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Missão, visão e valores: O que são e como aplicar

O tripé missão, visão e valores de uma empresa é fundamental para qualquer empresa. Com esses conceitos definidos, se faz o planejamento estratégico, a orientação de funcionários e a criação de uma relação com o cliente. É comum que líderes não saibam dizer a diferença entre essas três definições.

O post a seguir mostra a aplicação desses conceitos na prática. Assim, você pode descobrir o porquê da existência de tudo isso, para que serve e como é possível aplicar esses conceitos.

O que é missão, visão e valores?

Missão, visão e valores são conceitos utilizados para definir, identificar e guiar seu propósito e estratégia. Assim, esse tripé é utilizado para demonstrar a identidade da empresa e definir até a sua cultura empresarial.

  • Missão: A missão é o que define uma empresa, o principal motivo dela existir. Assim, a missão é o que guia todas as decisões que serão tomadas e a criação dos objetivos e metas. Um exemplo de missão pode ser:
    • “Nossa missão é fornecer um produto de alta qualidade, que consiga atender as necessidades do cliente e superar suas expectativas.”
  • Visão: A visão é onde o negócio busca chegar. Com a visão definida, é possível pensar em todas as estratégias para alcançar o objetivo. Dessa forma, toda decisão tomada deve levar em consideração a visão da empresa para o futuro. Um exemplo de visão pode ser:
    • “Ser o líder do setor no mercado, expandindo a presença globalmente e mantendo um ambiente de trabalho inspirador. Ser reconhecido pela excelência e pelo compromisso com o bem-estar do cliente.”
  • Valores: Os valores da empresa são os princípios pelos quais ela é norteada. Assim, são eles que ditam como serão pensados a visão e a missão da empresa, através do que se acredita para ela. Alguns exemplos de valores são:
    • “Qualidade: nos comprometemos a entregar produtos de qualidade, atendendo a demanda e necessidade do cliente.”
    • “Colaboração: valorizamos o trabalho em equipe e os nossos colaboradores de forma individual.”
    • “Dever: é nosso dever entregar ao cliente a melhor experiência de compra; e proporcionar ao colaborador o melhor ambiente de trabalho”

Cada um possui sua definição, uma maneira de ser estruturado e até uma importância particular, mas, em conjunto, demonstram a identidade da empresa. Em conjunto, o tripé missão, visão e valores é utilizado para definir questões importantes da administração da empresa.

Qual a diferença entre missão, visão e valores?

A missão é o propósito, a visão é onde se quer chegar e os valores são os princípios.

Apesar de serem conceitos diferentes, missão, visão e valores são considerados um tripé, porque caminham juntos e trazem uma melhor análise da empresa.

Sala de aula ou conferência com várias pessoas sentadas, atentas a uma apresentação. O apresentador está de pé à frente da sala, ao lado de um projetor que exibe informações em uma tela grande

Exemplos de missão, visão e valores

  • Lupo:
    • Missão: ser um time obstinado em prever e atender as necessidades dos clientes e consumidores sempre agregando valores;
    • Visão: ser marca líder e inspirar paixão em quem produz e em quem usa;
    • Valores: honestidade, respeito e dedicação.
  • Adidas:Missão: ser a marca líder mundial em artigos de esportes;
    • Visão: nossa paixão por esportes faz do mundo um lugar melhor;
    • Valores: apaixonados; autênticos; comprometidos; honestos; inovadores e inspiradores.
  • Microsoft:
    • Missão: ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial;
    • Visão: disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo;
    • Valores: Integridade e Honestidade; Abertura e Respeito; Vontade de Abraçar Grandes Desafios; Atitude Crítica; Dever; Paixão por Tecnologia, Parceiros e Clientes.

O que é a missão de uma empresa

A missão de uma empresa é o propósito, o motivo pela qual ela existe. É a partir desse conceito que os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa.

Segundo Peter Drucker,

uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto, mas sim, pela sua missão.

No mundo dos negócios, a missão de uma empresa está conectada ao seu lucro e ao seu objetivo social. Isso indica que a missão também vai orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais.

Toda empresa tem uma estratégia de negócio que serve de suporte para colocar em prática sua missão. Perguntas que podem ajudar a identificar isso são:

  • O que a empresa deve fazer?
  • Por que ela deve fazer?
  • Para quem ela deve fazer
  • Onde ela deve fazer?

Então, a missão deve identificar a empresa, que precisa se adequar às mudanças do mercado e da sociedade, para reforçar sua marca.

Inclusive, é interessante que os funcionários sejam consultados, para que se saiba qual é a opinião dos colaboradores. É possível que aconteçam rejeições e sugestões, mas essas também são muito importantes para avaliar a capacidade da missão.

Como definir a missão

Existem alguns pontos que podem ajudar a empresa a definir a sua missão, que deve:

  • Ser inspiradora e desafiadora
  • Engajar os colaboradores e parceiros
  • Ser curta para ser lembrada com mais facilidade
  • Propor desafio

Mas, o principal ponto da missão é ser a razão pela qual a empresa existe, o seu propósito. Também, alguns aspectos podem ser levados em conta na hora de criar a missão. Entender porque o que a empresa entrega é um benefício e saber como a empresa se diferencia da concorrência são exemplos.

O que considerar para definir a missão

A definição da missão da empresa é um processo fundamental para orientar as decisões estratégicas e operacionais. A seguir, confira alguns aspectos que a empresa precisa considerar para definir a sua missão:

  • Propósito: a missão deve refletir o propósito da empresa, sua razão de existir e sua contribuição para a sociedade. É importante definir claramente qual é o valor que a empresa agrega ao mercado e qual problema ela se propõe a resolver.
  • Identidade: a identidade da empresa é a maneira como ela é vista pela sociedade e também seus princípios. Ela deve ser consistente com a cultura organizacional da empresa e refletir seus objetivos e ambições.
  • Clientes: os clientes da empresa são parte vital da missão da empresa e também sua proposta de valor. É importante definir claramente quem são os clientes da empresa, suas necessidades e como a empresa se propõe a atendê-los.
  • Competição: A Missão deve levar em consideração a concorrência e o mercado em que a empresa atua. É importante definir qual é a vantagem competitiva da empresa e como ela se diferencia dos concorrentes.
  • Abrangência: a missão deve ser ampla o suficiente para permitir a expansão e diversificação da empresa. Mas ela também deve ser específica para orientar as decisões estratégicas. É importante definir qual é o escopo de atuação da empresa e como ela pretende crescer no futuro.
  • Comunicação: também precisa ser clara, simples e fácil de ser comunicada. Ela deve ser compreendida por toda a equipe e ser capaz de inspirar e motivar a todos em torno de um propósito comum.
Momento colaborativo em um ambiente de escritório moderno. Quatro pessoas estão interagindo e trabalhando juntas em laptops, com os rostos obscurecidos para proteger sua identidade. O foco está na equipe e no engajamento em um ambiente profissional.

Dicas para definir a missão

Não seja vago ou genérico

A missão da empresa deve ser clara, para que qualquer pessoa possa entendê-la. Evite usar termos vagos que possam ser aplicados a qualquer organização ou que então pareçam apenas uma declaração genérica.

Mostre sua identidade

Sua missão deve refletir a identidade única de sua empresa. Considere o que faz sua empresa se destacar, qual é o valor que ela agrega para seu público. E, como você deseja que ela seja percebida pelos clientes e pela comunidade em geral.

Exemplos de missão

Bancos podem definir sua missão como “ajudar no crescimento de organizações e pessoas”. Ou, então, “contribuir para o desenvolvimento do Estado” e “fazer de nosso cliente um parceiro”.

Uma empresa de alimentação pode “servir alimentos de qualidade” e tornar seus funcionários parceiros desse objetivo para que tudo seja cumprido à risca.

Exemplos de empresas grandes:

  • Walmart: “Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor”
  • Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”
  • Mercedes-Benz: “Aperfeiçoar o nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e credibilidade”.

O que é a visão de uma empresa

A visão é a forma como a empresa caminha, sua direção e trajetória. É a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão, do foco e do trabalho. Assim, também é onde a empresa quer chegar.

