fbpx

Metodologia SCRUM: O que é e como usar no seu negócio

Escrito em: 05/10/21

A metodologia Scrum foi desenvolvida para ser aplicada na criação de softwares, mas cabe perfeitamente na execução de projetos profissionais e pessoais. A ideia é acelerar o cumprimento de metas e prazos, entregando os projetos em tempo ágil, o que é extremamente cobiçado no mundo empresarial. Se você não conhece ou não sabe ao certo como funciona a técnica Scrum, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

O que é a metodologia SCRUM

A metodologia Scrum foi criada por dois desenvolvedores de produtos chamados Ken Schwaber e Jeff Sutherland. O objetivo é criar uma maneira de acelerar o planejamento, organização e execução de softwares e sistemas, ganhando mais tempo e resultados.

Assim, o método Scrum foi trazido e aplicado no mundo corporativo servindo como um gerenciador de projetos complexos, com foco no cumprimento correto e eficaz de todas as etapas envolvidas.

Chamamos de projetos complexos aqueles em que não se conhece profundamente todas as fases, mas que exigem uma dose maior de comprometimento, planejamento e responsabilidade.

O método Scrum facilita o trabalho em equipe, desenvolve a criatividade, diminui a quantidade de pessoas envolvidas nas tarefas e faz com que os resultados sejam alcançados mais rapidamente.

Como funciona a metodologia Scrum

Na prática, a metodologia Scrum funciona da seguinte forma: o product owner, ou seja, a pessoa que ficou responsável por aquele projeto, divide entre objetivos e necessidades e distribui tudo em uma lista chamada de product backlog. 

Depois, ele define a etapa a ser executada, de acordo com o que é prioridade, bem como os recursos que serão utilizados. Assim, cada etapa é dividida em ciclos, ou partes menores, também chamados de sprints. Nessa fase, a tarefa vai para a sprint backlog, uma lista mais específica.

Cada sprint, ou ciclo, possui um tempo definido para ser concluído e para que a segunda etapa seja iniciada. Geralmente, esse prazo é de duas ou quatro semanas. 

Para isso, há o envolvimento pleno e bem orientado da equipe, em que cada profissional sabe bem quais funções deverão ser executadas por ele. Por isso, essa divisão de tarefas deve acontecer antes do início de cada sprint.

Assim, o passo seguinte é a reunião diária, chamada de daily scrum, com duração rápida de 15 minutos. Então, no final do dia, a equipe se reúne para dar as suas contribuições, aprendizados, sugestões e críticas. 

Finalizando um sprint, é feita uma nova reunião com o mesmo objetivo anterior, porém, já para a entrega desta etapa. Depois, a equipe parte para o próximo sprint e assim sucessivamente até a finalização total do projeto.

Qual o objetivo do Scrum?

O objetivo principal da técnica Scrum é reduzir o tempo de entrega dos serviços e produtos, bem como conhecer de forma mais aprofundada o cumprimento de todas as etapas de cada tarefa.

Também pode ser encarado como uma maneira de otimizar o trabalho em equipe, alinhar ideias e projeções, fortalecer essas relações e garantir um retorno mais rápido do que está sendo posto em prática.

Como usar o método Scrum na empresa

Aplicar a metodologia Scrum no seu ambiente de trabalho é simples. Veja a seguir o passo a passo.

Monte a sua equipe de trabalho

Os papéis essenciais no método Scrum são:

  • Scrum Master: aquele que vai guiar a execução das etapas, ajudar a eliminar obstáculos e servir de apoio para a equipe.
  • Product Owner: profissional responsável por dividir as tarefas de trabalho, listar as responsabilidades e realizar as reuniões.
  • Scrum Team: equipe responsável pela parte prática de todo o projeto.

Defina quem vai ser o quê, de acordo com as habilidades e conhecimentos de cada um. 

Liste todas as etapas (product backlog)

Planeje e organize todas as etapas que deverão ser executadas para a realização do projeto. Veja o que é prioridade, o que pode ficar para depois, o que é necessário para o cumprimento de cada ciclo, etc.

Defina seus sprints

De acordo com o que for definido como prioritário, decida quais serão os sprints, ou seja, os ciclos de trabalho. Escolha prazos para cada um deles e divida as tarefas entre os membros da equipe.

Planeje e organize toda a execução do projeto

Essa parte é fundamental para que toda a equipe possa visualizar o andamento das etapas e ter uma noção de todo o projeto. Mantenha essas informações esquematizadas em um quadro, com as posições de cada momento do trabalho.

Não precisa ser nada extraordinário, um quadro branco com anotações e direcionamentos é suficiente. Afinal, o importante é usar essa ferramenta para não perder o foco e entender o motivo do que está sendo feito.

Agende as reuniões

Deixe claro para a equipe a importância da reunião diária e não deixe de realizá-la. Tenha o cuidado de não ultrapassar o tempo recomendado e de não incluir pautas que não tenham a ver com o objetivo da mesma.

É importante que todas as etapas do método Scrum sejam realizadas com transparência e conhecimento de todos os envolvidos. Além disso, dar um retorno sobre as solicitações da equipe é fundamental para o sucesso e eficácia da metodologia.

Vantagens da aplicação do Scrum

Por que o Scrum é uma técnica tão importante, tão usada e indicada dentro dos negócios? Por causa das suas vantagens e benefícios. Veja só:

  • Se adapta facilmente a qualquer projeto que esteja em desenvolvimento;
  • Pode ser usado em questões pessoais ou profissionais;
  • Mobilização de poucos, mas bons profissionais;
  • Foco e direcionamento específico para a solução daquele objetivo;
  • Ausência de sobrecarga de trabalho, com tarefas bem distribuídas;
  • Fortalecimento de vínculos entre equipe e liderança;
  • Transparência e confiança no trabalho executado;
  • Redução de erros com adaptação do processo ao longo das etapas;
  • Equipe motivada e engajada.

O que é Scrum Master

Scrum Master é considerado um dos papéis fundamentais nesta metodologia. Assim, é este profissional que fica no topo do projeto, atuando como líder, orientando de forma ampla o cumprimento das atividades. 

O Scrum Master elimina empecilhos, dá feedbacks e gerencia conflitos, dentre outras funções. Portanto, para ser um Scrum Master, o profissional deve ter total domínio da metodologia para repassá-la para a equipe, tirar todas as dúvidas e solucionar todos os problemas.

Scrum x métodos ágeis

Embora semelhantes e, por isso, alvo de confusões, a verdade é que a metodologia Scrum é um tipo de método ágil. Ou seja, não têm o mesmo significado, mas têm o mesmo objetivo que é fazer a gestão de projetos de uma forma mais moderna, rápida e eficaz, saindo do modo tradicional de solucionar questões.

Alguns exemplos de métodos ágeis são o Kanban, o XP (eXtreme Porgramming) e o Lean.

Conclusão

A metodologia Scrum é uma ferramenta de gerenciamento e execução de projetos, ou produtos, com uso de uma equipe específica para o cumprimento das etapas, definição de prazos e aceleração de resultados. Ou seja, versátil e fácil de desenvolver, pode ser adaptada em qualquer negócio, alavancando resultados e melhorando a competitividade.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - metodologia Scrum
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem feitos, e outras inúmeras dúvidas. E isso não é...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2021

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa.....

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2021

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *