Redes sociais: como se tornar um aliado dessas ferramentas

Escrito em: 27/01/15
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Você sabia que as redes sociais podem ser grandes aliadas da sua empresa? Saber transitar por essas plataformas, fazendo uso de todo seu potencial, pode garantir um aumento significativo no número de clientes para seu estabelecimento e alavancar suas vendas! Mas é preciso saber como usar adequadamente cada uma das redes mais populares — como o Facebook, o Twitter e o Instagram, por exemplo —, já que todas têm funções distintas. Por isso é preciso se informar previamente para usar as redes sociais em seu negócio da melhor maneira possível! Então preste atenção em nossas dicas e coloque sua empresa nas redes sociais agora mesmo! Vamos lá?

Como cada uma dessas redes funciona?

Inicialmente, é preciso observar qual a melhor maneira de se usar uma ou outra rede social em seu negócio. Como seu perfil de usuários é, muitas vezes, bem distinto, assim como o conteúdo que é postado em cada uma delas, vale ter um cuidado maior nessa fase inicial.

O Twitter, por exemplo, caracteriza-se pelos posts rápidos e curtos — os famosos tweets —, de apenas 140 caracteres. Normalmente essa rede funciona de forma mais objetiva, mais direcionada e com a ajuda de links para relacionar os produtos de sua empresa.

O Facebook tem uma aceitação maior para postagens mais extensas, bem como para o uso de imagens. Qualquer empresa nessa rede social pode criar páginas — fanpages — para anunciar seus produtos e serviços. Todos os usuários que curtirem essa página receberão suas atualizações e seus posts. Além disso, no Facebook é possível realizar publicações pagas, nas quais você escolhe o público que quer atingir de acordo com sua localização, faixa etária ou qualquer outro critério que lhe pareça mais relevante.

O Instagram, por outro lado, baseia-se enormemente no conteúdo das imagens postadas. A dica, nesse caso, é fazer um bom tratamento nas fotos antes que elas sejam postadas, já que essas imagens serão as porta-vozes do seu negócio nessa rede!

Quais são as tendências atuais no mercado virtual?

Atualmente, além de postagens e tweets pagos — como é possível se fazer no Facebook e no Instagram, por exemplo —, essas redes sociais permitem uma infinidade de novas oportunidades de negócios para as empresas.

A consolidação de uma marca junto a seu público tem muito a ganhar com o mundo virtual. Além de postagens relacionadas a interesses dos seus consumidores, há uma tendência crescente de captação e prospecção de novos clientes por meio de postagens interessantes e marketing de conteúdo. Usar as redes sociais em seu negócio é assunto sério e faz parte, hoje em dia, de qualquer planejamento publicitário que se preze.

Como as empresas devem se comunicar com seus clientes nas redes?

Cada rede social tem uma forma de funcionamento e formato distintos, o que determina formas de comunicação virtual também específicas. Usuários do Twitter, por exemplo, recebem melhor posts mais diretos, divertidos e com conteúdo inusitado. Essa rede também é utilizada para a realização de promoções-relâmpago, bem como para um rápido atendimento ao cliente.

Os perfis empresariais no Facebook normalmente são utilizados para a postagem de reclamações e outras necessidades mais complexas de atendimento ao cliente. Para isso, é importante que o gestor de sua conta nessa rede social tenha autonomia para resolver com a devida rapidez eventuais problemas de seus consumidores, fazendo-o sempre de forma respeitosa, efetiva e eficiente.

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Qual a melhor forma de divulgar seu negócio nas redes sociais?

Para usar bem as redes sociais em seu negócio, a dica é se atentar para o tipo de público-alvo que você deseja atingir. Procure interagir com essas pessoas, buscar seguidores — seguindo-os também — e aumentar a quantidade de compartilhamentos de seus posts. Como fazer isso?

O segredo aqui está na atenção ao conteúdo. Utilize a língua corretamente — ainda que o discurso seja informal —, procure temas e formas interessantes de contar sua história e observe o que seus concorrentes estão fazendo para não ser apenas mais um em meio à multidão, destacando sua empresa nas redes sociais.

Que tal colocar a mão na massa — e os dedinhos no teclado — e começar agora mesmo a aproveitar os benefícios das redes sociais? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui seu comentário!

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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