guest post

O marketing digital é uma verdadeira disputa entre as empresas. Atrair tráfego para as suas plataformas digitais e a partir deles gerar leads, colocar os seus blogs e websites no topo dos mecanismos de busca…

São questões que geram uma grande concorrência no ambiente digital e que exigem uma série de esforços constantes e cuidados na produção de conteúdo voltado para estas plataformas. 

E se você atua no ramo com certeza já deve ter ouvido falar do termo “guest post“, ou se não ouviu falar, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade que pode gerar inúmeros benefícios para a sua empresa no ambiente digital! Quer saber mais sobre este conceito? Quais são as vantagens desse tipo de estratégia? Como desenvolver? Então fique com a gente neste artigo!

Afinal, o que é guest post?

Antes de entender as reais vantagens que a estratégia de guest post pode trazer para a sua empresa nas plataformas digitais, é preciso entender de fato o que verdadeiramente significa este termo. Guest Post nada mais é do que uma troca de conteúdos entre diferentes sites ou blogs.

Supomos que você possui um blog X e produz conteúdo para ser publicado em um blog Y de uma empresa parceira. Esta empresa poderá incluir no texto links direcionando para o seu blog X, que são os chamados backlinks, critérios extremamente relevantes para o bom posicionamento de sites e blogs nos mecanismos de busca, em especial o Google.

Além de backlinks direcionando blog de sua empresa, as empresas parceiras também poderão produzir conteúdo para o seu blog.

Desta forma você também incluiria backlinks direcionando para o blog parceiro. Portanto em meio a esta grande concorrência pelo topo dos mecanismos de busca, a troca destes links através de estratégias de guest post pode ser uma ótima alternativa para as empresas otimizarem os resultados de marketing digital.

Além de otimizar o seu marketing digital, os guest posts servem para construir uma boa relação com outras empresas a partir de uma mútua troca de conteúdo e experiências, facilitando também a formação de futuras parcerias de negócio.

Qual a importância dos backlinks no marketing digital?

Existem diversas técnicas para melhorar o posicionamento de blogs e sites em mecanismos de busca. Essas técnicas são conhecidas como SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização dos Mecanismos de Busca, em Português. Existem critérios internos e externos para a definição de quais conteúdos ocuparão as primeiras posições nos mecanismos de busca do Google.

Os backlinks ou links externos, que como falamos anteriormente são links que apontam para outros sites, são extremamente importantes neste sentido. Portanto se você deseja melhorar o posicionamento de seu blog ou site no google, é interessante buscar sites parceiros que se disponibilizem a utilizar links apontando para o seu site.

Mas é importante ressaltar que o Google não avalia somente a quantidade de backlinks, mas sim a origem e a credibilidade destes links.

Se você identificou que possui backlinks em sites de pouca relevância e uma baixa autoridade no Google, estes não irão causar uma melhora no seu posicionamento. Por isso antes solicitar backlinks em outros sites, procure verificar o nível de autoridade daquele site no Google.

Uma forma de fazer esta verificação é através do programa MOZ. Com backlinks vindos de sites com uma boa reputação, e é claro, aliados a um conteúdo de qualidade produzido por seu blog ou site, existem grandes chances de você elevar o seu posicionamento nos mecanismos de busca em geral.

Quais as demais vantagens do guest post?

Além da troca de backlinks, que pode ser extremamente essencial para melhorar o posicionamento de seu site, a estratégia de guest post apresenta outras vantagens. Produzir conteúdo para um blog já estabilizado e bastante conhecido, por exemplo, pode gerar uma nova audiência para o seu blog.

Diante da visibilidade do blog convidado, os leitores terão a chance de conhecer o seu blog através do direcionamento dos backlinks, trazendo mais acessos e visibilidade de um público que não é necessariamente o seu em um primeiro momento. Mas para isso é necessário escolher um blog que possua um público com potencial para se interessar pelo seu conteúdo.

Com citamos anteriormente, a construção de uma boa relação com outras empresas também é uma grande vantagem desse tipo de estratégia, a medida em que permite não só a possibilidade de manter parcerias de negócio em um médio e longo prazo, mas também aumenta as chances de receber indicações positivas desses parceiros para outro público.

