fbpx

Coworking: Tudo sobre o que é, suas vantagens e desvantagens

Você já é um empreendedor autônomo? Está pensando em se tornar um? Está em dúvidas em relação ao local em que vai realizar o seu trabalho? Home-office ou alugar um escritório individual? Talvez um coworking seja a opção ideal!

Uma das tendências no que diz respeito a ambientes profissionais são os espaços de coworking. São estruturas nas quais os mais variados profissionais que atuam por conta própria ou micro e pequenas empresas podem trabalhar.

Os espaços de coworking oferecem uma série de benefícios a seus integrantes, como uma economia de custos, se comparada a instalação em um local próprio de trabalho. Além disso, possibilitam a ampliação da rede de contatos através do contato pessoal diário com outros profissionais.

Entretanto, esses espaços compartilhados podem trazer algumas desvantagens. Entre eles a falta de privacidade e o excesso de barulho referente ao trabalho de outros profissionais.

Quer saber mais sobre os espaços de coworking e ficar por dentro de mais vantagens e desvantagens desses espaços? Quer saber avaliar se vale a pena ou não se instalar nesse tipo de local? Então confira o conteúdo que preparamos para você!

Afinal, o que é coworking?

Podemos dizer que os espaços de coworking são uma forma inovadora de se pensar o ambiente de trabalho. Atualmente, com mais de 1mil espaços espalhados pelo Brasil, os coworkings são espaços de trabalho que reúnem uma série de pequenas empresas, empreendedores individuais e autônomos e os mais variados ramos de atividade.

Um espaço coworking apresenta a mesma estrutura de um escritório convencional de trabalho. A diferença está no fato de ser um escritório compartilhado por diferentes empresas e empreendedores. Muitos profissionais autônomos optam por se instalar em um espaço de coworking para realizar os seus serviços em detrimento do home-office. E um dos principais motivos está ligado ao fato de não trabalharem isoladamente em um espaço e assim ter a companhia diária de outras pessoas.

Os espaços de coworking podem ter fins comerciais ou somente servir como ambiente de trabalho para os profissionais que desejarem trabalhar nesse tipo de local.

Apesar de serem espaços compartilhados, os coworkings possuem uma estrutura organizada para a atuação de cada empresa de forma independente e com o seu próprio espaço. Assim é possível realizar encontros em salas de reunião de forma privada, e receber seus clientes de uma forma satisfatória.

Mais do que no âmbito profissional exclusivamente, o coworking é um conceito de disseminação de ideias, troca de conhecimentos e elaboração de projetos entre diferentes grupos de pessoas. Estes espaços compartilhados de trabalho são, portanto, como um potencializador desta cultura.

Ainda, é importante não confundir o coworking com um escritório virtual. Esse é utilizado como endereço de correspondências e para cadastros, como de CNPJ. Esse endereço fiscal também pode ser utilizado para reuniões e outros.

💡 Você também pode gostar: Contratação de funcionários: como otimizar?

Como se instalar em um espaço de coworking?

Geralmente para se instalar em espaços de coworking, os profissionais necessitam contratar um plano. Ele pode ser baseado em relação ao número de horas trabalhadas no local ou então optar por um plano fixo mensal. Esse plano pode variar de acordo com o tamanho do espaço interno e localização.

Os planos por horas trabalhadas trazem uma maior flexibilidade. Isso porque assim os profissionais podem alternar entre o trabalho nos horários disponíveis no coworking e também realizar home-office, quando bem desejarem.

Se você está interessado em ingressar em um espaço de coworking, comece realizando uma pesquisa dos espaços existentes em sua região. Conheça e avalie os diferentes espaços disponíveis, analise os custos de cada opção.

E o mais importante: procure testar o espaço gratuitamente durante alguns dias. Dessa forma se pode verificar se você se sentirá realmente à vontade na estrutura em questão. Esses espaços geralmente oferecem essa possibilidade antes da assinatura de qualquer plano.

Quais as principais vantagens do coworking?

Networking

Trabalhar em um espaço de coworking pode ser extremamente vantajoso para ampliar a sua rede de contatos e trocar experiências com profissionais das mais variadas áreas de atuação. Isso pode ser importante para formar novas parcerias de negócio e assim, ter acesso a novas ideias e divulgar a sua empresa para os demais profissionais ocupantes do espaço. Sendo assim, também, uma ferramenta de marketing realizada sem nenhum investimento adicional.

Custo-benefício

Ao optar por algum dos planos oferecidos pelos espaços de coworking, os profissionais terão uma grande economia de custos. Afinal, se terá acesso a uma série de benefícios como acesso à internet, número de telefone próprio, energia elétrica, materiais de escritório e até a limpeza do local.

Os espaços de coworking também possuem pessoas responsáveis por lidar com problemas referentes à queda de internet e dos serviços de telefonia, sem que você precise se envolver com nenhuma destas questões. Assim, você não precisa arcar com custos referentes a manutenção da estrutura interna.

Todos estes fatores são de absoluta responsabilidade da administração do espaço de coworking. Ao contrário do que ocorre em um escritório próprio, se tornando assim uma ótima opção custo-benefício.

Burocracia extremamente reduzida

Para se instalar em um espaço compartilhado, basta se dirigir ao coworking em questão, escolher se prefere optar por um plano mensal ou por horas trabalhadas, levar o seu computador e pronto. Você pode começar a trabalhar no local imediatamente, sem nenhum tipo de burocracia.

