Está pensando em montar a sua loja virtual, mas ainda está em dúvida a respeito de qual plataforma utilizar? A plataforma magento é uma das mais conhecidas e mais utilizadas pelos empreendedores de e-commerce.

Quer saber mais sobre a plataforma magento e como criar a sua loja virtual utilizando essa ferramenta? Veja as nossas dicas!

O que é a ferramenta magento?

Trata-se de uma plataforma amplamente completa e com as mais variadas funcionalidades para o seu e-commerce. Essa ferramenta permite inclusive a ampliação da loja virtual e a inclusão de recursos adicionais de acordo com a necessidade de cada empreendedor. Os recursos iniciais da plataforma magento são os seguintes:

  • Painel administrativo: é voltado para o armazenamento de todas as informações gerenciais do e-commerce, como o número de vendas, produtos disponíveis, número de clientes, dentre outros;
  • Template especial para aplicativos mobile ;
  • Customização completa de HTML e CSS;
  • Certificado de segurança SSL;

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Uma grande vantagem dessa ferramenta é o fato de apresentar integração da linguagem com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que em português é traduzido para otimização dos mecanismos de busca.

Dessa forma, um e-commerce que utiliza uma plataforma magento possui mais chances de obter um melhor posicionamento nos principais mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, se comparado a lojas virtuais que utilizam outras ferramentas.

Essa integração é o que chamamos de Mobile Friendly, que é um algorítimo criado pelo Google, que indica o quanto determinada plataforma digital está apto a operar em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por exemplo.

A plataforma magento portanto é uma ferramenta mobile friendly, que sendo assim apresenta além de um conteúdo de qualidade, uma facilidade e agilidade de operação em diferentes mídias, sem imagens demasiadamente grandes e pesadas.

Além dessa vantagem, a plataforma magento também possui plugins que poderão ser facilmente utilizados para a criação de um blog para a sua loja virtual, em que você manterá seu público informado através de um conteúdo de qualidade sobre informações de seus produtos e de interesse do público em geral.

Quais os passos para criar a sua loja virtual utilizando a plataforma magento?

Agora que já conhecemos um pouco sobre essa ferramenta e o quanto ela pode ser importante para o seu e-commerce em relação a um bom posicionamento nos mecanismos de busca, devido a sua compatibilidade com os padrões SEO e sua grande mobilidade, vamos mostrar o passo a passo de como efetivamente criar um e-commerce usando esta plataforma. Confira:

  • É necessário contratar um serviço de hospedagem de site que seja compatível com a plataforma magento. O servidor deve ser instalado por um profissional devidamente qualificado. Obviamente, a implementação da ferramenta magento exige custos;
  • Após a instalação, é necessário que você passe por um processo de treinamento de todos os recursos e funcionalidades da plataforma magento, por ser uma ferramenta bastante completa e com uma ampla variedade de funções;

Quais os principais erros cometidos na implementação da plataforma magento?

Apesar de ser uma ótima ferramenta, muitos empreendedores virtuais não se planejam para a utilização da mesma, e também por não possuírem conhecimento de todas as suas funcionalidades, acabam cometendo alguns erros que comprometem o desempenho de suas lojas virtuais. Veja quais são esses erros e como evitá-los:

Páginas não encontradas ou erros de navegação

Mesmo se tratando de uma plataforma mobile friendly, com alto potencial de agilidade e otimização nos mecanismos de busca, em alguns casos pode ocorrer de a página virtual produzida em magento não ser encontrada ou apresentar erros de navegação.

Estes problemas podem ser decorrentes de um módulo instalado no momento da implementação da ferramenta, que acaba criando a “reescrita de URL”. Para solucionar este problema, é preciso portanto, desativar essa reescrita na configuração do magento.

Produtos que acabam não sendo exibidos

Mesmo após cadastrar um novo produto disponibilizado em sua loja virtual, ele pode não aparecer na plataforma. Isso pode ocorrer por uma série de fatores: marcações equivocadas nas opções vínculo com a loja ou então disponibilidade de produtos em estoque.

Procure marcar ou desmarcar essas opções em caso da ocorrência desse tipo de problema. Caso essa situação não for solucionada, é preciso entrar em contato com o gestor ou agência responsável pela sua loja virtual. 

