O que todo gestor deve saber?

Gerenciar uma empresa de qualquer porte envolve uma grande responsabilidade. O gestor, além de administrar o negócio para que seja produtivo e lucrativo, ainda precisa liderar a sua equipe para que trabalhe unida, motivada e atinja as metas.

Por isso, se você quiser ser bem-sucedido nessa importante função, é necessário estar preparado. Existem algumas coisas que todo gestor precisa saber para não ser pego de surpresa e poder desenvolver o seu trabalho com excelência. Sabe quais são elas? Veja a seguir!

Pessoas são diferentes

Não adianta querer impor o mesmo padrão de trabalho e dar os mesmos incentivos a todos os colaboradores. Sem dúvida deve existir processos estabelecidos na empresa, mas o gestor precisa ter sensibilidade para conhecer cada pessoa na equipe, saber o que ela almeja profissionalmente, o que a preocupa, o que a motiva e quais os trabalhos que mais e menos gosta de fazer. Assim, você será capaz de direcionar as tarefas mais acertadamente e motivar a sua equipe para que goste do trabalho e atinja os resultados esperados.

Guia de Gestão de Equipes

Delegar tarefas aumenta a produtividade

A tendência de muitos gestores é centralizar as tarefas por não querer perder tempo explicando o processo a um colaborador ou, ainda, por temer que o trabalho seja mal feito. No entanto, se você investir um pouco de tempo para ensinar os seus colaboradores a fazer as tarefas como devem ser, você economiza muito mais tempo no final das contas. Assim, a sua equipe se ocupa da parte operacional enquanto você pode se dedicar a atividades mais estratégicas e de tomadas de decisão. Portanto, conhecer a sua equipe, delegar tarefas às pessoas certas e despender algum tempo instruindo-as é essencial para você ganhar em produtividade.

Liderar é mais importante que exigir

Quando o gestor apenas exige e cobra resultados, a tendência é que a equipe fique desestimulada e insatisfeita. Consequentemente, você terá mais rotatividade no setor e prejuízo na produção. Por isso, a palavra certa é liderar. Você precisa explicar os objetivos e metas da organização, mostrando a importância de cada processo, de forma que os funcionários compreendam a sua parte no todo e sejam conduzidos a fazer um bom trabalho. Procure ser sempre amigável e, mesmo que você precise tomar decisões firmes, explique-as aos colaboradores para que possam entender e aceitar o que for decidido. Agindo assim, você conseguirá uma equipe unida e dedicada mais facilmente.

Contar com assessoria jurídica garante segurança

No que se refere à gestão da empresa em si, é importante saber o quanto uma assessoria jurídica faz diferença no seu negócio. Um bom advogado o auxiliará em toda burocracia para que você não corra riscos de infringir alguma lei ou regulamentação por desconhecimento. Do mesmo modo, ele analisará os contratos para proteger a sua empresa no relacionamento com funcionários e fornecedores. Um erro em âmbito legal pode acarretar multas enormes a sua empresa ou até o seu encerramento.

Um bom sistema de gerenciamento permite melhores tomadas de decisão

Se você tiver um sistema de gestão completo e eficiente desde a abertura da sua empresa, você terá dados confiáveis para direcionar o seu negócio para o sucesso. Invista em um software que possibilite controle financeiro completo, controle de produtos e gestão de tarefas. Por meio dos dados atualizados nessas áreas, você consegue, por exemplo, definir onde investir mais recursos empresariais, diminuindo o prejuízo. Da mesma forma, se ao acompanhar a execução das tarefas você perceber que algum processo está parado ou corre o risco de atrasar, é possível tomar atitudes para resolver o problema e não afetar a produtividade da organização.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Problemas surgem

Mesmo que você seja um excelente gestor, problemas surgirão eventualmente, seja por algum conflito entre colaboradores ou por uma campanha de marketing que não teve o retorno esperado. No entanto, é justamente para isso que você está ali, afinal, se tudo desse sempre certo, a empresa não precisaria de gestores. Portanto, você deve saber que problemas aparecerão e precisa estar preparado para solucioná-los racionalmente. O trabalho do gestor envolve períodos de maior pressão e, nessas horas, você precisa ter equilíbrio emocional para analisar a situação com calma e tomar decisões competentes para solucionar o problema.

Conhecimento nunca é demais

Ainda que haja profissionais encarregados de cada área na sua empresa, você é responsável pelo bom andamento da organização e, por isso, ter noções gerais de todas as áreas é bem importante. Busque conhecimentos continuamente em finanças, legislação e, claro, sobre a sua empresa e todos os processos internos. Assim, você consegue supervisionar os setores, detectar problemas com antecedência e, ainda, planejar melhor as próximas ações da empresa com base no conhecimento da atividade e do mercado.

O que você acha essencial que todo gestor saiba para ser bem-sucedido? Compartilhe a sua opinião com a gente!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br