Ela tem um objetivo genérico de como a empresa quer ser ver. Mas, ela não deve ser confundida com os objetivos e metas. A visão pensa na empresa como um todo, sem se fixar a apenas um tema específico.

É ela que guia todas as ações e projetos em qualquer setor, porque é o guia para o futuro.

A visão é o primeiro passo das estratégias da empresa. E ela vem acompanhada de algumas perguntas que podem ser respondidas para auxiliar na criação da visão.

Perguntas que podem ser feitas para montar a visão da sua empresa são:

  • Como a organização se vê a longo prazo?
  • Onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?
  • Como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?
  • Essa visão é possível de ser alcançada?

Seu conceito é curto, claro e objetivo:

  • abranger toda a organização
  • ter fácil assimilação para qualquer pessoa
  • ser desafiadora e mobilizadora
  • apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor.

As lideranças devem entender a visão e passar para os funcionários. Dessa forma, a comunicação fica transparente e todos podem ajudar para que essa visão seja colocada em prática.

Várias pessoas trabalhando juntas em uma mesa, cercadas por equipamentos de escritório e materiais de papelaria. O ambiente é dinâmico e interativo, refletindo uma colaboração ativa entre os indivíduos.

Como definir a visão da empresa

A visão da empresa pode ser explicada como a visão de futuro, ou seja, o que ela espera atingir com suas atividades. Dessa forma, alguns passos importantes aqui são:

  • Defina metas e indicadores
  • Não prometer o que não pode cumprir, então, seja realista
  • Entenda todo o entorno da empresa

O que considerar para definir a visão da empresa

Definir a visão da empresa é fundamental para ter uma direção a longo prazo. Mas, também, para que a equipe tenha um objetivo em comum.

  • Ambição: A visão precisa ser ambiciosa e desafiadora. Ela deve refletir os objetivos de longo prazo da empresa e inspirar a equipe a trabalhar em direção a um futuro melhor.
  • Foco: o foco da visão deve estar nos principais objetivos da empresa e nas áreas em que ela deseja se destacar. É importante definir claramente quais são as principais prioridades da empresa e como ela pretende se diferenciar dos concorrentes.
  • Inovação: a capacidade da empresa de inovar e se adaptar às mudanças do mercado também deve estar refletida. É importante definir como a empresa pretende se manter relevante e inovadora em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo.
  • Desenvolvimento sustentável: é fundamental que a visão leve em consideração o dever social e ambiental da empresa. É importante definir como a empresa pretende contribuir para a sociedade e para o meio ambiente de forma positiva e sustentável.
  • Comunicação: também precisa ser clara, simples e fácil de ser comunicada. Ela deve ser compreendida por toda a equipe e ser capaz de inspirar e motivar todos para um objetivo comum.

Levando em conta esses aspectos, é possível criar uma visão clara, inspiradora e desafiadora. Essa visão irá definir a direção de longo prazo da empresa. Além disso, irá motivar a equipe a trabalhar rumo a um futuro melhor.

Dicas para definir a visão da empresa

Seja ambicioso, mas realista

Uma visão que mostra a ambição da empresa é totalmente válida e positiva. Isso ajuda a empresa a definir objetivos de crescimento que realmente impactem todo o pensamento dos envolvidos nos processos e nas atividades.

No entanto, à medida que a visão deve ser ambiciosa, ela também deve ser alcançável. Se houver uma percepção de que a visão é difícil de ser realizada, isso pode desmotivar os colaboradores.

Envolva as equipes

Os funcionários são os mais indicados para ajudar a definir os objetivos de longo prazo da empresa. As equipes que compõem os processos podem fornecer percepções valiosas sobre como a visão pode representar a essência das atividades. 

Seja específico e inspirador

A visão deve ser clara e concisa, mas também inspiradora. Ela deve descrever uma imagem vívida e positiva do futuro da empresa que inspire e motive todos os envolvidos. Dessa forma, ela vai servir como um farol que mostra o caminho que todos precisam trilhar para cumprir os objetivos comuns.

