Minha empresa está crescendo: chegou a hora de automatizar os processos?

O crescimento acelerado acaba pegando muitos empreendedores de surpresa, o que exige uma reflexão estratégica sobre como conduzir os negócios de maneira ordenada dali para a frente. E é exatamente no meio do caos desse cenário que entra a automatização dos processos administrativos por meio de um sistema de gestão empresarial, a fim de otimizar toda a atividade da empresa. Quer conhecer melhor os benefícios proporcionados por essa automatização? Então confira já nosso post e agilize seus processos:

Afinal, o que é automatizar processos administrativos?

Automatizar processos administrativos significa reduzir a intervenção humana em processos que podem ser conduzidos automaticamente por um sistema, reduzindo, assim, as chances de erros e falhas humanas, bem como a melhoria do desempenho das equipes de trabalho em relação ao planejamento das ações da empresa.

Quanto maior a empresa, mais processos e mais pessoas envolvidas, certo? O que gera uma grande quantidade de trabalho manual e burocrático, que consome boa parte do tempo dos funcionários — e às vezes até dos gestores. Com a automatização, esses processos passam a ser realizados por meio de um sistema de gestão empresarial, liberando os colaboradores para o foco em outras atividades.

Guia de Otimização de Processos

Como saber se é ou não hora de automatizar meus processos?

Se você tem detectado falhas constantes em controles avulsos, como planilhas financeiras, seu controle de estoque sempre mostra diferenças em relação ao que está sendo comprado e consumido ou tem funcionários demais para tarefas de menos, chegou a hora de adquirir um sistema de gestão empresarial para colocar ordem nessa bagunça.

Outro sintoma de que já está passando da hora de automatizar processos administrativos é quando seu financeiro está completamente descontrolado. Aí você já não sabe o que está recebendo, nem de quem ou quando, bem como perde datas de pagamentos por falta de atenção adequada.

A desordem que vai se instalando quando uma empresa está em processo de crescimento sem a estrutura adequada definitivamente é o que compromete a operação de muitos empreendimentos. Portanto, não deixe que isso aconteça também na sua empresa! Vá atrás da solução o quanto antes.

Como começar a planejar a automatização dos processos?

Antes de partir para a busca de um sistema de gestão empresarial adequado, é preciso que a empresa avalie sua necessidade atual e a perspectiva de crescimento a médio e longo prazos, pois a solução deverá prever esse crescimento gradativo para não caducar em pouco tempo, precisando de ajustes, atualizações ou mesmo troca.

Com essa ideia em mente, a empresa deve desenhar e rever todos os seus processos internos, visando eliminar etapas desnecessárias e tornar os fluxos de trabalho mais fluidos e ágeis. Com a casa na mais devida ordem, buscar o sistema de gestão empresarial que melhor se adeque às suas necessidades vai ser bem mais fácil!

Que tal pedir uma versão de teste para o fornecedor, a fim de experimentar o novo sistema de gestão empresarial por alguns dias? Dessa forma você poderá ter a real dimensão do que essa ferramenta pode fazer por sua empresa.

Agora comente aqui e nos conte se chegou ou não a hora de automatizar os processos da sua empresa! Já tem algum fornecedor em mente? Que tal conhecer o eGestor? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br