nutrição de leads

Após produzir determinados conteúdos nas plataformas digitais de sua empresa e captar novos leads, que são as pessoas que demonstraram interesse em conhecer mais a respeito da sua marca e sendo assim disponibilizaram algum meio de contato para que continuem recebendo seus conteúdos, é o momento de realizar o processo de nutrição desses leads, abastecendo-os de um conteúdo relevante e que agregue valor à sua marca. 

A nutrição de leads é absolutamente importante para que a sua empresa não caia em esquecimento após um primeiro contato com esses leads e para que posteriormente eles possam vir a se tornar clientes do seu negócio.

Quer ficar por dentro de algumas estratégias para uma eficiente nutrição dos leads gerados pelas suas estratégias de marketing digital? Então este artigo foi feito especialmente para você!

1- Utilize diferentes canais

Em meio às mais diversas possibilidades oferecidas pela internet, você pode fazer a nutrição de seus leads por meio dos mais variados canais e através de diferentes formatos: e-mail marketing, mensagens de SMS, publicações no seu blog e redes sociais, por exemplo.

Utilizar essa variedade de ferramentas disponíveis é importante para produzir conteúdos diversificados e voltados para diferentes perfis de seu público. Entretanto, principalmente no caso de e-mails e mensagens de SMS, é preciso ter muito cuidado para não ser invasivo demais e também não enviar mensagens excessivas, já que tratam-se de ferramentas totalmente pessoais. Evite enviar e-mails apelativos e com ações promocionais referentes a seus produtos ou serviços. O objetivo da nutrição de leads é primeiramente entender a situação de cada um desses contatos e procurar identificar os motivos que os levaram a disponibilizar seus endereços de e-mail ou número de celular, antes de oferecer qualquer produto ou serviço.

2- Selecione os seus leads mais qualificados

Um dos principais erros de diversas empresas é focar as estratégias de nutrição de leads para contatos que não apresentam alto potencial para de fato se tornarem clientes. Se a sua empresa trabalha com o modelo de negócio B2B por exemplo, em que as vendas são destinadas a outras empresas, não existe necessidade em prestar grande atenção a leads que são pessoas físicas, com exceção daqueles que estão planejando abrir o seu próprio negócio.

Faça uma identificação dos leads que realmente apresentam potencial para se tornarem clientes do seu negócio, que são os chamados leads qualificados. Este processo pode ser bastante facilitado com a utilização de um bom sistema CRM, que automatiza a gestão de seus leads e identifica o fluxo de conversão de cada um deles, bem como o índice de respostas a cada uma de suas estratégias de marketing.

3- Trabalhe com um cronograma de envios de e-mail

Imagine que você semanalmente recebe e-mails relevants e que agregam valor para você e de uma hora pra outra esses e-mails passam a ser enviados somente de uma forma mensal. É uma situação desagradável e que faz você não mantenha o mesmo interesse e caia no esquecimento. 

Por outro lado, ter a caixa de e-mail poluída com uma série de mensagens em um curto período de tempo também é uma situação que ninguém gosta. Por melhores que sejam os conteúdos dos e-mails, com a correria diária fica bastante difícil ler todas as mensagens, ainda mais se forem extensas.

Portanto, é importante se colocar no lugar de seus leads e definir um cronograma padronizado para o envio de seus e-mails. Existem uma série de ferramentas que automatizam o seu fluxo de e-mails de acordo com a periodicidade que desejar.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário para a gente, esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Por Gabriel Pfeifer, 16/08/2018

 

Escrito por eGestor
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