Exemplos de visão

As empresas poderão definir sua visão como:

  • “ser empresa de referência e reconhecida como a melhor opção para os clientes”
  • “melhorar os aspectos ambientais e sociais da comunidade”
  • “manter inovador espírito de liderança”
  • “ser reconhecida pela sua excelência no mercado”

Cada uma dessas referências acompanha seu nicho de mercado.

  • Fiat: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”
  • Duratex: “Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relação”
  • Tele Eletrobras S.A: “Ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de desempenho, comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população, gerando uma energia limpa, a partir de um combustível abundante no País e mantendo-se sempre na vanguarda tecnológica”
  • Kopenhagen: “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.
Cinco pessoas em uma reunião de negócios, sentadas ao redor de uma mesa de madeira, interagindo e compartilhando informações. O ambiente é dinâmico e interativo, refletindo uma colaboração ativa entre os indivíduos.

O que são os valores de uma empresa

Os valores são as motivações da empresa. É tudo que faz com que ela esteja ativa e mantenha o foco para seus objetivos.

Logo, os valores são sua filosofia, as atitudes e as crenças que compõem um conjunto de princípios, ou guias para os funcionários. Os valores devem ser baseados em resultados positivos, o que também é definido como ética.

Diferente dos objetivos e metas a serem cumpridas, os valores dão importância ao produto ou serviço oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter:

  • como missão “oferecer alimentos saudáveis”
  • como visão “para ser reconhecida pela qualidade de seus serviços”
  • e como valor “cuidar da qualidade de vida da sociedade e prezando pelo desenvolvimento sustentável”.

É a partir desses valores que os funcionários entendem as diretrizes, como ser proativo, informar bem o cliente, respeitar o ambiente de trabalho. Ou seja, são os valores que guiam a tomada de decisão.

Os valores são definidos depois de ser feita uma avaliação de opiniões morais e éticas. Assim, são pensados qual o comportamento que os funcionários precisam ter, e como a empresa ajuda a sociedade.

Portanto, os valores buscam identificar se os funcionários agem de acordo com o que é definido pela empresa.

Sem uma definição estabelecida de valores, uma empresa dificilmente terá resultados positivos em longo prazo. Assim, se a missão é a direção, a visão é o projeto de futuro e os valores sua personalidade.

Como definir os valores da empresa

Para pessoas, valores não são definidos a partir de uma conversa e análise, mas no caso de uma empresa, sim. Os valores são muito importantes para os colaboradores, uma vez que eles devem ser o norte de todas as ações realizadas pela empresa. 

O que considerar para definir os valores

Alguns pontos que é preciso ter atenção na hora de definir os valores:

  • Decida pelo que você quer que a empresa seja lembrada
  • Há algo que os donos não abrem mão na hora de falar sobre a empresa?
  • Entenda quais comportamentos os responsáveis pela empresa podem e devem ter

Por esses fatores, é vital que os responsáveis participem do processo de definição dos valores. Caso contrário, se cada um definir seus próprios valores, a empresa não terá valores que realmente a definam.

Dicas para definir os valores da empresa

Definir os valores da empresa é uma parte importante para estabelecer a cultura organizacional. 

Envolver os colaboradores

Os funcionários são uma parte importante da cultura da empresa e devem ser inseridos no processo de definição dos valores. Realize reuniões e sessões de brainstorming com eles para identificar quais valores são importantes para eles e para a empresa.

Considere os clientes

Os clientes são a parte mais importante do processo da empresa. Eles devem estar no centro de qualquer valor definido.

Isso porque, uma empresa que deseja ter sucesso, precisa pensar em gerar valor para seus clientes. Assim, consequentemente, seus produtos e serviços devem refletir isso. Logo, é bastante lógico que se considere quem são os clientes da empresa para se definir os valores.

Duas pessoas de terno apertando as mãos em um corredor iluminado, simbolizando um acordo ou parceria profissional.

Exemplos de valores

  • HSBC: “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe; consistente e focado; Nossa relação com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na confiança entre as partes”
  • Avon: “Confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade”
  • Gerdau: “Ter a preferência do cliente; Segurança das pessoas acima de tudo; Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas; Excelência com simplicidade; Foco em resultados; Integridade com todos os públicos; Sustentabilidade econômica, social e ambiental”
  • Banco Itaú: “Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale”

Qual a importância da missão, visão e valores?

