Inovação para micro e pequenas empresas: onde investir?

A inovação para micro e pequenas empresas tem se tornado um dos fatores mais relevantes para inserir esses tipos de negócios no mercado. Afinal, a alta competitividade faz com que novas alternativas tenham que ser buscadas para alinhar a atuação da empresa com o cenário econômico.

Nesse contexto, investir em inovação é uma das saídas encontradas para que as micro e pequenas empresas se fortaleçam e consigam concorrer com empresas maiores. Dito isso, é importante mencionar que todo microempresário deve saber, em linhas gerais, onde exatamente esses investimentos devem ser feitos dentro do próprio negócio.

Se isso é uma dúvida para você, fique tranquilo! No artigo de hoje vamos te mostrar o papel fundamental das inovações e te ajudar a localizar quais as são as áreas e os setores da sua empresa passíveis de receber esse tipo de investimento. E então, vamos lá?

Inovação para micro e pequenas empresas: afinal, por que é tão importante investir?

A resposta para esse questionamento é relativamente simples. Basta analisarmos a dinâmica em que o mundo empresarial está imerso. Os constantes avanços da tecnologia e, sobretudo, dos hábitos dos consumidores demandam uma adaptação rápida na maneira de atuar por parte das empresas, o que demonstra o quão importante é investir em inovação.

Nesse sentido Platão já afirmava: “a necessidade é a mãe da inovação”. Quando nos referimos à inovação, empregamos o termo de forma mais ampla possível. Inovar é muito mais do que adotar novas tecnologias e pode ser entendido como toda e qualquer mudança que vise atender às atuais necessidades do mercado.

Por isso, desde a atualização das políticas internas da empresa, da cultura organizacional, do relacionamento com o cliente, a preocupação social e ambiental e até a otimização de processos, tudo pode ser entendido como inovação.

Logo, você, micro e pequeno empresário, deve estar sempre atento às novas demandas, bem como às novas soluções que tornam a atuação da sua empresa mais alinhada ao mercado. Isso é fundamental, pois se torna um grande diferencial competitivo frente a concorrência.

Bem, agora que já sabe da importância da inovação para a sua empresa, vamos te mostrar quais são as áreas que merecem mais investimentos nesse sentido. Prossigamos!

Guia de Gestão Estratégia

1. Criação de novos produtos

Uma política que é sempre muito bem recebida no mercado é a criação de novos produtos e serviços. Os micro e pequenos empresários devem estar antenados com essa necessidade e, sempre que possível, colocar no mercado novas propostas.

O mundo empresarial é marcado pelo surgimento de tendências de mercado. É a partir delas que o empresário deve buscar direcionar os seus esforços para conseguir inovar. Hoje, por exemplo, as demandas por serviços e produtos ligados a internet são forte tendência.

Logo, investir em inovações nesse campo é uma boa pedida para as empresas que buscam obter sucesso com algum produto.

Além disso, investir em inovações que contribuam para a melhora na qualidade de vida das pessoas — seja facilitando a execução de alguma tarefa, ou transformando a forma como elas lidam com o trabalho, o entretenimento e os seus relacionamentos — é a melhor maneira de não errar quando se trata da criação de um novo produto.

2. Otimização de processos

A chave para ter uma empresa produtiva e eficiente está no valor que o empresário atribui a uma característica indispensável em ambientes corporativos: a organização. Manter a rotina da empresa organizada e fluindo não é tarefa simples, afinal, com a quantidade de processos envolvidos na operação de um negócio, não é fácil conseguir monitorar tudo.

É justamente nesse ponto que a otimização de processos se insere! Otimizar significa aperfeiçoar, corrigir falhas e tornar o processo produtivo mais eficiente. Para isso, a tecnologia já oferece uma série de recursos para que o micro e pequeno empresário consiga atingir este objetivo.

Como exemplos podemos citar:

  • A implantação de sistemas de gestão empresarial, que auxiliam na organização dos dados e de informações da rotina da empresa, centralizando-a e otimizando o tempo;
  • A automação de processos repetitivos por meio de mecanismos modernos, que contribuem diretamente para diminuição de falhas e interrupções, além da redução da necessidade de mão de obra humana;
  • Utilização da computação em nuvem como fator de inovação para a gestão e armazenamento da informação;
  • Emprego dos sistemas CRM para otimizar o relacionamento da empresa com o cliente — demanda extremamente atual e urgente.

3. Marketing e fortalecimento da imagem da empresa

Os investimentos em inovação nesse setor são extremamente valiosos. Inovar também significa mudar a forma com a empresa se apresenta a seus clientes, colaboradores e concorrentes. Como sabemos, o marketing é uma ferramenta muito útil para difundir os ideais e valores de uma empresa, além de divulgar um serviço ou produto.

Contudo, com a mudança nos nossos hábitos consumidores, a forma de planejar uma estratégia de marketing deve ser repensada e atualizada para os atuais padrões. Hoje, o marketing digital é um exemplo dessa atualização, no qual as propagandas e divulgações são feitas com base na internet — em redes sociais, sites, blogs, vídeos e outras mídias.

Inovar nesse campo é uma forma de conseguir bons resultados a custos muito mais baixos e acessíveis, além de ser possível direcionar e atingir um público determinado. Nesse contexto, ferramentas como as seguintes podem ser úteis aos micro e pequenos empresários:

Por fim, avaliar os benefícios de se investir em inovação para micro e pequenas empresas, como vimos, é a melhor forma de aproveitar todos eles. Afinal, em um mercado altamente competitivo, como o atual, o empresário deve sempre possuir uma carta na manga para que a sua empresa sobressaia e tenha um diferencial competitivo em relação às concorrentes.

Nesse contexto, inovar tem um papel fundamental, dada a evolução constante da tecnologia e dos nossos hábitos consumidores. Esses são motivos mais do que suficientes para adotar um plano de inovações no seu negócio, concorda?

Agora que já você sabe do potencial das inovações, não pare por aí! Siga a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro desse e de outros assuntos! Te esperamos por lá!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br