Em busca de estabilidade financeira e flexibilidade de tempo – mesmo que a longo prazo -, muitos brasileiros decidem abrir seu próprio negócio. No entanto, para que qualquer empresa tenha sucesso, é preciso que o empreendedor saiba como guiar seu negócio, conhecendo os riscos e as oportunidades.

A falta de planejamento básico é uma das principais causas de insucesso e falência em empreendimentos. Muitos deles começam sem considerar aspectos reais sobre o mercado e o andamento do negócio. Por esse motivo, se você está pensando em abrir uma empresa, confira 3 coisas fundamentais que você precisa saber!

Monte um plano de negócio

Mesmo que seu projeto de empresa seja inovador e tenha grandes possibilidades de aceitação no mercado, você colocará tudo a perder se não fizer um planejamento detalhado. Em primeiro lugar, busque obter as seguintes informações, mesmo que você tenha de pesquisá-las por algum tempo:
Existem pessoas que realmente pagariam por seu produto ou serviço?

Quem é seu público-alvo?

  • Em que seu produto ou serviço se diferencia do que o mercado já oferece?
  • Quem são seus concorrentes e quais são seus pontos fortes?
  • Quantas vendas você terá de fazer para pagar as despesas correntes e ainda ter lucro?

Com base nas respostas você consegue montar um planejamento para sua empresa, descrevendo qual o tipo de marketing será usado para atingir o público-alvo, quais os diferenciais da sua empresa para o cliente, de que maneira você não ficará em vantagem sobre a concorrência, quais serão os valores por serviço ou produto, e qual a previsão de ganhos para os primeiros meses.

Isso fará com que você utilize os recursos financeiros e materiais de forma inteligente, sem desperdícios, e atingindo as metas do empreendimento conforme o cronograma.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Imprevistos irão acontecer

Ninguém gosta de lembrar, mas é importante você saber que imprevistos acontecerão mesmo que seu planejamento for muito bem feito. Por isso, o empreendedor precisa estar preparado para lidar com eventualidades a qualquer momento, especialmente quando a empresa estiver iniciando. Nesses casos, você precisará analisar e resolver a situação de maneira ponderada e racional para não perder dinheiro.

Também poderão existir situações que exigem conhecimento em gestão empresarial. E, nessas horas, o melhor é ser humilde e procurar ajuda profissional para solucionar os acontecimentos da melhor maneira. Se você tentar resolver sem ter conhecimento suficiente, poderá desperdiçar recursos materiais, humanos e financeiros, levando a empresa à falência. Portanto, tenha o contato de alguma consultoria empresarial para qualquer necessidade.

É preciso organizar as finanças

Algumas pessoas têm a falsa ideia de que conseguindo muito dinheiro para iniciar o negócio tudo dará certo. Por causa desse pensamento, elas pedem empréstimos e acabam não obtendo lucro suficiente para pagá-los, acumulando dívidas como resultado dessa falta de planejamento e controle financeiro.
Você precisa de dinheiro para investir inicialmente, é verdade. A melhor opção é que você faça economia antes de abrir o negócio e, assim, possa sustentar sua empresa nos primeiros meses. Se isso não for possível, você pode buscar investidores e sócios para ela.

Para ter garantia de lucro, você precisa ter total controle das finanças empresariais. Ou seja, cada valor que entra ou sai da empresa precisa ser previsto e registrado, desde os gastos com materiais até os gastos com impostos e taxas.

Não se engane pensando que você pode começar de qualquer maneira e ir melhorando a administração da sua empresa aos poucos. Dependendo de como você inicia seu negócio, você pode levá-lo ao sucesso ou ao fracasso. Por isso, se planeja abrir uma empresa, tenha em mente esses pontos e aprofunde suas noções de gestão empresarial. Uma boa opção para isso são os diversos cursos gratuitos e online. Desse modo, você une uma boa ideia à segurança de um empreendimento sólido, e com certeza terá muito mais chances de sucesso.

Conheça o eGestor, um software online de gestão empresarial para micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br