fbpx

Como repensar a previdência privada para os seus colaboradores

Escrito em: 17/06/21

Saiba como entregar uma previdência mais cômoda para os colaboradores e garantir maior produtividade na sua empresa!

A previdência privada pode ser um caminho extremamente positivo para aumentar a integração dos colaboradores em uma empresa, além de garantir uma melhor produtividade. Com um estímulo a mais para continuarem em seus cargos, será possível trabalhar em equipe e observar resultados positivos em troca dessa bonificação.

Além disso, a oferta desse tipo de aposentadoria surge como uma boa opção para complementar o valor do benefício no futuro, principalmente porque se mostra uma solução para aqueles colaboradores que não têm muita certeza sobre o seu futuro financeiro. Com essa possibilidade, os funcionários poderão se sentir mais acolhidos e prestigiados.

O que é a previdência privada?

A previdência privada voltada para as empresas nada mais é do que um modelo de aposentadoria oferecido para os colaboradores, aplicando-a como um benefício corporativo. O plano ofertado pode ser averbado, se não houver patrocínio do empregador, ou instituído, que se refere à contribuição da empresa com o colaborador.

A maior parte dos trabalhadores está preocupada com a sua saúde financeira e com a maneira com a qual irá se aposentar. Dessa forma, eles ficam desestimulados, ao passar dos anos, com o cargo que ocupam e com o valor recebido para garantir uma estabilidade no futuro. Por isso, a previdência pode ser uma solução.

O modelo de aposentadoria instituído para as empresas privadas também pode ser visto como uma preocupação diretamente relacionada com o bem-estar de seus colaboradores.

Por consequência, ao notar esse zelo por parte da empresa onde trabalham, eles tendem a realizar as suas funções com ainda mais empenho e motivação.

Como ela funciona nas empresas?

O aporte financeiro referente à previdência privada pode ser realizado por meio de uma contribuição, seja ela conjunta ou individual. Isso quer dizer que tanto a empresa responsável pela atribuição do benefício quanto o funcionário podem ceder uma parte do valor para a complementação do pagamento.

O empregador poderá determinar tetos de contribuição para a aposentadoria de seus funcionários.

Dessa maneira, eles poderão fazer com que haja um alinhamento da situação financeira e, consequentemente, consigam manter os gastos em dia, sem qualquer tipo de prejuízo para a área econômica do negócio.

Todos os aportes que serão realizados pela empresa, relacionados ao plano de previdência dos funcionários, bem como os seus salários e outros bônus envolvidos, poderão ser considerados despesas dedutíveis para IR ou CSLL. Essa taxa pode chegar a cerca de 34% de dedução, trazendo ainda mais benefícios.

Mais uma opção de oferta para a previdência privada está diretamente relacionada com um modelo no qual apenas o colaborador contribui, também conhecido como “plano averbado”. Em um caso como esse, será necessário que a empresa viabilize o acesso dos funcionários à previdência, mas sem a necessidade de ter custos para esse procedimento.

Quais são os planos de previdência privada?

Os dois tipos de planos de previdência privada já foram mencionados em tópicos anteriores, mas é importante saber mais a fundo sobre eles. Dessa maneira, com as informações em mãos, será possível definir qual o mais relevante e viável para o seu tipo de empresa, bem como qual deles irá beneficiar os colaboradores.

Ainda assim, a decisão do tipo de plano deve ser feita no início do contrato. Não há possibilidade de mudança ao longo de sua execução. Sendo assim, é válido manter a atenção antes de contratar e informar ao colaborador sobre a escolha tomada, favorecendo um bom diálogo.

Veja, abaixo, quais são os dois tipos de previdência privada.

Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL)

No modelo VGBL, o indivíduo poderá acumular os seus investimentos e o dinheiro irá render ao passar dos meses. Quando o cliente decide parar de investir e solicita a retirada de um determinado valor, o Imposto de Renda irá incidir apenas sobre o valor do rendimento, podendo ser uma grande vantagem para o solicitante.

De uma maneira geral, esta é a modalidade mais benéfica para os colaboradores, visto que o imposto só irá atingir uma parte de seus rendimentos, fazendo com que sobre uma boa quantia para garantir um futuro próspero.

Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL)

O PGBL é um modelo de previdência privada em que o indivíduo também poderá investir ao longo dos anos, com um valor específico e, depois de certo tempo, poderá observar os rendimentos. A única diferença de um para o outro é que a base de cálculo do valor pago para o Imposto de Renda se relaciona com o dinheiro total, somando investimentos e rendimentos.

Talvez esta não seja uma vantagem tão ampla para os colaboradores, visto que o dinheiro retido será em uma quantidade maior do que a desejada.

Como repensar a previdência e garantir vantagens?

Antes de mais nada, é preciso conversar com os colaboradores acerca da previdência privada para que eles aceitem aderir a esse tipo de aposentadoria. Com o conhecimento necessário acerca do assunto, eles poderão ficar ainda mais estimulados a progredirem em seus cargos e gerar maior produtividade.

Veja algumas maneiras de repensar esse tipo de aposentadoria dentro da empresa:

Disseminar informações para os colaboradores

Com a modernidade, o que não falta são opções de entregar informações para os colaboradores. Por meio de aplicativos, ou até o site da empresa, é possível deixá-los a par de toda a situação. Essa é uma forma de repensar a previdência privada, tornando-a viável para ambos os lados.

Dialogar com os colaboradores

É válido lembrar que a aposentadoria privada é um investimento extremamente democrático, que atende aos mais variados perfis de investidores e é extremamente seguro tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Por esses exatos motivos, é necessário deixar o colaborador ciente das vantagens de aderir à previdência privada.

Agora que você já sabe mais sobre a previdência privada, está na hora de aplicá-la à sua empresa.

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *