Relatórios Gerenciais

Existem uma série de relatórios gerenciais que são extremamente importantes, não só para a mensuração de resultados de sua micro ou pequena empresa, mas também como forma de auxílio nas suas tomadas de decisões. Os relatórios gerenciais permitem que você possa ter uma visão mais ampla sobre a situação de sua empresa e possa planejar-se de forma a evitar dívidas, otimizar suas atividades operacionais e assim aumentar o lucro do empreendimento.

Quer saber mais sobre relatórios gerenciais, a importância que essas ferramentas podem representar para a sua empresa e quais os relatórios gerenciais que podem ser mais relevantes para o seu negócio? Então esse artigo foi feito especialmente para você, siga com a gente! 

O que são relatórios gerenciais?

Relatórios gerenciais são portanto documentos gerados que devem conter as informações mais relevantes sobre os processos que envolvem as atividades de uma empresa. Os relatórios gerenciais devem ter objetivos bastante claros de acordo com a necessidade de cada empresa.

O excesso de informações ou o fato de querer analisar uma grande quantidade de fatores da empresa pode prejudicar esse processo, dificultando o seu entendimento por parte dos empresários, assim como aumentando a margem de erros nos dados. Além dos objetivos, ao se planejar a elaboração de um relatório gerencial, também é preciso definir qual será o método utilizado.

Objetivos dos relatórios gerenciais

Para se definir o objetivo de um relatório gerencial, é preciso ter em mente: o que pretende se analisar a partir das informações contidas nele? Existem diversos fatores que podem ser analisados a partir dos relatórios gerenciais, embora os mais utilizados pelos empresários de uma forma geral, são os relatórios voltados a situação financeira de suas empresas e para o planejamento orçamentário, principalmente.

Os relatórios ligados a avaliação de desempenho podem indicar que talvez seja o momento de contratar novos funcionários para melhorar a produtividade de sua empresa, ou então fazer algumas demissões de colaboradores, que a partir dos dados analisados nos relatórios, verifica-se que o rendimento destes não está sendo satisfatório para a empresa, tendo em conta os gastos com salários os quais você deve arcar.

O que deve conter em um relatório gerencial

Com os objetivos já definidos, o próximo passo é armazenar no relatório as informações realmente importantes para a satisfação destes objetivos. Por exemplo: se você deseja analisar as finanças da sua empresa, é imprescindível que seu relatório contenha informações referentes a todas as movimentações de entrada e saída do seu caixa, contas a pagar e a receber, para que se possa projetar o seu orçamento empresarial, lucratividade do negócio em comparação com diferentes períodos, dentre outras informações…

Já se você deseja analisar a situação de seus produtos, é preciso obter a quantidade atualizada de cada item no estoque, histórico de entradas e saídas por produto, para que então se possa verificar quais deles são mais vendidos no mercado e quais não conseguem trazer o retorno financeiro esperado.

Essas informações podem servir como um auxílio para futuras negociações com fornecedores e também na elaboração de novas estratégias de marketing para aumentar as vendas dos produtos que possuem uma baixa demanda. 

Planilha de controle de estoque gratuita para download

A importância dos relatórios gerenciais para a sua empresa

Os relatórios gerenciais são ferramentas extremamente valiosas para a sua empresa. A partir deles, é possível ter uma visão global de desempenho do empreendimento, mas também individual de cada colaborador, e fazer uma projeção de demanda, dentre outros aspectos essenciais para a gestão do seu negócio

As informações contidas nos mais variados tipos de relatórios gerenciais são extremamente importantes para que você tome decisões estratégias a partir de dados precisos e relevantes, sem espaço para achismos, e com uma visão realista do empreendimento.

Agora vamos falar de uma forma específica a respeito de cada um dos principais relatórios que podem ser utilizados no acompanhamento dos processos de sua empresa:

Relatórios financeiros

Como já falamos anteriormente, os relatórios financeiros são sem dúvidas, os mais utilizados pelas empresas de uma forma geral. Afinal, a falta de um adequado controle financeiro é uma das principais causas de mortalidade dos empreendimentos. A partir dos  relatórios financeiros, é possível enxergar com clareza a situação orçamentária de sua empresa, analisar se existe viabilidade para a realização de novos investimentos e verificar se o seu caixa está preparado para arcar com despesas futuras.

