O que você precisa durante a quarentena!

Agora que temos muito tempo livre dentro de casa, o que fazer? Com a diminuição do contato social e do distanciamento, acabamos por ficar muito tempo em casa, e isso acaba gerando muito tempo livre. Uma forma de se ocupar é estar atento as notícias, entretanto, com a grande quantidade de notícias que podem não ser agradáveis e fake news, as vezes precisamos de um tempo. Por isso, temos aqui algumas atividades para ocupar seu tempo, e de forma produtiva!

Podcast

Os podcasts são uma ótima forma de informação. Por serem áudios, eles podem ser ouvidos em qualquer lugar, até mesmo realizando outras tarefas. Além disso, eles podem tratar de diversos temas, seja de notícias ou de humor, por exemplo. Alguns dos podcasts que indicamos:

Podcast - Conteúdo para quarentena

Podcast do eGestor

Nós, do eGestor, também temos nosso podcast. Ele foi criado com o intuito de ajudar o empresário no dia-a-dia. Trazemos sempre conteúdos relacionados a empreendedorismo e dicas de gestão. 

Você pode ouvi-lo através do nosso blog, do Spotify, do iTunes ou do Youtube.

Like a Boss

O Like a Boss é um podcast feito por CEOs de grandes empresas entrevistando outros grandes nomes do empreendedorismo brasileiro. 

Ouça aqui.

TED Talk Negócios

Os vídeos do TED já são famosos por si só, então porque não transformá-los em podcasts? Foi assim que surgiu o TED Talk Negócios. São cerca de 145 episódios relacionados a empreendedorismo, com grandes nomes, como, por exemplo, “a maior razão pela qual startups obtêm sucesso” de Bill Gross.

Pode ser ouvido pelo iTunes ou aqui.

Código Aberto

Código aberto é um podcast produzido pela B9. Cada episódio dura em torno de uma hora e fala sobre inovações tecnológicas com profissionais influentes sobre o futuro.

Ouça aqui.

-Você também pode gostar de: Confira os 9 melhores podcasts sobre empreendedorismo! [+Bônus]

Séries

Séries - Conteúdo para quarentena

Séries de TV não servem apenas para entretenimento, elas também podem passar diversas lições e ensinamentos. Selecionamos algumas séries que podem passar uma visão diferente ao empreendedor:

O Sócio

O Sócio é um reality show estrelado por Marcus Lemonis. Lemonis é responsável por trazer empresas à beira da falência de volta à vida. Dessa forma, ele investe tanto dinheiro como tempo e conhecimento para mostrar aos empresários erros que os mesmos vêm cometendo. 

A série é exibida pela CNBC e no Brasil pelo History Channel.

Shark Tank

Shark Tank é um game show, originalmente criado nos Estados Unidos, foi trazido para o Brasil em 2016. O programa brasileiro conta com alguns grandes nomes do empreendedorismo, como João Appolinário, Cristiana Arcangeli e Robinson Shiba. Também, ele tem suas versões americanas, a original, a brasileira, a italiana e a australiana, demonstrando o grande sucesso.

No programa, empresários apresentam suas ideias de negócio aos ‘tubarões’, como são chamados os investidores, para que esses façam seus apontamentos e se oferecem uma proposta de investimento.

A série original pode ser vista no site da ABC e Shark Tank Brasil pode ser assistida pelo site da Sony.

Breaking Bad

Apesar de ser uma série que conta a história de um professor de química que produz e comercializa uma droga chamada metanfetamina, é possível tirar vários aprendizados da que foi considerada uma das melhores séries dos últimos tempos.

Breaking Bad conta como Walter White descobre um câncer de pulmão, e, ao se dar conta de que o seu salário de professor não será suficiente para tomar conta de sua esposa grávida e seu filho com paralisia, ele entra para o mundo das drogas. 

Um dos aprendizados que temos ao assistir a série é de que não adianta ter o melhor produto se não se sabe vender, por exemplo. Também, deixamos claro que não apoiamos nenhum tipo de atividade ilícita, indicamos a série justamente como um meio de entretenimento e possível aprendizado. 

As 5 temporadas da série ganhadora de 16 Emmys estão disponíveis no site da emissora e na Netflix.

Confira nosso podcast sobre Breaking Bad.

Mad Men

A história de publicitários nos anos 60 e 70 é contada em Mad Men. A série conta a história de Don Draper e seus colegas de agência. Passando por cimas de leis e da moral, eles buscam novas parcerias de negócios enquanto podemos ver diversos temas. Justamente por isso, é possível tirar vários ensinamentos, mesmo sendo uma série que se passa há 50 anos atrás.

