Quando mudar o modelo de negócio da minha empresa?

Mudar é preciso, pois nem sempre o que gera um resultado positivo hoje será o mesmo daqui a um tempo. Por isso, é importante ficar atento aos cenários de mercado, pois até mesmo um modelo de negócios empresarial precisa ser revisto e alterado. É preciso pesquisar muito, analisar, planejar e ficar de olho em algumas tendências.

Mas como saber quando se deve mudar o modelo de negócio da sua empresa? Qual seria o melhor momento para fazer isso? No post de hoje vamos falar do que precisa ser analisado sobre o assunto e deixar os empresários mais seguros e tranquilos para tomarem atitudes. Confira!

Analise o impacto das tecnologias sobre o seu modelo de negócio

Qualquer mercado em que você opte por entrar estará em constante mudança, pois as inovações tecnológicas atuais influenciam constantemente nossas atitudes e hábitos. Com isso, um modelo de negócio que era altamente viável em um período pode não ser em outro.

Vejamos o exemplo de duas empresas: a Kodak e a Fujifilm. As duas trabalhavam com rolos de filmes fotográficos. Com o surgimento das câmeras digitais, quem não buscou um novo modelo de negócio se perdeu no mercado. A primeira, por não ter tido uma visão estratégica do futuro, pediu concordata em 2012. Já a segunda, aproveitou sua expertise na área química e entrou para o ramo de cosméticos e saúde. Percebeu como a tecnologia impacta na dinâmica dos negócios?

Guia de Otimização de Processos

Identifique as competências de seu negócio

Qual a proposta de valor de sua empresa? Quais são as áreas de conhecimentos em que ela se sobressai? Identificar competências e reorganizá-las de acordo com as necessidades de mercado são ações essenciais para todos que desejam perpetuar seu negócio. Isso não significa que você tenha que deixar de lado seu plano de negócios, perder o foco ou não saber qual modelo seguir.

O que é necessário executar é uma análise mais profunda daquilo que gera ou destrói riquezas em seu ramo, realizando um mapeamento claro do maior número de informações possíveis das variáveis — legislação, hábitos de consumo, tecnologia, concorrência, matéria-prima, entre outros — que influenciam a sua atividade comercial.

Identifique a sua vantagem competitiva

Depois de analisar todo o cenário passado, presente e futuro, é hora de pensar qual é a vantagem competitiva de sua organização e por quanto tempo ela será somente sua. Como sabemos, a concorrência está sempre presente se apossando (e até mesmo aprimorando) daquilo que sua empresa faz de melhor. E não há regras para mudar isso. Portanto, inovação é a palavra-chave. Aposte em pesquisas e na criação de valores intangíveis, pois isso dificilmente será tirado de você.

Saber a hora de mudar e ter a coragem para entender que este é o melhor caminho são atitudes imprescindíveis para os gestores que almejam o êxito futuro de seu empreendimento.

Agora que você já está ciente de que empresas de todos os portes podem vir a alterar seus modelos de negócios, siga nossas instruções para monitorar o mercado em que você atua e não tenha medo de agir! Compartilhe com a gente se já precisou de rever algumas estratégias do seu negócio e continue de olho em nosso blog!

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Escrito por eGestor
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