Você sempre gostou de trabalhar e acredita que o empreendedorismo lhe dará uma chance de ter uma vida melhor, não é mesmo? No entanto, algumas dúvidas surgem quando o assunto é a organização empresarial. Sendo um empreendedor, você precisa saber como organizar processos, administrar seu tempo, lidar com a falta de recursos humanos e melhorar suas vendas.

Entretanto, para que se estabeleça uma organização em sua empresa eficaz é necessário ter um bom Sistema de Gestão Integrado (SGI). Neste post, além de mostrarmos como é possível melhorar seu negócio e torná-lo organizado, você conhecerá os benefícios do sistema de gestão e como implantá-lo. 

Está interessado no assunto? Então acompanhe a leitura, fique por dentro das novidades e tenha sucesso nos negócios.

 

O que é um Sistema de Gestão Integrado?

Se você ainda não ouviu falar, Sistema de Gestão Integrado é o conjunto de procedimentos e práticas adotados em uma organização. É ele que implementa as práticas de sua empresa e faz com que ela alcance os objetivos de uma maneira mais eficiente.

O SGI é direcionado para os processos e integra as operações do dia a dia, melhorando a qualidade, o desempenho ambiental, a segurança, a saúde ocupacional e a responsabilidade social da sua companhia.

Ele também une o atendimento às normas para os pontos comuns e estabelece uma política que atinge seus objetivos. O sistema inclui, ainda, a estrutura organizacional, as atividades planejadas, as responsabilidades, as rotinas, os procedimentos, as práticas, os recursos e os processos.

Com ele, você trabalha como uma unidade individual de objetivos unificados integrando todos os seus sistemas e processos em uma estrutura completa e tem uma visão ampla de todos os aspectos de sua organização, como por exemplo, seus riscos.

O SGI envolve um sistema de gestão considerado homogêneo. É apropriado aos requisitos da ISSO 9001 e aos ISSO 14001|OHSAS 18001.

Quais os benefícios do Sistema de Gestão Integrado?

Entre os benefícios de implantar em sua empresa um Sistema de Gestão Integrado está o de aperfeiçoar os processos internos e obter a certificação de todos os sistemas com apenas uma auditoria.

Desta forma, você demonstra às pessoas o comprometimento do seu negócio com os serviços que ele oferece, seu respeito e o zelo por seus parceiros.

Além desses benefícios, o Sistema de Gestão integra os setores de produção, estoque, compras, finanças, serviços, faturamento e outros departamentos que estão conectados ativamente.

Em relação as vantagens, o uso desse software de gestão empresarial oferece inúmeras, como você pode ver a seguir:

Guia de Otimização de Processos

1. Planejar com facilidade

Já pensou ter facilidade para tomar decisões importantes na sua empresa? Pois é, o Sistema de Gestão Integrado possibilita isso. Esse é o seu maior benefício! O software faz com que você veja rapidamente os indicadores de desempenho da sua companhia e com isso, corrija os erros antes que eles se tornem caros e graves.

Você observa em tempo real a lucratividade do seu produto e as tendências de suas vendas. Este sistema também possibilita planejar os custos para qualquer época do ano baseado nas informações do passado. Isso facilita a segurança na hora de reduzir suas despesas.

2. Otimizar os recursos humanos

Os funcionários é um dos grandes custos para qualquer organização empresarial. E não utilizar todo o potencial de cada um deles é um problema comum entre os empreendedores. O uso de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial diminui a redundância nas informações de cada setor e os erros.

Na organização, cada colaborador é um gestor que precisa de facilidades para ser mais produtivo. Seu funcionário fará o serviço mais rápido se tiver acesso as informações para que possa executar aquela tarefa.

Por exemplo, se você tem um cobrador, ele será mais eficiente se conseguir ver o histórico do cliente que será cobrado, certo?

O Sistema de Gestão, também conhecido como ERP é uma ferramenta que ajuda os colaboradores da empresa a desenvolverem seu talento.

3. Ganhar  tempo

O software mostra de maneira clara as atividades relacionadas a um período, seja por exemplo, as compras, as contas a receber ou a pagar, tudo isso tem prazo para ser cumprido.

Ao ver estes prazos, você garante uma tomada de decisão consciente e ganha tempo para administrar seu negócio.

4. Analisar o desempenho

Uma das grandes características do SGI é que você analisa o desempenho de qualquer setor remotamente. Mesmo se estiver viajando, é possível checar com detalhes as vendas de um período e fazer toda a diferença antes de fechar um novo negócio.

A informação ao alcance a qualquer momento, é uma necessidade básica do empreendedor que toma as decisões por sua empresa.

5. Aumentar o faturamento da empresa

Além do custo da implantação do SGI ser pago mais rápido do que o esperado, depois que o software estiver funcionando, você verá como sua empresa estará mais organizada. E consequentemente, isso aumentará significativamente a produtividade e o faturamento do seu negócio.

Como implantar o software e ter uma boa organização empresarial?

É fácil para o empreendedor pagar o custo da implantação do software de gestão. Ao organizar sua empresa, você terá mais produtividade e faturamento.

No mercado, há bons softwares de gestão empresarial e empresas capacitadas para implantar o sistema. Há software completo, voltado para a gestão da pequena empresa, e a maioria é fácil de trabalhar.

Com certeza, você não terá nenhum problema para mexer no Sistema de Gestão. Um dos exemplos de software fácil de trabalhar é aquele que não precisa de instalação e funciona no seu navegador e em qualquer sistema operacional.

Viu como é importante zelar pela organização empresarial do seu negócio? Agora você já sabe que com um bom Sistema de Gestão Integrado e o suporte de uma empresa especializada no assunto, os problemas relacionados à gestão da sua empresa serão resolvidos, não é mesmo? Investir em um software de gestão empresarial é querer que seu empreendimento cresça organizado e que seja um negócio de sucesso.

Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro desse e de outros assuntos ligados a gestão empresarial? Assine então nossa newsletter.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br