Os relatórios gerenciais financeiros, servem portanto, como um alerta para a sua empresa. Entre os relatórios financeiros, podemos citar alguns que são de grande importância para a mensuração de resultados e controle financeiro do seu negócio: DRE ( Demonstrativo Resultado do Exercício) que mede a lucratividade de sua empresa em determinado período, o relatório de fluxo de caixa que faz um balanço entre todas as movimentações de entrada e saída do seu orçamento, relatório de controle de contas a pagar e a receber e o relatório orçamentário, que é voltado para a projeção tanto das despesas, quanto das receitas, para que se possa planejar o orçamento empresarial em um médio prazo.

Outro relatório financeiro é o de balanço patrimonial. Esse tipo de relatório demonstra como está o patrimônio financeiro de sua empresa, e é absolutamente obrigatório para empresas e sociedades de uma forma geral, com exceção de empresários rurais. O relatório de balanço patrimonial deve conter informações como:

  • Ativos da empresa: são valores referentes a bens e benefícios extras;
  • Passivos: exigibilidades e obrigações;
  • Patrimônio líquido: valor da diferença entre os ativos e passivos da sua empresa;

Existe ainda o relatório de valor real x valor orçado da empresa. Esse relatório nada mais é do que um balanço entre o valor atual do caixa da empresa e o valor projetado a partir do registro das contas a pagar e a receber. Fazer a análise desses valores é essencial para que a sua empresa mantenha o devido acompanhamento do caixa e possa identificar possíveis problemas de falta de capital para arcar com gastos futuros que foram projetados.

O relatório de valor real x valor orçado da empresa é portanto, uma boa maneira para se precaver de possíveis situações de endividamento da sua empresa.

Relatórios de vendas

Esses relatórios possuem como objetivo não só gerenciar todas as vendas realizadas pela a sua empresa em determinado período, como também para fazer uma certa projeção dos negócios futuros, baseado na média de vendas da sua empresa. Os relatórios de vendas possibilita uma visão abrangente a respeito dos mais diversos fatores que envolvem os seus processos de venda: clientes, vendedores, produtos, valores, formas de pagamento e período em que cada venda foi realizada, dentre outras informações…

A partir desses relatórios, é possível comparar a produtividade da sua empresa em um âmbito geral a partir dos números obtidos em diferentes períodos, assim como avaliar os seus funcionários em relação ao cumprimento das metas de vendas estabelecidas.

Relatórios de satisfação

O relatório de satisfação pode ser voltado tanto para verificar o nível de satisfação dos clientes para com a sua empresa, quanto a satisfação dos seus colaboradores propriamente. O relatório de satisfação de clientes é uma espécie de questionário aplicado a um determinado número de clientes da sua empresa, que avaliam fatores como os seus produtos e atendimento, dentre outros.

Esse tipo de relatório é importante para você entender a aceitação da sua empresa perante a clientela e identificar possíveis aspectos que podem ser melhorados. Já o relatório de satisfação dos colaboradores serve para identificar possíveis problemas no ambiente interno da empresa e equívocos no processo de gestão de pessoas. A satisfação dos funcionários possui uma grande influência na produtividade de sua empresa, por isso é importante manter essa avaliação e obter o feedback de sua equipe de colaboradores.

Guia de Gestão de Equipes

ABC de vendas por produtos e por clientes

O relatório ABC de vendas, tem como objetivo categorizar todas as vendas realizadas pela sua empresa tanto em relação aos produtos mais e menos vendidos, quanto aos clientes mais compradores. Esses relatórios possuem grande importância a medida em que trazem uma visão mais aprofundada sobre quais os produtos possuem uma maior relevância no mercado, possibilitando um maior direcionamento e prioridade na negociação com fornecedores e na gestão de estoque.

Relatórios de crescimento empresarial

Os relatórios de crescimento são mais complexos, pois analisam a evolução da sua empresa de uma forma geral, analisando diversos fatores, tais como: aumento do número de clientes e vendas, maior engajamento dos clientes com as estratégias de marketing, aumento do número de leads e acessos as redes sociais da empresa, aumento da variedade de produtos no estoque, variação do orçamento empresarial, dentre outros importantes aspectos.

Como fazer os relatórios gerenciais de sua empresa?

Estes relatórios até podem ser feitos a partir de um registro manual em agendas ou em planilhas do excel. Mas a verdade, é que esse processo pode tomar muito o seu tempo e da sua equipe de colaboradores, assim como apresentar chances de erro maiores do que a geração de relatórios a partir de um sistema totalmente online de gestão empresarial, como o eGestor, por exemplo.

A partir do software, você só possui a responsabilidade de armazenar as informações da sua empresa, que o sistema realiza a geração dos mais diversos relatórios de uma forma completamente automatizada. 

Quer testar o sistema gratuitamente durante 15 dias? Basta acessar o site!

Por Gabriel Pfeifer, em 16/11/2017

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

 

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br