Plano de negócios: por onde começar a fazer o meu?

O planejamento é uma etapa fundamental para quem deseja empreender ou administrar bem um negócio. O estabelecimento de objetivos, metas e estratégias operacionais é essencial para orientar as atividades do negócio e garantir que o somatório de forças de seus funcionários seja coordenado e direcionado para o cumprimento das finalidades propostas. Mais importante ainda é ter a capacidade de se organizar e transmitir suas ideias para seus respectivos sócios, investidores e colaboradores, criando um bom plano de negócios. Quer saber por onde começar a elaborar o seu? Então confira nosso post e parta logo para a ação:

Entendendo o conceito

O plano de negócios — ou plano empresarial — é uma ferramenta de gestão que consiste em um documento composto pelas diretrizes gerais de organização e atuação de uma empresa para o futuro. Ele geralmente é elaborado por empreendedores que estão estruturando a criação de um novo negócio ou de uma nova unidade empresarial, mas, após essa fase, deve ser constantemente atualizado.

Concebendo as ideias

Sabemos que todo grande negócio começa com uma boa ideia. Antes de qualquer outra coisa, o empresário é também um cidadão e um consumidor, estando inserido em um contexto social, com seu ponto de vista particular a respeito dos produtos e serviços oferecidos no mercado. É com base nessa vivência diária e na identificação de necessidades e desejos de consumo que surgem as ideias de negócios.

Identificando oportunidades

Apenas ideias, no entanto, não têm força para impulsionar um empreendimento, qualquer que ele seja. Assim, nem todas essas idealizações se traduzirão em oportunidades de retorno a um eventual investimento. Por isso, o passo seguinte é realizar um estudo de viabilidade do projeto e uma pesquisa minuciosa de mercado, levando em consideração o tamanho e as condições do mercado consumidor, bem como o posicionamento e a atuação dos principais concorrentes.

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Elaborando o plano de negócios

Quando o empreendedor estiver convencido de que a ideia é também uma oportunidade, estará preparado para dar início à elaboração de seu plano de negócios. O principal objetivo do plano empresarial é o planejamento das atividades que serão exercidas, a distribuição das responsabilidades, os prazos e os resultados pretendidos.

Concluída essa etapa de planejamento, será possível identificar — e quantificar — os recursos necessários para a implementação do negócio, reconhecendo-se as fontes que poderão financiar o projeto. Nesse momento, é importante que os investimentos necessários e os obtidos sejam exatamente simétricos. Um projeto muito ambicioso para a quantidade de capital disponível tende a desmoronar. Uma vez superada essa última etapa, o empreendedor estará pronto para, finalmente, começar a gerir seu negócio.

É importante ressaltar que o plano de negócios não deve ser talhado em pedra, uma vez que todo o processo é cíclico. Durante a atividade de gestão da empresa, muitas ideias podem surgir e, aos poucos, algumas dessas ideias podem se transformar em verdadeiras oportunidades, fazendo com que o plano de negócios tenha que ser revisto.

Fatores externos também podem influenciar na execução do plano. É possível que o mercado se expanda ou encolha, é provável que novos concorrentes surjam ou, ainda, que seja aprovada uma lei alterando completamente as condições de negociação dentro do segmento. Assim, o plano empresarial deve se manter dinâmico, adaptando-se a novas circunstâncias, tanto internas como externas.

Vídeo do Sebrae sobre Plano de Negócios

E o seu planejamento, em que estágio se encontra? Quais são as maiores dificuldades que tem enfrentado pelo caminho? Comente aqui e compartilhe suas aflições e seus projetos conosco!

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Escrito por eGestor
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