Esses três elementos mostram ao mundo o motivo da existência da empresa. Elas são componentes fundamentais na definição da identidade e propósito de uma empresa.

Juntas, a missão, visão e valores formam a identidade da empresa, sendo fundamentais para orientar as decisões estratégicas e operacionais. Elas também ajudam a estabelecer uma cultura organizacional forte e a engajar a equipe em torno de um propósito comum. Além disso, a definição clara da missão, visão e valores pode ser uma ferramenta de marketing poderosa. Isso porque ela comunica a identidade da empresa ao mercado e aos clientes.

Como definir missão, visão e valores de uma empresa

É preciso realizar uma avaliação interna a respeito de sua empresa. Estes três princípios devem criar um diferencial para a empresa.

Por exemplo: nossa empresa prima pelo respeito e educação com os clientes. Isso não é uma boa definição. Respeito e educação são princípios básicos e obrigatórios para qualquer empresa e qualquer pessoa. Sendo assim, não devem ser tratados como um diferencial.

Em relação a definição de visão, é preciso traçar metas que sejam realistas dentro de um médio a longo prazo. Assim, elas podem ser executadas e não apenas mostradas ao público.

Como aplicar missão, visão e valores na empresa

Não dá para definir a missão, a visão e os valores sem seguir a risca esses preceitos no dia a dia da organização.

Para isso, é necessário que os principais líderes criem essa cultura em cada funcionário. Assim, eles devem deixar claro todos os princípios e monitorar as ações realizadas por eles todos os dias. Além de possuir conhecimento a respeito destes aspectos.

É importante engajar os colaboradores e os gestores. Eles devem entender a importância da missão, visão e valores para o crescimento organizacional. Afinal, isso é o que de fato faz com que a marca seja um diferencial no mercado.

Estes três conceitos devem orientar todas as tomadas de decisões da empresa. E com todas, estamos falando de todas mesmo, sejam elas em relação a atendimento ao cliente ou novas estratégias de marketing. Todos os processos devem ser elaborados totalmente de acordo com a missão, visão e valores da empresa.

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Início 9 Empreendedorismo 9 Missão, visão e valores: O que são e como aplicar
Escrito em: 11/05/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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43 Comentários

  1. Martha

    Adorei!! Me ajudou muito a entender os conceitos e a montar uma apresentação para meu primeiro cliente, muito agradecida!!

    Responder
  2. Catarina

    Muito obrigada pelo artigo. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento de forma clara e objetiva!

    Responder
    • Livia Karlla

      Perfeito! ♡

      Responder
  3. José Maria Lopes

    Muito bom. É importante observar que a missão e a visão partem da alta direção da organização. Já os valores estão mais atrelados aos colaboradores. Desse modo, o tripé (missão, visão e valores ) deve surgir como resultado da união de todos.

    Responder
  4. Maria M S Toledo

    Muti bom, me ajudou muito!! Parabéns!!

    Responder
  5. Jonas Reis

    Obrigado pelo conteúdo de valor.
    Se não souber estruturar os 03 pilares realmente a confusão poderá surgir.

    Responder
  6. Rodrigo

    Excelente artigo! Parabéns pelo conteúdo, claro e objetivo.

    Responder
  7. LAURO KLUBER JUNIOR

    Muito bom o artigo. Muitas empresas tratam a Missão, Visão e Valores como um simples clichê, quando na verdade estes três componentes representam um compromisso da organização para com a sociedade. Portanto, muito cuidado ao estabelecer a Missão, Visão e Valores.

    Responder
  8. Tchesco

    Obrigado 🙏

    Responder
  9. Guina

    Excelente! Me surpreendeu o conteúdo da matéria; tão pratica e didática que nem precisei procurar em outro lugar. Parabéns!

    Responder
  10. Jussara

    Gratidão 🙏🏻
    Foi muito útil para mim.

    Responder
  11. Gedeão Buanga

    Eu amei assim, ja não farei confusão acerca dos conceitos.

    Responder
  12. Camila

    Muito bom! Gratidão!

