Relatórios Gerenciais

DRE, fluxo de caixa projetado, ABC de produtos vendidos, comissões de venda, estoque mínimo… Estes são apenas alguns dos muitos relatórios gerenciais que são importantes para a mensuração de resultados e planejamento de qualquer empresa. A partir de um sistema de gestão online, é possível ter acesso a estes e outros indicadores a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de instalação em um servidor específico.

Empresas que armazenam dados gerenciais em planilhas e não utilizam um sistema informatizado, possuem muito trabalho para elaborar esses relatórios e até mesmo podem vir a precisar do auxílio de um contador em meio a dificuldade de interpretar uma grande quantidade de números referentes ao negócio. Com a integração entre os dados cadastrados no sistema de gestão empresarial, a ferramenta gera relatórios de forma totalmente automatizada.

A partir de relatórios como fluxo de caixa projetado, que se baseia em todas as futuras contas a pagar e a receber, e relatórios de comissionamento de venda, dentre outros, é possível planejar o orçamento empresarial com muito mais precisão, pois será possível preparar adequadamente o orçamento para arcar com essas despesas futuras e também prever recebimentos.

Quer saber outras vantagens de implementar um sistema emissor de relatórios gerenciais em sua empresa? Então siga com a gente neste artigo!

1- Conexão entre os dados armazenados

Ao implementar um software de gestão empresarial, você precisa apenas cadastrar as informações que desejar referentes a sua empresa. Tais como transações de compras e vendas de produtos, receitas e despesas dos mais variados tipos. E cadastrar a sua base de clientes e fornecedores, dentre outros processos. 

Com os dados devidamente cadastrados na ferramenta, essas informações “conversam” entre si e fornecem a geração de relatórios automatizados. Com todas as receitas da empresa cadastradas, o sistema identifica automaticamente as receitas oriundas das vendas especificamente e aquelas receitas geradas por outros centros de custo. Da mesma forma ocorre em relação às despesas.

Ao registrar compras e vendas, esse tipo de ferramenta oferece informações detalhadas a respeito dessas movimentações, informando os produtos mais e menos vendidos a partir do relatório ABC de vendas por produtos, que também ordena os itens vendidos de acordo com a margem de lucro obtida.

É um relatório essencial também no processo de planejamento de estoque. Pois indica os produtos que possuem maior demanda e que não podem em hipótese alguma atrasar suas reposições no estoque. Da mesma forma, o relatório ABC de produtos mostra os produtos que não possuem tanta saída. E, sendo assim, não necessitam de uma reposição tão imediata.

Outro relatório de extrema importância, que também é gerado com integração de dados, é o ABC de vendas por clientes. Que possui o objetivo de classificar os clientes mais e menos ativos da empresa. Tanto em termos de volume de compras, quanto em relação ao faturamento gerado.

2- Melhoria na gestão financeira

Acompanhar os relatórios de fluxo de caixa por meio de um sistema informatizado, é bem mais fácil do que utilizar planilhas ou cadernos. O fluxo de caixa é absolutamente essencial para a estabilidade de qualquer empresa. Um fluxo de caixa desequilibrado é sinal de que a sua empresa não está gerando bem. Não gerando recursos o bastante para arcar com as despesas.

Manter um acompanhamento referente às movimentações de entrada e saída de caixa do orçamento empresarial, é um processo que pode ser trabalhoso se realizado manualmente e se não for utilizado um sistema de controle financeiro. Esse tipo de sistema lhe mostrará o extrato completo do fluxo de caixa da empresa em um determinado período. E, a partir do relatório de fluxo de caixa projetado, lhe proporcionará uma visão futura do seu orçamento. Isso, a partir de contas a pagar e a receber, que ainda se encontram pendentes.

3- Acesso ao DRE de uma forma simplificada

O relatório de Demonstrativo Resultado do Exercício ou simplesmente DRE, é um dos relatórios mais importantes para a mensuração de resultados de qualquer negócio, pois é a partir do DRE que o empresário consegue identificar se o seu negócio está ou não obtendo lucro.

Um alto volume de vendas não necessariamente significa que a empresa está sendo lucrativa, pois os preços de venda podem não ser suficientes para cobrir os preços de custo. Apesar de ser um relatório de extrema relevância, o DRE não é um documento fácil de ser elaborado, pois envolve uma série de dados como custos de mercadorias vendidas, receita líquida e receita bruta, despesas financeiras e despesas operacionais, dentre outros.

Sendo assim, um sistema emissor de relatórios gera este documento sem nenhuma dificuldade e com clareza e precisão de informações. 

4- Maior detalhamento de suas vendas

Um sistema de gestão empresarial possibilita relatórios bastante aprofundados em relação a todas as vendas de sua empresa. O relatório de vendas detalhadas permite analisar cada venda especificamente, por exemplo. E, em relação ao preço de custo e preço de venda de uma determinada mercadoria que foi comercializada. Outra vantagem desse tipo de ferramenta é a facilidade no cálculo dos valores de comissionamento por vendedores.

5- Conciliação bancária

A conciliação bancária é outro relatório gerencial que pode ser emitido por um sistema de gestão. É um relatório importante. A medida que, diante da correria do dia a dia, muitos empresários cometem erros no controle financeiro interno de seus negócios. Ou mesmo, acabam preenchendo dados de uma forma equivocada.

Nessas situações, o extrato bancário real da empresa e o extrato obtido internamente apresentarão incompatibilidades. Portanto, este é o grande objetivo do relatório de conciliação bancária. Realizar uma comparação entre o saldo real da empresa e o saldo obtido no controle financeiro interno. De forma a identificar equívocos e assim ter uma visão sem distorções do orçamento empresarial.

A partir de uma ferramenta informatizada de gestão como o eGestor, este processo pode ser realizado por meio do arquivo OFX, que é uma ferramenta que possibilita a integração de dados bancários com um determinado sistema.

6- Otimização do controle de estoque

Tomar decisões referentes a aquisição de produtos para o estoque e analisar a rotatividade desses produtos. Essas são tarefas que se tornam amplamente facilitadas com o auxílio de um sistema de gestão empresarial. Já que proporciona diversos relatórios sobre o estoque da sua empresa.

O relatório de estoque mínimo por exemplo, mostra a lista de produtos que se encontram em uma quantidade unitária abaixo daquela definida inicialmente como sendo necessária para atender a demanda. É um relatório que indica o momento certo de solicitar uma nova compra junto a seus fornecedores. E assim não ficar com produtos em falta no estoque.

Os relatórios de estoque em data específica e histórico de movimentação por produto, mostram todas as movimentações de entrada e saída de um produto do estoque em determinados períodos. Outro relatório de extrema importância é o de sugestão de compra. Com a integração entre vendas e estoque, um sistema como o eGestor analisa o histórico de vendas da sua empresa. E também, sugere a compra de um determinado produto. Isso para que você possa atender a demanda suficientemente até um determinado período.

eGestor

O eGestor é um software de gestão empresarial totalmente fácil e online. O sistema emite uma série de relatórios gerenciais e possibilita uma gestão integrada de sua empresa em uma só ferramenta. Assim, controle suas finanças, gerencie o seu estoque, cadastre seus clientes, emita notas fiscais eletrônicas e boletos bancários, e muito mais! Isso tudo de uma maneira fácil e rápida.

Os primeiros 15 dias de testes na ferramenta são totalmente gratuitos. Então, basta acessar o site e começar agora mesmo sem nenhum tipo de compromisso.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br