Pesquisa de mercado: por que ela é fundamental para o seu negócio?

Antigamente as empresas conheciam seus clientes por seus hábitos de consumo e pelos padrões preestabelecidos pela sociedade. Nos dias de hoje, com um ambiente extremamente competitivo e bombardeado de opções, como um empreendimento pode conseguir todas as informações que deseja? Pois é para resolver esse tipo de problema que existem as pesquisas de mercado. Eficazes, rápidas e pouco dispendiosas, elas podem ser grandes aliadas na hora de traçar estratégias ou resolver questões. Quer saber por que essas pesquisas são fundamentais para o seu negócio? Então confira agora mesmo nosso post:

Área da informação

Poucos campos se desenvolveram tão significativamente nas últimas décadas quanto o da informação. Os hábitos mudaram completamente, bem como as tecnologias e os métodos e enfoques em sua análise. Por essa razão, é essencial que as empresas estejam inteiramente inseridas no contexto e busquem dados suficientes para seu melhor funcionamento.

A forma como as pessoas buscam produtos que atendam às suas necessidades e a maneira com que fecham suas compras é bem diferente do que era há pouquíssimos anos. Assim, as ferramentas usadas na coleta de dados também tiveram que se adaptar, fazendo com que as pesquisas de mercado se tornassem peças ainda mais fundamentais na definirção das estratégias das empresas.

Conhecimento como arma

Hoje somos marcados pela alta velocidade com que levamos tudo na vida. E o ritmo não é diferente no mundo dos negócios. Mas, em linhas gerais, o que os clientes querem não mudou: o satisfatório atendimento de seus anseios e suas necessidades. Mas como descobrir o que nossa clientela — atual e em potencial — deseja? Obter essa resposta pode ser mais simples do que parece: através da pesquisa de mercado.

Com as informações que essas pesquisas oferecem, pode-se conhecer melhor tanto o público-alvo como também o mercado e os hábitos de consumo vigentes. Essa coleta de dados e sua respectiva análise têm um papel fundamental para que os gerentes e administradores consigam gerir com eficiência, consertando possíveis erros de percurso e traçando planos para melhoras no futuro. Também auxilia na elaboração de estratégias de gestão e marketing, passando pelo planejamento até a consolidação da marca.

Guia de Otimização de Processos

Metodologias de pesquisa

São muitas as maneiras de se fazer uma pesquisa de mercado, a começar pela opção de ser feita virtual ou presencialmente. Um bom exemplo de elaboração de pesquisa offline é por meio da seleção de determinados grupos para uma entrevista coletiva, ocasião em que respondem sobre seus hábitos de consumo, suas percepções de mercado e suas dúvidas. Também se pode elaborar uma pesquisa espontânea, feita por meio da abordagem de consumidores em lugares movimentados — as empresas geralmente contratam firmas especializadas para realizarem esse tipo de ação.

Já no mundo virtual, uma boa maneira de saber o que seus clientes querem e como eles se sentem em relação à sua marca é simplesmente prestando bastante atenção no que eles têm a dizer. As mídias sociais são ferramentas que se tornaram imprescindíveis para conhecer o público e ter uma boa perspectiva da posição da sua empresa no mercado. As opiniões lá expressas são espontâneas e sinceras, e a amostra da pesquisa é quase infinita.

As pesquisas de mercado podem ser muito pouco dispendiosas e bem reveladoras. Por meio da análise dessas informações será possível saber mais precisamente o que seus clientes desejam, oferecendo à sua empresa a chance de aprimorar seus produtos e serviços, proporcionando ao consumidor exatamente o que procura.

Vídeo do Sebrae sobre Pesquisa de Mercado

E então, você já elaborou esse tipo de pesquisa para o seu negócio? Comente aqui e nos conte sobre essa experiência! Qual foi a metodologia usada? O que a análise dos dados trouxe de benéfico à sua empresa? Compartilhe seus conhecimentos conosco! Participe!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br