fbpx

Planilha de DRE: Modelo para download grátis

Escrito em: 16/04/20

Download Grátis

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as movimentações financeiras.

Apesar de estar integrado ao dia a dia corporativo, a DRE contábil ainda pode gerar algumas dúvidas para os contadores, na hora de classificar receitas e despesas, e para as empresas e os empreendedores acompanharem os relatórios. Por isso, uma Planilha de DRE pode ser de grande auxílio nessa hora.

O que é e para que serve a DRE

O significado da sigla você já conhece: Demonstração do Resultado do Exercício. Mas o que ela representa na prática? De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 26):

“As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados.”

Sendo assim, a DRE é um relatório bem estruturado das movimentações financeiras realizadas pela empresa. Nele, estão informações relacionadas a receita de vendas, impostos e despesas.

Frequentemente este demonstrativo é anual e funciona como um balanço, indicando como foi o ano para o negócio. Ele gera um relatório contábil com um resumo financeiro dos resultados da empresa nos últimos 12 meses, de janeiro a dezembro.

A DRE também pode ter versões mensais simplificadas para acompanhamento administrativo ou trimestrais para avaliar gastos fiscais. Na contabilidade, a sigla também pode ser encontrada como ARE, de Apuração do Resultado do Exercício.

O objetivo é avaliar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo. Assim, os indicadores são receitas, despesas, custos, investimentos e projeções.

Esse relatório é obrigatório, exceto para quem é MEI (Microempreendedor Individual) e deve ter a assinatura de um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Assim, uma maneira fácil de ter o controle da DRE é a partir de uma Planilha de DRE.

Planilha de DRE

Ao montar uma DRE você deve seguir um padrão previsto na lei. Uma planilha de DRE já contém o que você precisa informar, basta inserir os valores da sua empresa.

A estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício deverá contar com os seguintes elementos detalhados:

  • Receita Operacional
  • Impostos sobre venda
  • Receita Líquida
  • Custos das mercadorias vendidas
  • Lucro Bruto
  • Despesas operacionais, com venda e financeiras
  • Receita financeira
  • Despesas gerais e administrativas

São muitos dados, não é mesmo?! Com uma Planilha de DRE tudo fica muito mais fácil!

É importante conhecer cada elemento do demonstrativo para incluí-lo de forma correta no relatório. Vamos explorar alguns conceitos básicos:

Receita operacional

Aqui, entram todas as vendas realizadas pela empresa, independentemente do pagamento. Portanto, o que conta é a venda efetiva de um produto ou a prestação de um serviço.

Lembrando que a receita líquida é a subtração da receita bruta com impostos e deduções. Já o lucro bruto, é o resultado dessa conta menos os custos.

Impostos e deduções

É um conjunto de todas as tributações que incidem sobre as vendas (ICMS, ISS, etc.) e sobre o lucro (IRPJ, CSLL).

Na DRE, devem ser contabilizados todos os impostos devidos, tendo sido pagos ou não, vendas canceladas, devoluções e descontos.

Custos de venda

Equivale a todo o valor investido na compra e venda de um produto ou prestação de serviço. Assim, não leva em consideração os gastos para manutenção da empresa.

Despesas

Inclui todos os gastos que não são considerados custos e que são necessários para que a empresa continue funcionando. Contas de luz e internet são alguns exemplos.

Estes, são apenas alguns dos conceitos financeiros utilizados para prestar contas no relatório da DRE contábil. Em seguida, você vai ver como é a estrutura do demonstrativo.

A estrutura da Planilha de DRE

Para montar a DRE, você deve seguir uma ordem predeterminada, indicando receitas, despesas e demais movimentações financeiras da empresa. Assim, a fim de deixar mais claro como é a estrutura de uma Demonstração do Resultado do Exercício que consta na Planilha de DRE, veja o exemplo:

Receita operacional

– Impostos sobre a venda

= Receita Líquida

– Custo da Mercadoria Vendida

= Lucro Bruto

– Despesas (Com vendas, administrativas e financeiras)

= Receita Financeira

–  Despesas gerais e administrativas

= Lucro líquido

Esta é a estrutura base de todas as demonstrações contábeis, com uma sequência ordenada de cálculos, entre receitas, despesas e impostos, até chegar ao resultado final (lucro ou prejuízo). É como uma fórmula matemática ou uma receita de bolo a ser seguida à risca para que funcione.

Planilha de DRE eGestor

Pensando em facilitar o processo de montagem do DRE, o eGestor disponibilizou uma Planilha de DRE. Ela contém toda a estrutura necessária para que você apenas insira os dados da sua empresa.

Também, a planilha conta com uma estrutura para cada mês e uma para o ano todo, facilitando a análise da DRE.

Imagem 1 – Planilha de DRE grátis do eGestor.

Qual é a importância de criar um demonstrativo?

Preparar uma DRE é de suma importância para, além de atender às exigências contábeis e fiscais previstas por lei, ter um controle de como anda a saúde financeira do seu negócio, se está dando lucro ou levando ao prejuízo.

Os relatórios gerados pelo contador são repassados para gestores e investidores, bancos e analistas financeiros e até o próprio governo. O objetivo é avaliar o potencial real de uma operação, a aplicação correta dos impostos, a segurança para investir, entre outros.

Assim, com base em dados e números, fica mais fácil tomar decisões estratégicas para aumentar o faturamento ou para dar a volta por cima, reduzindo gastos.

E, por isso, contar com uma boa gestão financeira, embasada em uma DRE contábil bem estruturada e bem calculada, é fundamental.

Ajuda a acompanhar as movimentações da empresa, manter os gastos em linha com a estratégia do negócio, melhorar o faturamento com novos investimentos, além de tomar decisões mais assertivas, prevendo cenários futuros e preparando-se para eles.

Banner eGestor - Planilha de DRE
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de Controle Financeiro – Grátis e Atualizada em 2021

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de cadastro de clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de DRE: Modelo para download grátis

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente a produtividade dos seus projetos

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2021

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de fluxo de caixa. Empresas que estão...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *