o que é turnover

Turnover nada mais é do que o fluxo de rotatividade de novas entradas e desligamentos de funcionários de uma empresa, bem como a substituição de profissionais mais antigos por outros.

Se essa rotatividade estiver sendo alta em sua empresa, isso pode ser sinal de que não existem muitos colaboradores duradouros em sua empresa, o que por sua vez pode evidenciar alguns problemas organizacionais, tais como funcionários insatisfeitos com o ambiente de trabalho, erros no processo de recrutamento e seleção de colaboradores, assim como uma baixa capacidade da empresa de reter os seus profissionais.

Um índice elevado de turnover faz com que existe uma necessidade constante de adaptação de novos colaboradores ao cotidiano de sua empresa.

Além deste fator, a alta rotatividade de funcionários em sua empresa exige um grande gasto de tempo nos processos de recrutamento e seleção de um novo profissional, fazendo com que em muitas situações, determinado cargo da empresa fique vago por determinado tempo, gerando assim uma certa queda de produtividade.

Você identifica essa alta rotatividade em sua empresa ou nota um ambiente com profissionais duradouros e realmente engajados com o seu ambiente empresarial?

Em qualquer uma das situações acima, as dicas que vamos abordar ao longo deste artigo a respeito de turnover podem ser extremamente valiosas, tanto para reduzir a rotatividade de funcionários em seu empreendimento, quanto para evitar que isso venha a ocorrer futuramente e assim manter os seus colaboradores de uma forma duradoura no ambiente organizacional. Confira!

Por que é importante para a sua empresa medir o turnover?

Avaliar o nível de rotatividade entre os funcionários de sua empresa, é absolutamente essencial para medir o nível de satisfação dos colaboradores, diagnosticar problemas na sua cultura organizacional e assim propor novas ações no ambiente empresarial de sua empresa, de forma a aumentar a retenção de seus profissionais e diminuir o índice de desligamentos.

Como calcular o índice de turnover em sua empresa?

O índice de turnover deve ser avaliado sempre baseado em relação aos números registrados até o último dia de cada mês. Para identificar o nível de rotatividade em sua empresa, deve-se portanto usar a seguinte fórmula:

      • número de demissões + número de admissões / 2 x 100 número de funcionários ativos na empresa

Após identificar este valor percentual de turnover, é preciso se aprofundar em relação aos principais fatores que originaram a rotatividade na empresa.

Fatores como os que mencionamos inicialmente neste artigo como insatisfação dos funcionários, problemas nos processos de recrutamento e seleção ou falta de harmonia na cultura organizacional da empresa, por exemplo, são alguns dos aspectos que podem ser determinantes para o desencadeamento desse tipo de situação. A rotatividade pode partir tanto dos funcionários, quanto dos diretores das empresas.

No caso de desligamentos voluntários por parte dos funcionários, os motivos podem partir de insatisfação com o ambiente interno empresarial, falta de perspectiva de crescimento e baixa remuneração salarial, dentre outros fatores, como uma proposta melhor de trabalho em outra empresa.

Já no caso de demissão de profissionais por parte dos gestores, os motivos podem estar ligados a baixa produtividade, baixo custo-benefício do colaborador em questão para a empresa e falta de dedicação deste profissional para se adaptar ao modelo de cultura organizacional proposto pelo alto escalão da empresa, exigindo assim a substituição por outro profissional.

Quais os custos que o turnover pode trazer para a sua empresa?

Além da falta de identificação de seus colaboradores com a empresa, gerada pela grande rotatividade, o turnover pode trazer alguns prejuízos para o seu orçamento:

  • Despesas trabalhistas ligadas a demissões de funcionários;
  • Custos indiretos no caso da saída de profissionais que detenham valores referentes a comissões de vendas, ações ou participações nos lucros da empresa;

Desta forma, o alto índice de turnover pode comprometer em até 30% das finanças de sua empresa.

Como reduzir as incidências de turnover em sua empresa?

Após identificar os principais fatores responsáveis por gerar a rotatividade de colaboradores em sua empresa, é o momento de elaborar um plano de ação, que vai nortear todas as estratégias que serão realizadas com o objetivo de sanar esses problemas e assim diminuir o turnover no ambiente empresarial.

O que será feito para diminuir a rotatividade na empresa? Como será feito? Por quais profissionais? Qual será a importância deste processo? Quais os resultados esperados? Todas essas questões precisam estar delineadas no seu plano de ação.

Um plano de ação é essencial para uma possível correção de rumos e diminuir os índices de turnover na empresa dentro de um médio e longo prazo, mas é importante salientar que trata-se de uma medida corretiva e não preventiva.

Para prevenir o turnover em sua empresa, é necessário criar uma cultura organizacional sólida e implementar ações que tornem-se rotinas no cotidiano empresarial, como por exemplo:

Criação de um bom ambiente de trabalho

Os gestores e principais líderes da empresa possuem um papel importantíssimo na estruturação de um ambiente de trabalho agradável para os seus funcionários, com a manutenção de um relacionamento constante, demonstração diária de preocupação com a satisfação de seus colaboradores e procura de integração entre toda a sua equipe.

