o que é coworking

Você já é um empreendedor autônomo? Está pensando em se tornar um? Está em dúvidas em relação ao local em que vai realizar o seu trabalho? Home-office ou alugar um escritório individual? Talvez um coworking seja a opção ideal!

Uma das novas tendências no que diz respeito a ambientes profissionais são os espaços de coworking. São estruturas nas quais os mais variados profissionais que atuam por conta própria. Também micro ou pequenas empresas, que atuam em um espaço compartilhado de trabalho.

Os espaços de coworking oferecem uma série de benefícios a seus integrantes. Como uma economia de custos, se comparada a instalação em um local próprio de trabalho. Além de possibilitar a ampliação da rede de contatos através do contato pessoal diário com outros profissionais, dentre outros.

Entretanto, esses espaços compartilhados de trabalho podem trazer algumas desvantagens. Como a falta de privacidade, excesso de barulho referente ao trabalho de outros profissionais, dentre outras.

Quer saber mais sobre os espaços de coworking? Ficar por dentro de mais vantagens e desvantagens desses espaços? E assim avaliar se vale a pena ou não se instaurar nesse tipo de local? Então confira o conteúdo que preparamos para você!

Afinal, o que é coworking?

Podemos dizer que os espaços de coworking são uma forma inovadora de se pensar o ambiente de trabalho. Atualmente com mais 100 espaços espalhados pelo Brasil e com mais de 10 mil ao redor do mundo, os coworkings são espaços de trabalho que reúnem uma série de pequenas empresas, empreendedores individuais e autônomos, dos mais variados ramos de atividade.

Um espaço coworking apresenta a mesma estrutura de um escritório convencional de trabalho. A diferença está no fato de ser um local compartilhado por diferentes empresas e empreendedores. Muitos profissionais autônomos optam por se instalar em um espaço de coworking para realizar os seus serviços em detrimento do home-office.

Um dos principais motivos está ligado ao fato de não trabalharem isoladamente em um espaço. E assim ter a companhia diária de outras pessoas. Os espaços de coworking podem ter fins comerciais ou somente servir como ambiente de trabalho para os profissionais que desejarem trabalhar nesse tipo de local.

Apesar de serem espaços compartilhados, os coworkings possuem uma estrutura organizada para a atuação de cada empresa. De uma forma independente e com o seu próprio espaço. Para que possam realizar suas reuniões de uma forma privada e receber os seus clientes de uma forma satisfatória.

Mais do que no âmbito profissional exclusivamente, o coworking é um conceito de disseminação de ideias, troca de conhecimentos e elaboração de projetos entre diferentes grupos de pessoas. Estes espaços compartilhados de trabalho são, portanto, como um potencializador desta cultura.

Como se instalar em um espaço de coworking?

Geralmente para se instalar em espaços de coworking, os profissionais necessitam contratar um plano. Ele pode ser baseado em relação ao número de horas trabalhadas no local ou então optar por um plano fixo mensal. Que pode variar de acordo com o tamanho do espaço interno e localização.

Os planos por horas trabalhadas trazem uma maior flexibilidade. A medida em que os profissionais podem alternar entre o trabalho nos horários disponíveis no coworking e também realizar home-office quando bem desejarem.

Se você está interessado em ingressar em um espaço de coworking, comece realizando uma pesquisa dos espaços existentes em sua região. Conheça e avalie os diferentes espaços disponíveis, analise os custos de cada opção. E o mais importante: procure testar o espaço gratuitamente durante alguns dias, para verificar se você se sentirá realmente a vontade na estrutura em questão. Esses espaços geralmente oferecem essa possibilidade antes da assinatura de qualquer plano.

Agora que já entendemos a respeito do funcionamento de espaços coworking, vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens que eles podem trazer em comparação com o home-office e escritórios próprios.

Quais as principais vantagens do coworking?

Networking

Conforme falamos no início deste artigo, trabalhar em um espaço de coworking pode ser extremamente vantajoso para ampliar a sua rede de contatos e trocar experiências com profissionais das mais variadas áreas de atuação, o que pode ser importante para formar novas parcerias de negócio, ter acesso a novas ideias e também para divulgar a sua empresa para os demais profissionais ocupantes do espaço, sendo assim também uma ferramenta de marketing realizada sem nenhum investimento adicional. 

Custo-benefício

Ao optar por algum dos planos oferecidos pelos espaços de coworking, os profissionais terão uma grande economia de custos. Pois terão acesso a uma série de benefícios de uma forma totalmente inclusa. Acesso a internet, número de telefone próprio, energia elétrica, materiais de escritório e até a limpeza do local. Os espaços de coworking possuem pessoas responsáveis por lidar com problemas referentes a queda de internet e dos serviços de telefonia, sem que você precise se envolver com nenhuma destas questões. E nem precise arcar com custos referentes a manutenção da estrutura interna. Todos estes fatores são de absoluta responsabilidade da administração do espaço de coworking. Ao contrário do que ocorre em um escritório próprio, se tornando assim uma ótima opção custo-benefício.

