portal do empreendedor sebrae

A presença do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) no Rio Grande do Sul começou no ano de 1972. Desde 2003, o Sebrae RS tem prestado serviços de uma forma mais ampla, tanto para resolver os problemas individuais dos clientes, quanto para atender de uma maneira coletiva, de acordo com as diferentes necessidades de cada região do estado.

Setores do Agronegócio, Indústria da Moda, Metalmecânico e Turismo recebem prioridade devido a grande representatividade que possuem no Rio Grande do Sul. O foco nestes setores tem aumentado o número de empresas atendidas pelo Sebrae RS. Saiba alguns dos projetos do Sebrae voltados para o Rio Grande do Sul.

Indústrias

A Mercopar é a maior feira de subcontratação e inovação industrial da América Latina, que é realizada desde 1992 pelo Sebrae RS. A feira é destinada aos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem e o setor de plástico e serviços industriais.

A Mercopar representa a qualidade do setor metalmecânico, a evolução e eficiência da atividade industrial, além de ser um indicador do mercado, tornando-se assim um local perfeito para expandir as inovações e alavancar o nível de competitividade dos mais variados empreendimentos dos ramos citados acima.

A opção pelo Rio Grande do Sul para a realização da Mercopar por parte do Sebrae, se da por ser um estado fronteiriço, com uma posição geográfica privilegiada entre os países do Mercosul. Outros fatores preponderantes são a economia bastante diversificada que o estado possui, com empresas de grande relevância mundo afora, além do fato de a cidade de Caxias do Sul concentrar o segundo maior polo metalmecânico do Brasil e também ser um dos maiores da América Latina. 

Comércio e serviços

Neste segmento de mercado, o Sebrae RS atua de forma a aumentar a competitividade e desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do ramo. O Sebrae fornece produtos de acesso a mercado para as empresas do estado, crédito, qualificação, além de prestar serviços de consultoria, dando destaque para empresas que atuem em rede de cooperação, que sejam prestadoras de serviços e que façam parte da cadeia de turismo do Rio Grande do Sul.

Micro e pequenas empresas

A partir de uma experiência de sucesso do Sebrae RS com o governo do estado, que foi o Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas, que durante o período de 3 anos circulou mais R$ 102 milhões para o crescimento de micro e pequenas empresas gaúchas, surgiu o programa “Compra cidade” que tem como objetivo criar a aproximação dos micro e pequenos negócios entre o campo e a cidade, de forma a criar possibilidades o desenvolvimento e fortalecimento da economia gaúcha.

Agronegócio

Um forte segmento de mercado no Rio Grande do Sul, o Agronegócio possui diversos projetos desenvolvidos pelo Sebrae RS, que atua por meio tanto de projetos coletivos, quanto para satisfazer necessidades individuais dos produtores rurais das mais variadas cadeias produtivas, tais como bovinocultura de corte e de leite, ovinocultura, fruticultura, agroindústria, dentre outras…

Os projetos do Sebrae RS para este ramo são voltados especialmente para a melhoria dos métodos de produção, com investimento e inovação tecnológica para os produtores rurais, além de também agregar a mercadorias prioritárias do agronegócio, de forma a otimizar e aumentar a competitividade empresarial, e estabilizar os negócios rurais, mantendo a sua rentabilidade e lucratividade.

Mesmo com a inovação e investimento tecnológico no setor, os projetos do Sebrae RS para o agronegócio prezam pelo desenvolvimento sustentável. Um exemplo é a instalação do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuárias em diversas propriedades rurais gaúchas, como um recurso para aumentar a produtividade. Este programa está em fase de concretização pelo Sebrae RS.

Outro programa voltado para o desenvolvimento dos produtores rurais no Rio Grande do Sul é o “Juntos para competir” em parceria do Sebrae com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a FARSUL (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul).

Prefeito empreendedor

Como uma forma de reconhecer os melhores projetos municipais para o desenvolvimento do empreendedorismo local através de políticas públicas para micro e pequenas empresas, o Sebrae criou o projeto “Prefeito empreendedor”, o qual municípios de todo o Brasil podem se inscrever gratuitamente e participar. 

O Sebrae RS presta serviços de consultorias para as prefeituras dos municípios do estado para ajudar no processo de preenchimento do cadastro e informar sobre o regulamento do Prêmio. Existem várias categorias no prêmio, as quais são:

  • Melhor Projeto Estadual
  • Lei Geral Implementada
  • Compras Governamentais
  • Desburocratização
  • Pequenos Negócios no Campo
  • Novos Projetos
  • Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos

As prefeituras que obtiverem resultados satisfatórios nas categorias ganham selos de prefeituras empreendedoras e os projetos vencedores em cada etapa irão disputar a grande final nacional, em Brasília.

Lei Geral

Sancionada em 2006, a Lei Complementar 123, também conhecida como a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas engloba temas de incentivos, desburocratização e desoneração das micro e pequenas empresas. Com o esforço do Sebrae RS, 450 dos 497 municípios aprovaram a Lei em suas legislações municipais.

Código de ética Sebrae RS

O código de ética do Sebrae RS contempla uma série de valores imprescindíveis que servem como base para a atuação profissional no estado. No código de ética do Sebrae RS, os empresários irão receber diversas orientações sobre as atitudes e as condutas que devem ser seguidas pelos colaboradores de uma empresa em relação a fornecedores, clientes e com o governo. O código de ética auxilia no processo de gestão empresarial, otimizando o desempenho e clima organizacional das empresas.

Sebrae Pocket

A coleção Sebrae Pocket é uma série de cinco vídeos voltados para os interesses dos Microempreendedores individuais, cinco vídeos para microempresas e outros cinco vídeos voltados especialmente para pequenas empresas. Os vídeos possuem conteúdos importantíssimos para a administração empresarial, como dicas de finanças, marketing e gestão de recursos humanos.

Cidades que possuem unidades de atendimento do Sebrae RS

Atualmente as cidades que possuem unidades de atendimento do Sebrae no Rio Grande do Sul, são:

  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Canoas
  • Caxias do Sul
  • Erechim
  • Frederico Westphalen
  • Gravataí
  • Ijuí
  • Lajeado
  • Novo Hamburgo
  • Passo Fundo
  • Pelotas
  • Porto Alegre
  • Rio Grande
  • Santa Cruz do Sul
  • Santa Maria
  • Santa Rosa
  • Santana do Livramento
  • Santiago
  • Santo Ângelo
  • São Borja
  • São Gabriel
  • São Leopoldo
  • Uruguaiana
  • Vacaria

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS

O médico veterinário Carlos Rivaci Sperotto, gaúcho de Palmeiras das Missões, tem uma ampla atuação e representatividade no agronegócio estadual e nacional.

Produtor de soja, milho, trigo e sementes de forrageiras, e também criador de ovinos de carne e bovinos de leite, Sperotto além de presidir o Conselho Deliberativo do Sebrae RS, também é presidente da Federação da Agricultura da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, a FARSUL, do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR RS, do Conselho de Administração da Casa Rural – Centro do Agronegócio, além de ser vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), onde também é presidente da Comissão Nacional de Crédito Rural e a Comissão Nacional do Mercosul.  

Para saber mais informações, acesse o portal do Sebrae RS. Conheça o eGestor, o software de gestão totalmente online para micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br