Ao alugar um escritório convencional, você possui a obrigatoriedade de assinar um contrato por um determinado período e permanecer neste espaço durante o tempo acordado. Isso não acontece no caso de se instalar em um espaço de coworking. Neste caso, os contratos firmados são geralmente de 1 ano, com possibilidades de renovação. Mas sem nenhuma taxa referente a cancelamento de contrato. Sendo assim, você pode se retirar do local assim que julgar necessário.

Você e o coworking possuem um endereço comercial

Muitos profissionais autônomos que exercem home-office, apesar de se sentirem à vontade neste ambiente de trabalho, não possuem um endereço propriamente comercial, nem para dar referências sobre o seu negócio, nem para receber clientes.

No caso de se morar com outras pessoas, se está sujeito a receber visitas em momentos de atendimento ao cliente, o seu cachorro começar a latir, dentre outras situações que em nada combinam com um ambiente profissional. Trabalhando em um espaço de coworking você pode referenciar o espaço de coworking como o seu endereço comercial e assim, seus clientes podem conhecer sua empresa em um ambiente totalmente profissional.

E as desvantagens do coworking?

Menor privacidade e mais distrações

Os coworkings possuem uma estrutura que abriga pequenas empresas, profissionais autônomos e empreendedores individuais. Por essa razão, é inegável que os espaços de coworking não oferecem a mesma privacidade do que um escritório próprio de trabalho, onde se pode decorar o ambiente conforme a sua vontade e estruturar o espaço físico da forma a qual se sente mais confortável.

Assim, uma das desvantagens de um coworking é justamente não ter a privacidade que se tem em um escritório próprio. Dessa forma, se tem também, mais distrações.

Menor flexibilidade de horário

E em um escritório próprio ou exercendo home-office, você poderá determinar os horários em que vai trabalhar, e inclusive utilizar o espaço em horários alternativos, como a madrugada, por exemplo.

Os espaços de coworking operam em horários convencionais, não sendo assim possível utilizar as suas estruturas em horários alternativos. É preciso que todos os integrantes do coworking se adaptem aos horários estabelecidos.

Necessidade de deslocamento

É verdade que os custos relacionados a estrutura interna e a ocupação do espaço são bem reduzidos em um coworking, se comparado a um escritório individual.

Entretanto, se comparado ao trabalho em home-office, a desvantagem do coworking é a necessidade de deslocamento e o enfrentamento de trânsito diário para se chegar ao local de trabalho. Além disso, também há a obrigatoriedade de arcar com os custos referentes a esse deslocamento, sejam eles com transporte próprio ou alternativo.

Possibilidade de distrações

Se por um lado o espaço compartilhado possibilita a ampliação da rede de contatos, por outro, pode haver distrações muito maiores no ambiente de trabalho se comparado a um escritório próprio. No espaço de coworking, você terá que conviver diariamente com o barulho das ligações de outros profissionais que ocupam o espaço que atendem os seus clientes via telefone, por exemplo.

Neste caso é preciso avaliar o seu perfil e identificar se você terá dificuldades de implementar o seu negócio em meio a este ambiente, ou se o espaço compartilhado não influenciará sua produtividade.

Conclusão

Como podemos perceber, existem muitas variáveis que podem ser determinantes no momento de optar por se inserir ou não em um espaço de coworking. Muitos profissionais autônomos optam pelo conforto do lar e exercem home-office, mas é preciso avaliar diversos fatores.

Você possui um ambiente realmente aconchegante em casa e que lhe propicia conforto e privacidade para executar seu trabalho? Você possui bom acesso à internet? Se as respostas para estas perguntas forem sim, é possível que o home-office seja uma boa opção.

Entretanto, nem sempre é possível realizar um trabalho eficiente quando se trabalha de casa. Dentre os aspectos negativos desse trabalho estão possíveis distrações, como visitas inesperadas, perturbação dos vizinhos e a falta de um ambiente profissional para receber seus clientes. Isso pode ser determinante para que você opte por se instalar em um espaço compartilhado de coworking. Entretanto, um escritório próprio pode proporcionar mais privacidade e ser positivo no caso de você se distrair mais facilmente.

Coloque na balança todos os prós e contras. Imagine como você se adaptaria a todas estas situações e então escolha o local que mais encaixe suas necessidades às características do seu negócio. Esperamos que tenha gostado do texto e que possamos ter ajudado!

Conheça o eGestor, o sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online para o seu negócio!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Coworking: Tudo sobre o que é, suas vantagens e desvantagens
Escrito em: 21/02/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. margarete dias pulido

    olá, estou sabendo do coworking agora. Pretendo comprar um conjunto comercial, então pensei no coworking…

    Primeiro queria saber que profissional eu devo contratar para administrar o espaço (não me vejo indo lá o tempo todo para cuidar de cafezinho, limpeza, etc etc).
    Segundo queria sua opinião: a princípio gostaria de oferecer planos lá para professores que dão aulas particulares. Minha dúvida é se esses espaços podem ser parcialmente fechados, com baias ou biombos, porque o ruído definitivamente inviabilizaria o trabalho de cada um.
    E terceiro, quais profissionais você diria que se dão bem em coworking e quais não se dão bem? Isso vai me ajudar a pensar no público alvo….

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...