Burocracia extremamente reduzida

Para se instalar em um espaço compartilhado, basta se dirigir ao coworking em questão, escolher se prefere optar por um plano mensal ou por horas trabalhadas, levar o seu computador e pronto. Já começa a trabalhar no local imediatamente, sem nenhum tipo de burocracia. Ao alugar um escritório convencional, você possui a obrigatoriedade de assinar um contrato por um determinado período e permanecer neste espaço durante o tempo acordado. O que não acontece no caso de se instalar em um espaço de coworking. Neste caso, os contratos firmados são geralmente de 1 ano, com possibilidades de renovação. Mas sem nenhuma taxa referente a cancelamento de contrato. Sendo assim, você pode se retirar do local assim que julgar necessário.

Você possui um endereço comercial

Muitos profissionais autônomos que exercem home-office, apesar de se sentirem a vontade neste ambiente de trabalho, não possuem um endereço propriamente comercial. Nem para dar referências sobre o seu negócio nem para receber clientes. Principalmente em caso de se morar com outras pessoas, se está sujeito a receber visitas em momentos de atendimento ao cliente, o seu cachorro começar a latir, dentre outras situações que em nada combinam com um ambiente profissional. Trabalhando em um espaço de coworking você pode referenciar o espaço de coworking como o seu endereço comercial. Para que os clientes possam vir a conhecer sua empresa em um ambiente totalmente profissional.

E as desvantagens?

Menor privacidade e mais distrações

Apesar de possuírem uma estrutura que abrigue pequenas empresas, além de profissionais autônomos e empreendedores individuais, é inegável que os espaços de coworking não oferecem a mesma privacidade do que um escritório próprio de trabalho. Onde se pode decorar o ambiente conforme a sua vontade. E estruturar o espaço físico da forma a qual se sente mais confortável.

Menor flexibilidade de horário

E em um escritório próprio ou exercendo home-office, você poderá determinar os horários em que vai trabalhar. E inclusive utilizar o espaço em horários alternativos, como a madrugada, por exemplo. Os espaços de coworking operam em horários convencionais, não sendo assim possível utilizar as suas estruturas em horários alternativos. É preciso que todos os integrantes do coworking se adaptem aos horários estabelecidos.

Necessidade de deslocamento

É verdade que os custos relacionados a estrutura interna e a ocupação do espaço são bem reduzidos em um coworking, se comparado a um escritório individual, seja ele próprio ou alugado. Entretanto, se comparado ao trabalho em home-office, a desvantagem do coworking é a necessidade de deslocamento. E o enfrentamento de trânsito diário para se chegar ao local de trabalho. Além da obrigatoriedade de arcar com os custos referentes a esse deslocamento, sejam eles com transporte próprio ou alternativo.

Possibilidade de distrações

Se por um lado o espaço compartilhado possibilita a ampliação da rede de contatos. Por outro, pode haver uma distração muito maior no ambiente de trabalho se comparado a um escritório próprio. No espaço de coworking, você terá que conviver diariamente com o barulho das ligações de outros profissionais que ocupam o espaço. Que atendem os seus clientes via telefone, por exemplo. Neste caso é preciso avaliar o seu perfil e identificar se você terá dificuldades de implementar o seu negócio em meio a este ambiente. Ou se o espaço compartilhado em nada influenciará na sua produtividade. 

Conclusão

Como podemos perceber, existem muitas variáveis que podem ser determinantes no momento de optar por se inserir ou não em um espaço de coworking. Muitos profissionais autônomos optam pelo conforto do lar e exercem home-office. Mas é preciso avaliar diversos fatores.

Você possui um ambiente realmente aconchegante em casa e que lhe propicia conforto e privacidade para executar seu trabalho? Você possui bom acesso a internet? Se as respostas para estas perguntas forem sim, é possível que o home-office seja uma boa opção.

Entretanto, nem sempre é possível realizar um trabalho eficiente em casa. Dentre os aspectos negativos desse trabalho estão possíveis distrações. Como visitas inesperadas, perturbação dos vizinhos e a falta de um ambiente profissional para receber seus clientes. O que pode ser determinante para que você opte por se instalar em um espaço compartilhado de coworking.

Mas e no caso de alugar ou comprar um escritório individual? Além de custos mais altos relacionados a instalação no espaço e reparos a manutenção interna, você vai trabalhar em um espaço totalmente isolado. Sem a possibilidade de realizar networking e trocar ideias com outros profissionais. Além de perder a chance de fazer parcerias de negócio e divulgar o seu trabalho.

Entretanto, um escritório próprio pode proporcionar mais privacidade. E ser positivo no caso de você se distrair mais facilmente, em caso de trabalhar com outros profissionais em um espaço compartilhado.

Coloque na balança todos os prós e contras. Imagine como você se adaptaria a todas estas situações e então escolha o local que mais se encaixe as suas necessidades a as características do seu negócio. Esperamos que tenha gostado do texto e que possamos ter ajudado!

Conheça o eGestor, o sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online para o seu negócio!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br