5 sinais de que você precisa melhorar o controle de vendas da sua empresa

O advento do século XXI trouxe inúmeras transformações para a sociedade brasileira e mundial. Várias relações se transformaram e tantas outras se adaptaram a um cenário totalmente novo e inusitado que a tecnologia proporcionou e vem proporcionando até os dias de hoje.

Como protagonista e modificador da realidade, as empresas dessa era precisam e, ainda estão em fase, de constante aprimoramento de relações e produções. Desse modo, é incompatível com a lógica de mercado atual que uma empresa fique estagnada, achando que já aprendeu tudo e que nada mais precisa ser feito. Este é um erro que pode levar um grande negócio à falência.

Por esse motivo, uma empresa que visa estabilidade, sem comodismo, precisa estar atenta ao que há de mais moderno e eficaz em termos de estratégia e inteligência. Organização, planejamento, foco e tantas outras palavras de ordem devem estar na mente de um empresário preocupado com o seu público.

Todavia, como conseguir alcançar tais objetivos? Isso pode variar muito, conforme a necessidade e função de cada empresa. No entanto, como grande parte dos negócios está no âmbito das vendas, é possível moldar essa ação para que ela atenda com maior eficiência, tanto os interesses do empresário, quanto os interesses do consumidor.

Se você deseja saber realizar essa melhoria no seu setor de vendas, fique com a gente e confira a seguir os 5 sinais de que você precisa melhorar o controle de vendas da sua empresa. Acompanhe:

O que é controle de vendas?

Antes de descobrir o que é controle de vendas, é preciso descobrir o que é uma venda sustentável e visionária. Ou seja, muitos têm em mente que quanto mais vendem, mais sucesso tem. No entanto, essa confusão de quantidade com qualidade precisa ser superada.

É preciso ter em mente que a qualidade dos clientes é que garantirá uma estabilidade dos negócios, junto com um muro de arrimo durante as crises, em que não é possível produzir em excesso e atender a demanda preestabelecida.

Nesse sentido, o controle de vendas figura como uma das formas mais racionais e inteligentes de se administrar as etapas do processo de vendas, que pode ir desde o contato do cliente, até o fechamento do negócio.

Assim, o controle de vendas é a ferramenta mais útil e moderna para lidar com as transações da sua empresa, tornando-as mais práticas e ágeis, entendendo e atendendo todas as necessidades do cliente e as etapas que devem ser realizadas para a melhor conversão.

Planilha de vendas

Quais são os sinais que nos avisam que é preciso melhorar o controle de vendas?

Todo momento de transformação deixa latente o que é novo e o que velho. Essa distinção é muito necessária para que não nos apeguemos às tradições ultrapassadas, que nos prendem e nos impedem o avanço. Desse modo, para que você sua empresa não fiquem estagnados, é preciso estar atento às seguintes situações e seus respectivos sinais:

1. Baixa produtividade

Como foi mencionado anteriormente, quantidade não é sinônimo de qualidade. Entretanto, quando a produtividade não alcança os resultados esperados e programados, com certeza existe algo de errado nisso.

Quando isso ocorre, é preciso analisar todos os fatores que levaram a esse resultado, tentando se esquivar ao máximo do bode expiatório. Na maioria dos casos, os múltiplos fatores que ocasionam essa baixa produtividade são oriundos de processos mal elaborados e mal estruturados.

As atividades manuais também tomam muito tempo dos colaboradores, levando-os rapidamente à exaustão e a baixa eficiência. Junto com as informações imprecisas e a burocracia na procura de dados e informações, pode gerar a receita infalível para a estagnação ou até mesmo para o retrocesso.

2. Documentos em excesso

Esse é um dos principais sintomas de que sua empresa necessita de um rigoroso controle de vendas. O acúmulo de planilhas e documentos impressos já está mais que ultrapassado. Além disso, essa pilha de papel só gera atrasos e confusões na hora de realizar o fechamento do mês.

Também no âmbito da discussão e do aprimoramento de estratégias, os documentos impressos mais atrapalham do que ajudam, visto que o momento que era para ser de elaboração e desenvolvimento de ideias, acaba se transformando em uma reunião de arquivistas.

Além de ultrapassado e infrutífero, esse procedimento abre espaço para uma sucessão de erros, oriundos da falta de organização prática. Se isso ocorre em sua empresa, é um dos sinais mais claros de que você precisa melhorar o seu controle de vendas.

3. Onde foi que eu errei?

Quando algo não funciona no seu processo de vendas, você consegue identificar e reparar imediatamente o erro? E os gargalos do seu processo e venda, onde estão? Aquele que soube responder essa pergunta sem pestanejar, provavelmente está no caminho certo. Se você é um dos que não souberam ou ficaram em dúvida perante essas perguntas, possivelmente está com o controle de vendas prejudicado.

Mas o que isso tem a ver com o controle de vendas? Tudo! Essa ferramenta também está intimamente ligada ao planejamento, à otimização, ao controle e à identificação de falhas. Tudo isso em razão de um acompanhamento sério e constante das atividades da sua empresa.

4. Processos para inglês ver

Todo grande empresário quer melhorar sua empresa e a sua produtividade, isso é de sua natureza. Todavia, quando vamos com muita sede ao pote, podemos acabar comprando gato por lebre. Isso quer dizer que a implementação de processos complexos ou processos da moda, pode não ser o melhor caminho para atingir tais objetivos.

A complexidade em excesso acaba atrapalhando o fluir natural das atividades da empresa, transformando o que antes era uma tarefa simples em uma verdadeira dor de cabeça. Desse modo, aprimorar o que já existe e funciona pode ser o caminho mais adequado para uma melhora e um upgrade das relações negociante-consumidor.

5. Imprevisibilidade

Por mais que o mercado incentive a tomada de atitude e o correr dos riscos, toda empresa precisa de uma previsibilidade. Isso é notório, tanto para controlar o fluxo de caixa, os pagamentos e as honras financeiras, quanto para elaborar investimentos e estratégias de crescimento.

Se você não está conseguindo controlar com eficácia o seu faturamento e as suas vendas, esse é um dos sinais mais explícitos de que o controle de venda precisa ser implantado imediatamente em sua empresa.

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