Verifique o seu processo de recrutamento e seleção de profissionais

É evidente que currículos bem elaborados e candidatos com ótimas qualificações profissionais, são importantes para a seleção de qualquer novo colaborador para a sua equipe. Mas estes critérios não devem nortear completamente a escolha destes profissionais.

É importante identificar aspectos da personalidade de cada candidato, que possam corresponder com o ambiente de trabalho da sua empresa e com os padrões comportamentais estabelecidos na sua cultura organizacional. De nada adianta contratar os melhores profissionais, com os melhores currículos, se estes não apresentam o perfil comportamental esperado por sua empresa.

Um alto índice de desligamento de funcionários, que acabam sentindo-se insatisfeitos em sua empresa e não se adaptando ao seu ambiente, pode estar ligado a equívocos no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores neste sentido.

Implemente treinamentos corporativos

A falta de treinamento também pode fazer com que funcionários recem chegados a sua empresa, tenham dificuldades a se adaptar ao método de trabalho implementado no dia a dia.

Sendo assim, é absolutamente essencial que sua empresa implemente treinamentos corporativos, tanto para funcionários mais antigos, de forma a mante-los sempre motivados e em constante crescimento profissional, quanto para novos funcionários, para que sintam-se integrados e se adaptem mais facilmente aos trabalhos que serão realizados.

Os treinamentos corporativos podem ser realizados por meio de cursos online, empresas especializadas ou através de outros cursos essenciais que podem ser oferecidos a seus funcionários. A partir desses treinamentos, seus colaboradores vão perceber que existe não só uma preocupação exclusiva com a produtividade e lucratividade da empresa, mas também com as suas respectivas qualificações profissionais.

Ofereça planos de carreira

A falta de perspectiva de crescimento dentro de uma empresa, é sem dúvidas um dos fatores que mais geram a desmotivação de profissionais no dia a dia.

Quando percebem que mesmo obtendo um alto rendimento durante um longo período e mesmo assim não são recompensados adequadamente, os colaboradores começam a perceber que seus gestores não estão lhe prestando o devido reconhecimento e acabam ponderando o seu futuro dentro da empresa.

Sendo assim, de forma a manter os seus funcionários motivados por um longo período de tempo e não deixar estes profissionais acomodados no dia a dia de trabalho, a elaboração de planos de carreira, com contratos mais duradouros e benefícios como aumentos salariais e promoção de cargos de acordo com o bom desempenho e cumprimento de metas, pode ser uma ótima alternativa para a retenção de seus profissionais.

Procure o feedback de seus funcionários

Mesmo atuando como gestor ou diretor de sua empresa, não utilize o seu cargo no alto escalão unicamente como uma forma superior e autoritária.

Procure conversar com os seus funcionários, tanto de uma forma isolada, quanto por meio de reuniões com toda a equipe, e a partir destes diálogos, procure saber a visão dos seus colaboradores a respeito da metodologia de trabalho implementada, peça sugestões a eles, procure entender os motivos de uma possível baixa produtividade, dentre outras ações.

Com estas atitudes, seus colaboradores vão se sentir uma parte importante de todo o processo, com muito mais autonomia para auxiliar nas decisões da empresa e muito mais dispostos a contribuir no dia a dia. Assim, os membros do alto escalão da empresa também terão muito mais respaldo e confiança de toda a equipe de trabalho.

Realize confraternizações entre sua equipe

Quando falamos em bom ambiente de trabalho, não estamos só falando do dia a dia da empresa e da relação entre os funcionários durante o horário de expediente. Um bom ambiente de trabalho está ligado também a relação de amizades entre toda a equipe.

Colaboradores que gostam uns dos outros sentem-se muito melhor no lugar em que trabalham e muito mais motivados para manter a produtividade e se estabelecer neste ambiente durante um longo período. Realizar confraternizações fora do horário de trabalho, estimulando o relacionamento e integração entre a sua equipe, é uma ótima alternativa para tornar o seu ambiente ainda mais positivo.

Conclusão

Sendo assim, um alto índice de turnover pode evidenciar uma série de problemas no ambiente interno da sua empresa, a medida em que há muito pouca retenção de profissionais e falta de identificação dos funcionários com a sua cultura organizacional.

Elaborar planos de carreira, investir na qualificação e constante adequação de seus colaboradores no ambiente empresarial e lhes proporcionar uma maior participação nos processos de tomada de decisão, são ações que podem surtir um efeito amplamente positivo na motivação e engajamento de seus colaboradores, fazendo com que os mesmos sintam-se empenhados a se tornarem duradouros em sua empresa.

 Como está o índice de turnover em sua empresa? Deixe um comentário para a gente! 

Esperamos que tenha gostado da leitura! 

Guia de Gestão de Equipes

Por Gabriel Pfeifer, em 28/02/2018

Escrito por eGestor
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