funcionários, aquisição de uma maior quantidade de estoque, maiores investimentos em ações de marketing, dentre outras situações, tornam-se muito mais fáceis com dados precisos em mãos.

4- Base para as tomadas de decisões

Principalmente se a sua empresa se encontra em um estágio ainda inicial, possuir um controle adequado sobre todas as suas movimentações financeiras e ter em mãos indicadores precisos para auxiliar em suas tomadas de decisões estratégicas, é de extrema importância.

Sendo assim, os dados apresentados pelos relatórios de um gerenciador financeiro online podem servir como um caminho a ser seguido para o seu planejamento empresarial.

Se você possuir um entendimento a respeito da situação do fluxo de caixa e a partir de então, identificar a origem de todas as receitas e despesas de seu empreendimento, você saberá quais os gastos excessivos que podem vir a ser cortados do seu orçamento e poderá planejar investimentos de uma forma muito mais cuidadosa de acordo com a sua situação.

Em um gerenciador financeiro online, você pode ter acesso a todas essas informações de uma forma bastante ágil e simples, a partir de qualquer local!

5- Estruturação das finanças por centro de custo

Além de proporcionar uma visão geral de todas as receitas e despesas de sua empresa, um gerenciador financeiro online possibilita a estruturação de todas as movimentações financeiras de uma forma segmentada, por centros de custo.

A estruturação por centro de custo permite com que você possa identificar com clareza as receitas e despesas de cada setor ou área específica de sua empresa e assim realizar a gestão orçamentária de cada centro de custo de uma forma independente.

Essa visão categorizada de suas receitas e despesas, possibilita com que você possa cortar recursos de um centro de custo e redireciona-lo para outro departamento conforme as necessidades.

Os centros de custo permitem um melhor entendimento de todas as receitas e despesas do seu empreendimento. Através deles, é possível acompanhar a evolução de cada setor de uma forma isolada em relação ao faturamento gerado por suas respectivas atividades e fazer um planejamento orçamentário que possa atender as necessidades de cada departamento.

6- Emissão de nota fiscal eletrônica

Um gerenciador financeiro online proporciona a emissão de notas fiscais eletrônicas, de uma forma totalmente integrada aos produtos cadastrados nesse tipo de sistema, trazendo uma grande praticidade e facilidade neste processo tanto para a sua empresa quanto para os clientes.

7- Informações de clientes e fornecedores

Gerenciar toda a sua rede de contatos, solicitar pedidos de compra com os fornecedores, identificar volume de vendas por clientes e cadastrar as mais variadas informações sobre a clientela atual, dentre outros processos. Todas estas funções podem ser executadas facilmente em um gerenciador financeiro online.

8- Controle de acessos

Em um sistema totalmente online, você pode gerenciar todas as configurações de acesso aos dados gerenciais da sua empresa e assim possibilitar aos colaboradores que tenham acesso as informações mais importantes referentes as suas respectivas atividades. 

9- Melhor gestão de compras e vendas.

Um gerenciador financeiro online otimiza não só a gestão relacionada as finanças de sua empresa, mas traz uma grande agilidade no gerenciamento de suas compras e vendas.

Registrando uma nova entrada ou saída de produto, esse tipo de sistema atualiza instantaneamente a nova quantidade de estoque, fazendo com que você não precise perder tempo verificando e atualizando o seu estoque manualmente.

Conclusão

Como você pode perceber, um gerenciador financeiro online traz um enorme ganho de eficiência em todo o processo de planejamento financeiro e operacional da sua empresa.

Com a possibilidade de gerenciar todas as movimentações financeiras do negócio de uma forma completamente digital, a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone, os empresários possuem não só uma maior praticidade, como também mais segurança para armazenar os dados gerenciais de suas empresas.

Sendo assim, utilizar um sistema que necessite de instalação em um computador específico por exemplo, está sujeito a danos neste computador e uma consequente perda de dados.

A geração de relatórios automatizados a partir de um gerenciador de controle financeiro online, traz dados absolutamente precisos para que você possa ter uma visão exata a respeito da situação financeira de seu empreendimento e assim analisar a viabilidade de novos investimentos.

Agora que você já sabe as vantagens que um gerenciador financeiro online pode trazer para a sua empresa, que tal testar na prática todas as funcionalidades desse tipo de ferramenta?

O eGestor é um sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online, que possibilita com que você controle o seu financeiro, o estoque, seus clientes e fornecedores, compras e vendas, emita boletos bancários e notas fiscais eletrônicas e muito mais. Os primeiros 15 dias de testes no sistema são totalmente gratuitos. Basta acessar o site e começar agora mesmo!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Por Gabriel Pfeifer, em 23/04/2018

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br