5 dicas para escolher o sistema de controle de vendas ideal para a sua empresa

Como você controla as vendas na sua empresa? Você sabia que um sistema de controle de vendas automatiza várias rotinas, simplifica processos e emite relatórios completos que ajudam nas tomadas de decisão? Para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu negócio montamos esse texto. Então, confira as 5 dicas imperdíveis na hora de escolher o sistema ideal para a sua empresa.

Gerenciar uma empresa é um grande desafio. muitas vezes, os gestores ficam perdidos no meio de muitos números e relatórios vagos. Além, de perderem muito tempo para encontrar essas informações tão importantes.

Aqui, um sistema de controle de vendas é vital para o crescimento de um negócio. Assim, o empresário pode ter confiança de que está no caminho certo ou precisa repensar alguns pontos. Mas o que avaliar na hora de escolher o software perfeito?

Mapeie as necessidades da sua empresa

Esse é um passo muito importante na hora de eleger o sistema de controle de vendas perfeito para o seu negócio.

Entenda primeiro quais são as suas necessidades e como a sua operação funciona no dia a dia. Afinal, cada empresa tem as suas particularidades e é muito importante você, gestor ou empresário, conhecê-las a fundo. Com essas informações, fica mais fácil procurar o melhor software.

Vamos a um exemplo: você controla a sua empresa remotamente e precisa ter acesso a essas informações de diferentes locais. O ideal é contar com um sistema de controle de vendas na nuvem e que possa ser acessado de qualquer lugar, não é mesmo?

Outro ponto é analisar se o sistema é intuitivo e fácil de usar. Peça demonstrações das rotinas mais importantes na sua empresa para verificar a facilidade e rapidez com que são executadas.

E os relatórios gerados? Eles atendem às necessidades do seu negócio? São essas informações que você precisa para sentir segurança na hora de tomar decisões que impactam na operação?

Atente-se a todos esses fatores, assim o sistema de controle de vendas irá trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Banner Planilha de Fluxo de Caixa

Visão completa dos seus produtos e clientes

Para uma boa gestão de vendas e o desempenho de um plano de ação assertivo, ter em mãos dados confiáveis sobre os períodos anteriores faz toda a diferença. Não é mesmo? Dessa forma, gestores e empresários conseguem pensar com mais segurança nas estratégias, prever sazonalidades e comportamentos dos seus clientes.

Um sistema de controle de vendas bom faz isso para você. E também entrega esses relatórios completos dentro do período de tempo que você precisa. Graças a esse software, é possível identificar diversos dados. É possível identificar, por exemplo, os seus produtos mais e menos vendidos, em qual época do ano determinado produto sai mais, quais itens trazem mais lucratividade, etc.

Assim como conseguem identificar informações relevantes que ajudam na hora de decidir onde focar os investimentos. Como, por exemplo, de marketing, ou quais produtos abastecer no estoque, quais produtos devem ficar na vitrine. Assim como muitas outras decisões que esses profissionais precisam tomar no dia a dia.

Além disso, um sistema de controle de vendas também ajuda a traçar um perfil dos seus melhores clientes. Qual o seu ticket médio, quais clientes compram mais e trazem mais faturamento. A partir dessas informações, você consegue desenhar o perfil ideal do consumidor e focar seus esforços nesse tipo de cliente.

Avaliação da sua equipe de vendas

Avaliar o desempenho do seu time de vendedores e analisar a produtividade de cada colaborador, são pontos muito importantes no trabalho de um gestor de vendas. E um sistema de controle de vendas ideal traz esses relatórios completos para facilitar muito o seu dia a dia.

Com essas informações em mãos, os gestores podem, além de tomar decisões mais assertivas, traçar o perfil do vendedor ideal a partir da análise da performance dos melhores funcionários. Além de usar o comportamento e a forma de trabalhar desses colaboradores como exemplo nas conversas com os demais vendedores.

Com um perfil ideal de vendedor, torna-se mais fácil fazer futuras contratações e reduzir a rotatividade, por exemplo.

Some-se a isso outros benefícios de um sistema de controle de vendas. Como, por exemplo, conseguir organizar melhor a atuação e as responsabilidades de cada pessoa da sua equipe de vendas. Esse dado é conseguido a partir do seu desempenho individual, assim é possível fazer projeções para os próximos meses com mais segurança.

Por exemplo, se você sabe que seu melhor vendedor entrará de férias, é o momento de incentivar a equipe a dar o seu melhor para que a lucratividade do negócio não caia.

Banner eBook Fluxo de Caixa

Integração com outros módulos e soluções

Um sistema de controle vendas é importante, mas o ideal é que ele converse com outros departamentos da sua empresa. Desta maneira, você consegue ter uma visão completa do seu negócio.

Por isso, procure um software completo e robusto que agregue ainda outras soluções ao seu dia a dia. Como controle de fluxo de caixa, acompanhamento de estoque, emissão de nota fiscal, etc.

Dessa forma, você possui uma ferramenta perfeita para a sua empresa em um único local, com integração das informações e a geração de relatórios mais robustos e com dados mais completos.

Isso ajuda muito no momento de tomar decisões e encontrar problemas na sua operação. Para que, quando eles acontecerem, possam ser identificados e resolvidos no menor intervalo de tempo.

Conheça a empresa e o suporte que ela oferece

Por fim, uma dica que vale para qualquer negócio: conhecer a empresa que irá fornecer o sistema e como é o seu pós-venda. Pesquise sobre a reputação da empresa na internet, converse com outros clientes, verifique quais canais de atendimento ela disponibiliza, como ela ensina a mexer no software, etc.

Todos esses são pontos importantes, principalmente porque, caso você precise de suporte ou ajuda com o seu sistema de controle de vendas durante a utilização, é fundamental contar com uma empresa preparada para isso e com uma equipe apta a orientá-lo da melhor forma.

Agora que você já conhece a importância e conferiu dicas imperdíveis na hora de escolher um sistema de controle de vendas para a sua empresa!

Teste grátis o eGestor por 15 dias!

Banner eGestor

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br