Falhas no processo de check out

Em diversos sites de compras online, um problema recorrente entre os consumidores é processo de finalização da compra, com a ocorrência de erros que acabam atrasando ou impedindo essa conclusão.

Certamente é uma situação bastante desagradável para os usuários, que podem levar esse problema em conta na hora de voltar a fazer compras em seu site. Esses erros podem ser decorrentes de um servidor despreparado para aguentar o acesso simultâneo de um alto número de usuários.

Antes de colocar o seu e-commerce com a plataforma magento devidamente no ar, é essencial verificar que o servidor do sistema realmente consegue suportar esse elevado índice de acessos simultaneamente.

Essas falhas no check out também podem ser ocasionadas por erros de cálculos de frete, que acabam não informando a plataforma  corretamente a respeito das formas de pagamento disponíveis. Para que isso não ocorra, é importante que ocorra uma integração adequada com os sistemas externos do servidor.

É importante identificar em qual estágio do processo de compra que a sua plataforma apresenta problemas e então procurar suporte e treinamento por parte de empresas especializadas na ferramenta

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Quais as formas de receber pagamentos por meio de e-commerce?

Receber devidamente os pagamentos dos clientes é absolutamente imprescindível para o sucesso e manutenção de sua loja virtual. Por isso, é importante definir adequadamente qual será a maneira adotada em sua plataforma. Veja quais são as diferentes opções:

Por meio de intermediadores de pagamento

Através dessa opção, os pagamentos referentes as vendas de sua loja virtual serão efetivados por meio de plataformas independentes de pagamento, que funcionam como um elo de ligação entre o cliente e a sua loja.

Alguns intermediadores de pagamento são plataformas como Paypal, Pagseguro e Mercado Pago, que cobram além das tarifas de cartão de crédito débito, ou referentes a boletos bancários, uma taxa referente a cada transação aprovada.

Para adotar um desses intermediadores, você somente precisa realizar o cadastro como vendedor virtual, informar seus dados bancários e preencher as informações de seu cartão de crédito, para que as transferências sejam devidamente debitadas na sua conta de pessoa jurídica.

A principal vantagem da implementação de uma dessas ferramentas de pagamento em sua loja virtual, está na facilidade de integrar os intermediadores com a sua plataforma, além de apresentar custos de implementação relativamente baixos.

As ferramentas intermediadoras de pagamento apresentam sistemas antifraude, sendo portanto extremamente segurar tanto para os vendedores quanto para os consumidores!

Gateways de pagamento

Ao contrário dos intermediadores, os gateways de pagamento, cobram apenas uma taxa fixa por transação, sendo portanto uma solução de pagamento mais barata do que a primeira modalidade.

A desvantagem de adotar gateways, é que essas ferramentas exigem que o lojista contrate serviços anti-fraude, ao contrário dos sistemas intermediadores de pagamento que já possuem esse serviço de uma forma inclusa.

Por meio dessa metodologia de recebimento, os lojistas possuem um contato direto com os compradores nos processos de pagamentos de taxas e adiantamento de recebíveis.

Integração direta

Assim como no processo de gateway, a integração direta com o adquirente apresenta a possibilidade de contato direto com o comprador e a liberdade de negociar as taxas.

É uma opção mais recomendável para lojistas mais experientes, que já estejam mais familiarizados com os processos de negociação e possuem um maior controle da experiência de compra dos usuários.

Por que utilizar um sistema ERP para gerenciar a sua loja virtual?

Após montar a sua loja virtual utilizando a plataforma magento, você precisará gerenciar todas as suas vendas e controlar os seus clientes.

A partir de um sistema ERP de gestão empresarial, você tornará estes processos mais rápidos e automatizados. Veja algumas vantagens que um sistema ERP de gestão pode trazer para o seu e-commerce:

  • Registro de pedido de venda aos clientes;
  • Verificação de pagamentos;
  • Atualização de estoque automatizado a partir do registro de nova compra ou venda de produtos;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Controle de fluxo de caixa;

O eGestor possui essas e diversas outras funcionalidades para uma boa gestão de seu e-commerce. Ficou interessado em saber mais sobre o sistema? Os primeiros 15 dias de testes são totalmente gratuitos, basta acessar o site e começar agora mesmo!

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Por Gabriel Pfeifer, em 02/01/2018

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