    Responder
  13. Alessandro

    Muito bom!Com todas essas informações consegui montar minha apresentação!!!

    Responder
  14. Ricardo Angélico

    Muito bom o texto, esclarecedor e motivador. Muito nobre.

    Responder
  15. Zé

    tenho minha empresa há dois anos e não havia feito essa definição de forma concreta.

    E parabéns pelo conteúdo, de todos blogs que li, sem sombras de dúvidas o seu foi o melhor!

    Responder
  16. Loreta da S. Sousa Pereira

    Gostei muito de ter encontrado esse blog, explicações claras e concisas. parabéns!

    Responder
  17. Sam Marques

    Magnifico, foi muito útil essas informações.

    Responder
  18. Marcela Holanda Saretta de Santana

    Gostei muito mesmo das definições e dicas! Muito útil!!!

    Obrigada!!!

    Responder
  19. Fatima

    gostei muito das explicações e definições.

    Responder
  20. mudancas rj

    Realmente, minha vida foi marcada por mudanças. Mas, sabendo se programar e contratando uma boa empresa, tudo sai bem. Parabéns pelo post..

    Responder
  21. 1o TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS DE OURO BRANCO

    Muito bom o texto, parabéns! Os exemplos práticos foram muito bem selecionados e as explicações são rápidas e precisas. Parabéns!

    Responder
  22. ADRIANA MARTINS DE ANDRADE

    maravilhoso o conteúdo me ajudou muito.

    Responder
  23. Francielly

    Obrigada por esse conteúdo, me ajudou muito a entender o conceito do tripé (missão, visão e valores… Será de muita utilidade pra mim fazer o meu trabalho do curso e me sair bem nas avaliações …

    Responder
  24. Talia cross

    Pode, comecer mas sobre missão visão valores, dentro de uma empresa, pq sei esses três pilares a sua empresa vai longe.

    Responder
  25. Mariana

    Muito bom!

    Responder
  26. Leonardo C.

    Parabéns pela noticia

    Responder
  27. Gabriel Killian

    Me ajudou muito a entender e a compreender tenho muito interesse por este assunto

    Responder
  28. Guilherme Gabriel Custodio

    Muito bom, tem um excelente conteúdo com uma explicação clara sobre os assuntos.

    Responder
  29. Maria Eduarda Pires Teixeira

    Muito bom, tenho bastante interesse a esse assunto

    Responder
  30. Diego Figueredo dos santos

    Muito obrigado por esse aprendizado, sei que será muito importante para meu futuro, desejo repassar meu conhecimento para outras pessoas e assim adiante.

    Responder
  31. Camila linero dias

    Muito bom

    Responder
  32. Lucas

    Obrigada por esse conteúdo, me ajudou muito.

    Responder
  33. Leticia Fontoura da Silva

    Gostei muito, muito interessante e importante me fez ter uma nova perspectiva sobre as empresas e negócios.

    Responder
  34. João Marcos Rocha da rosa

    Boa noite
    Me chamo João Marcos
    Gostei muito
    Pois diferencia muito bem os conceitos
    E assim também abre a mente para um entendente maior excelente gostei muito

    Responder
  35. Stephany de oliveira matias

    muito bom! me ajudou muito

    Responder
  36. Saymon

    Muito explicativo para estudar sobre os conceitos da empresa

    Responder
  37. Mayara honorio

    Gostei muito , explicação ótima

    Responder
  38. Felipe Schulze

    Gostei muito do aprender um pouco sobre esse assunto!

    Responder
  39. Conserto de Aparelho Auditivo

    Adorei o conteúdo, maravilhosa explicação

    Responder
  40. Maria Aparecida Alves Dos Santos

    Missão, visão e valor foi bom saber um pouco mais sobre esse tema

    Responder
  41. Célia Câmara

    O texto está muito bem escrito e contém uma mensagem bem objetiva e clara. Parabéns adorei a leitura e me fez fixar os conceitos de uma melhor forma. Antes eu os confundia um pouco.

    Responder
  42. Victor Carneiro

    Excelente conteúdo! claro, objetivo, simples sem ser simplista e elucidado

    Responder

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