A série conta com 7 temporadas de 13 episódios de uma hora cada. Ela pode ser assistida no site da emissora e na Netflix.

The Office (US)

A comédia que tem Steve Carell como personagem principal mostra o dia-a-dia de um escritório numa fábrica que produz e distribui papel. Tendo a comédia como alívio, a série mostra um gerente que não consegue ver questões que, olhando de fora, são totalmente improváveis.

Apesar de ser uma série cômica e nos fazer rir com questões quase absurdas, ela mostra situações que nos fazem refletir sobre como podemos identificar essas ações e o que fazer com elas. 

Undercover Boss (O Chefe Espião)

Com uma ideia um tanto perigosa, Undercover Boss mostra chefes se disfarçando de funcionários para entender sua empresa de outro modo. A ideia é ter contato com outros setores da empresa, principalmente os que não se tem, e assim, entender melhor as necessidades da empresa. Aprendemos diversas lições relacionadas ao crescimento de uma empresa, juntamente com os chefes. 

Os episódios podem ser vistos no site da CBS.

Jogos

Jogos - Conteúdo para quarentena

Nem só de séries e podcasts é feita a quarentena. Selecionamos também alguns jogos que podem ser úteis e divertidos nesse período. 

SimCity

Lançado em 1989, SimCity é um jogo que tem como objetivo montar e gerenciar uma cidade. Nele, você é o prefeito, por isso, deve estar atento a tudo. Você deve cobrar impostos, inserir zonas de comércio, zonas industriais, zonas residenciais, parques e muito mais.

O jogo possui diversas gerações e séries. Ele pode ser jogado por diversas plataformas e tem classificação indicativa livre.

Cashflow

Inventado pelo renomado escritor de Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki, o nome do jogo foi traduzido no Brasil para Corrida dos Ratos. Isso tem tudo a ver com o jogo. Corrida dos Ratos é o termo para aqueles que trabalham muito e nunca chegam a lugar algum. 

No jogo de tabuleiro, você começa como uma pessoa normal e vai trabalhando, realizando investimentos e adquirindo bens e patrimônios. O intuito é nunca entrar na Corrida dos Ratos, pois de lá, não há saída.

Banco Imobiliário

O famoso jogo de tabuleiro, além de diversão, traz diversos ensinamentos. Nele, você pode comprar casas, transformar essas casas em hotéis e receber pela hospedagem neles. Mas, também, pode ir parar na cadeia. 

TED Talks

TED - Conteúdo para quarentena

O TED Talk surgiu em 1984 com palestras de 15 minutos sobre os mais diversos assuntos. Tanto que, tem por seu slogan: “ideias que merecem ser disseminadas”. Confira uma lista com as melhores TED Talks sobre liderança:

Paul Tasner: Como eu me tornei um empresário com 66 anos

Demitido aos 64 anos, Paul Tasner decidiu que se aposentar não era uma escolha. Trabalhou como consultor e viu a oportunidade de abrir sua própria empresa. Assim, criou a PulpWorks.

Nessa palestra, Paul conta como foi competir com jovens empresários por um investimento em sua startup e como foi empreender aos 66 anos.

 

Maya Penn: Conheça uma jovem empresária, cartunista, designer, ativista…

Hoje Maya tem 20 anos e já conta com uma linha de roupas com mais de 12 anos, uma série animada, um livro, uma ONG e já foi citada por Oprah como uma dos mais visionários e influentes líderes do ano de 2016.

No TED Talk, Maya, então com 13 anos, conta como é ser uma empresária, uma cartunista (e nos mostra uma nova animação), designer de sua coleção de roupas e muito mais!

 

Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ações

O consultor, palestrante e autor Simon Sinek mostra nesta TED Talk o que faz grandes empresas serem grandes. Ele também mostra quais maneiras essas utilizaram para chegar onde chegaram e o que fizeram para continuar no topo.

 

Simon Sinek: Porque bons líderes fazem você se sentir seguro

Trazendo até casos de homens das cavernas, Simon Sinek trás evidências de que a presença de um líder nos faz sentir mais seguros e a salvo. Confira os 12 minutos de palestra!

Considerações finais

O processo de ficar em casa é difícil, mas ele pode ser um pouco mais fácil. Estar buscando conhecimento e entretenimento é uma das formas de manter a mente sã e driblar a grande quantidade de informações, e informações falsas que vemos o tempo todo. 

Confira também:

8 livros que você, gestor, deveria ler

8 filmes que todo empreendedor deveria ver

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br