Por outro lado, receber conteúdo em seu blog propriamente por meio da troca de guest posts também é extremamente positivo, pois ajuda a manter o blog atualizado e com fluxo de conteúdo. Mas não se esqueça de convidar blogs que produzam um conteúdo que possuam relação com o que é produzido diariamente no seu blog. Os guest posts precisam ser complementares e benéficos um ao outro.

Outra vantagem de receber guest post em seu blog é o fato de apresentar uma novidade ao seu público, já que o convidado não falará de assuntos tão recorrentes no dia-a-dia do seu blog, mas sim complementares, trazendo uma nova abordagem. E os seus leitores estão acostumados a um certo padrão de texto, o que por vezes pode se tornar um pouco cansativo.

Por isso, um novo estilo de texto e é claro, com um conteúdo que mantenha a qualidade de seus posts e também siga a sua linha editorial, só tende a proporcionar um maior dinamismo e agregar ainda mais ao seu blog.

Algumas variações são sempre bem vindas, mas é importante manter a identidade de seu blog especialmente em relação a formatação do texto.

Guia de Gestão Estratégia

Como realizar troca de guest posts?

Tanto produzir quanto receber um guest post, tende a ser extremamente positivo para os sites envolvidos a medida em que podem melhorar o seu posicionamento e autoridade nos mecanismos de busca, divulgar o seu conteúdo a um público diferenciado e consequentemente aumentar o tráfego de acessos e leitores, assim como ganhar conteúdos adicionais e de uma forma um pouco diferenciada.

Mas como falamos anteriormente, é preciso ter cuidado ao escolher seus convidados para troca de guest posts. De nada vai adiantar receber e inserir em seu blog backlinks de sites com pouca relevância no Google. Outro fator que pode comprometer a eficácia dessa estratégia é a produção de conteúdo em si.

Certifique-se de que o seu convidado produz um conteúdo adequado, com temas que possuam relação com o seu blog, e é claro, possua total domínio das técnicas de redação para blog e regras gramaticais e ortográficas. Em caso contrário, o guest post poderá ter um efeito negativo, inclusive afastando os seus habituais leitores.

Veja alguns cuidados a serem seguidos tanto no processo de recebimento de guest posts em seu blog, quanto para a produção destinada a sites parceiros:

Estude o público de seus blogs parceiros

Entrar em contato com o responsável pelo blog que irá realizar essa troca de guest posts, é importante para saber informações sobre o seu público e o tipo de conteúdo que gostam de receber.

Isso não só vai servir como direcionamento na produção do texto em si, mas também para encaminhar os leitores para links com conteúdos que sejam de seu interesse, adaptando-se portanto a linha editorial do blog.

Não promova o seu produto de forma demasiada

A ideia do guest post é produzir um conteúdo agregador ao outro blog. Por isso, ao divulgar a sua empresa no guest post, faça isso de uma forma extremamente sútil, com no máximo uma chamada de ação para conhecer o seu site ou blog, de preferência no final do texto. É importante não confundir backlinks com chamadas de ação.

Utilizar backlinks direcionando para conteúdos do seu blog é interessante desde que sejam de conteúdos relacionados e também não estejam em excesso, que acabem prejudicando a leitura do texto.

Já as chamadas de ação são incentivos para que o leitor venha a conhecer o seu produto ou serviço propriamente, ou mesmo visitar o seu site.

Também é importante ressaltar que o guest post não é um espaço para publicidade. Se quiser divulgar o seu produto, faça uma simples chamada de ação, de uma forma extremamente sútil no texto.

Verifique os resultados

Os conteúdos publicados em seu blog por convidados estão sendo bem aceitos pelo público? O tráfego de leitores está aumentando? Seu site conseguiu bons backlinks e assim melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca desde que passou a realizar e receber guest posts?

Todos estes fatores podem ser avaliados para verificar se as estratégias de guest posts estão realmente sendo eficientes para o seu blog de acordo com o objetivo específico de cada empresa que utiliza essas estratégias!

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Escrito por eGestor
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