fbpx

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Escrito em: 24/08/21

Download Grátis

Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe como utilizá-la na prática? A seguir vamos falar sobre a análise SWOT, suas etapas e como aplicá-la no seu negócio através de uma planilha de Análise SWOT. Continue lendo.

O que é a análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão de projetos utilizada com o objetivo de fornecer ao empreendedor uma visão ampla e honesta das condições existentes que possam favorecer ou não a realização de um projeto.

Em outras palavras, é o reconhecimento do terreno antes de dar início à execução de alguma ideia. Assim, nessa pré-visualização, são observados quatro pontos essenciais: as fraquezas, as forças, as oportunidades e as ameaças existentes naquele projeto.

A análise SWOT pode ser utilizada dentro do âmbito corporativo ou pessoal, mesmo que com objetivos diferentes. Aliás, todos nós já fizemos esta análise em algum momento. Ou, pelo menos, parte dela.

Quando precisamos tomar uma decisão importante e fazemos uma lista dos pontos negativos e dos pontos positivos antes de tudo, estamos executando duas das quatro etapas da análise SWOT. 

E o objetivo é o mesmo: avaliar toda a situação para termos a certeza de que as condições são realmente favoráveis, menos arriscadas e mais propensas ao sucesso. 

As etapas da análise SWOT

SWOT é uma sigla e cada letra corresponde a um ponto a ser avaliado. Vejamos:

  • S – Strengths (Forças)
  • W – Weaknesses (Fraquezas)
  • O – Opportunities (Oportunidades)
  • T – Threats (Ameaças)

Em função das letras iniciais que compõem a sigla, após serem traduzidas para o português, a análise SWOT também recebeu o nome popular de FOFA (Fraquezas, Oportunidades, Forças e Ameaças). 

As quatro etapas da análise SWOT são analisadas sob perspectivas diferentes. As forças e as fraquezas se relacionam com o ambiente interno do negócio. Enquanto isso, as oportunidades e as ameaças têm a ver com o ambiente externo.

Ambiente interno

Quando falamos em ambiente interno estamos nos referindo àquilo que já pertence e faz parte do negócio. São as características da empresa ou do projeto, dependendo do que está sendo avaliado. Ou seja, são os pontos fracos e fortes.

O ambiente interno é a única parte que está suscetível às alterações provocadas pelo gestor, diferente do ambiente externo. Então, o empreendedor tem um certo domínio sobre aquilo e pode interferir e ajustar o que for possível.

Forças

Aqui podemos listar o diferencial da empresa, o que se destaca e é responsável por atrair e manter seus clientes. Podemos citar a localização, a experiência e autoridade, a cartela fixa de clientes, o trabalho de marketing, etc.

Fraquezas

As fraquezas são as vulnerabilidades da empresa e que merecem uma atenção especial para que não comprometam a evolução do negócio. Podemos listar os custos expressivos, as despesas com transporte, o salário alto de determinados colaboradores, etc.

Ambiente externo

Já o ambiente externo é tudo que está ao redor do projeto. Ou seja, são os pontos sobre os quais não é possível exercer nenhuma ação. É o que não está ao alcance do gestor, como os fenômenos naturais, a conjuntura política e econômica, o desemprego, os hábitos de consumo do indivíduo, a matéria-prima usada no seu produto, mudanças na legislação, dentre outros.

Oportunidades

As oportunidades são encaradas aqui como as chances que podem ser aproveitadas pelo seu negócio e, por causa delas, ele pode evoluir. São exemplos a mudança nos hábitos de consumo, melhora do poder de compra do seu cliente, um evento favorável ao seu nicho,etc.

Ameaças

As ameaças também têm a ver com o mundo fora do seu negócio, mas que, em vez de oportunidades, podem ser prejudiciais para a empresa. Assim, podemos destacar como exemplo a crise financeira e econômica. 

Como fazer a análise SWOT com planilha

A análise SWOT pode ser feita com uma caneta e uma folha de papel, mas é claro que uma ferramenta digital é muito mais prática, versátil, fácil de utilizar e com resultados ainda mais velozes. 

Por isso, você pode optar pela planilha de análise SWOT, que já vem com todos os campos disponíveis para o preenchimento de informações de acordo com as características do seu negócio. 

A planilha traz todas as quatro etapas necessárias à análise e oferece um resultado de acordo com os dados indicados pelo gestor. Esse resultado é o que vai ajudar o gestor na tomada de decisões.

Como aplicar no seu negócio

A análise SWOT pode ser utilizada pela empresa na hora em que ela está elaborando e executando o seu planejamento estratégico. Ou seja, no momento em que ela está definindo os próximos passos da organização, ajudando o gestor em várias ações:

Tomada de decisões

A ferramenta permite que o gestor tenha um maior domínio sobre a empresa, possa tomar decisões de forma assertiva e com menos riscos, garantindo mais segurança a cada plano executado. Assim, o gestor consegue tomar decisões com coerência e consciência dos resultados que vai alcançar.

Expansão do negócio

Imagine que você queria abrir uma filial da empresa, mas tem dúvida em relação ao sucesso desta empreitada? O que é possível fazer? Com a planilha da análise SWOT, você consegue definir todos os pontos e enxergar todos eles com uma clareza que vai tornar tudo mais fácil.

Novas opções de investimento também podem ser descobertas com a planilha de análise SWOT, a partir da análise das oportunidades a serem exploradas no mercado. Assim, o gestor consegue ampliar o mercado consumidor do seu produto e fortalecer a sua marca.

Prioridade de ações

Diante de tantas mudanças necessárias na empresa, como saber o que deve ser priorizado? A planilha de análise SWOT auxilia o gestor a definir os próximos passos de acordo com o que realmente é necessário para a empresa naquele momento.

Além disso, a planilha de análise SWOT oferece muitas outras vantagens, como:

  • Análise segura de resultados;
  • Realização de parcerias para amenizar os pontos fracos e destacar os fortes;
  • Proatividade e antecipação às possíveis alterações do mercado, que podem ser benéficas ou não;
  • Melhora daquilo que é oferecido para o cliente, a partir das falhas identificadas na análise;
  • Surgimento de ideias que podem ser definitivas na expansão e valorização do negócio;

Considerações finais

A análise SWOT é uma ferramenta para agilizar e viabilizar projetos, sejam eles pessoais ou empresariais. E oferece ao gestor a possibilidade de olhar para cada etapa do seu empreendimento com discernimento, com segurança e domínio sobre o que é válido ou não. A planilha de análise SWOT surge, então, como um mecanismo que facilita ainda mais esse processo e, com ela, o gestor consegue decidir se vale a pena ou não tirar o projeto da gaveta ou guardá-lo de vez.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Planilha de Análise SWOT
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de preço de venda: Calcular custos e formação de preço [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente a produtividade dos seus projetos

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de DRE: Modelo para download grátis

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem feitos, e outras inúmeras dúvidas. E isso não é...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *