Você sabia que o desenvolvimento financeiro de uma empresa nasce com o planejamento? Pois essa origem é bem óbvia, se você parar para pensar, afinal, para se colocar um negócio em funcionamento, é preciso investir capital, adquirir insumos, tecnologia, contratar funcionários e uma infinidade de quesitos que parecem não ter fim.

Como a entrada e a saída de dinheiro da empresa são constantes, aí se tem a importância da gestão financeira para a empresa. Sem saber como gerenciar adequadamente o dinheiro, a companhia pode vir a esgotar sua fonte de recursos em muito pouco tempo. E a falência não é exatamente o destino que um empreendedor deseja para si, não é mesmo?

Ao mesmo tempo, tão importante quanto o controle pontual das entradas e saídas é a gestão financeira no desenvolvimento empresarial como um todo, já que faz parte do crescimento ideal da organização gerar lucros e dividendos para a empresa, aumentando seu patrimônio e consequentemente elevando seu capital.

É claramente perceptível que a gestão financeira deve ser levada com a seriedade que merece, uma vez que sua negligência pode comprometer seriamente a saúde da empresa. E foi pensando nisso que resolvemos selecionar aqui alguns dos motivos pelos quais a importância da gestão financeira deve ser levada a sério. Ficou curioso? Então acompanhe:

A gestão financeira lida com a maximização de resultados

Imagine que você gere, mensalmente, um lucro de 20% sobre suas atividades, mas que, com um financeiro bem estruturado, esse lucro poderia aumentar para 30%. Você deixaria de ganhar 10% a mais só porque não quer investir em um financeiro adequado? Provavelmente não, certo?

A gestão financeira é responsável pela utilização consciente de recursos e pela melhoria de processos e procedimentos que podem potencializar os resultados da empresa, reduzindo desperdícios e aumentando, assim, as receitas. Esse é um ponto primordial da gestão financeira no desenvolvimento empresarial, pois a organização só poderá se desenvolver se tiver recursos para tal.

A gestão financeira zela pelo bom uso dos recursos disponíveis

Muitos gestores, por não compreenderem muito bem a visão do financeiro, acabam se indispondo pela simples não concessão de um benefício monetário. Contudo, é responsabilidade do financeiro zelar pelo bom uso dos recursos da empresa, tanto interna quanto externamente. É por essa razão que muitos pedidos são vetados, pois a gestão financeira no desenvolvimento empresarial deve ser baseada em fatos e dados concretos. Assim, se não há recursos disponíveis, não há como conceder benefícios.

Planilha de controle Financeiro gratuita

A melhoria da gestão financeira no desenvolvimento empresarial

Se o assunto é a importância da gestão financeira, é preciso tratar de suas possibilidades de melhoria, de modo que se possa investir cada vez mais em recursos e ferramentas que otimizem o trabalho e os resultados da empresa.

O primeiro passo para focar sua gestão financeira no desenvolvimento empresarial é contratar uma equipe devidamente qualificada para conduzir os processos financeiros. É de se imaginar, por exemplo, que profissionais com formação específica em finanças têm mais habilidade para gerir, controlar e analisar o financeiro de uma empresa, enquanto profissionais com menos conhecimento e experiência na área podem não compreender a importância da gestão financeira para o todo.

Além de procurar por profissionais gabaritados, também é extremamente válido buscar implementar sistemas de gestão financeira que proporcionem uma maior organização para os dados financeiros da empresa, automatizando processos, elevando a produtividade da equipe e garantindo a confiabilidade dos dados e das informações.

Vale ressaltar que, mesmo com processos automatizados e uma equipe especializada, é recomendável manter um constante acompanhamento de todos os relatórios financeiros da companhia e, dentro do possível, contratar uma auditoria para melhorar ainda mais a gestão financeira no desenvolvimento empresarial. Por fim, avalie seus resultados periodicamente, afinal, para saber como está a saúde financeira da empresa, só mesmo monitorando com muito cuidado os efeitos das ações.

Agora comente aqui e nos conte se já implementou um sistema de gestão empresarial satisfatório em sua organização. Qual das vantagens trazidas por esse recurso chamou mais sua atenção? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

eBook fluxo financeiro gratuito

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br