O povo brasileiro é um dos mais empreendedores do mundo! Segundo o estudo Global Entrepreneuship Monitor, realizado recentemente pela Babson College, o Brasil se encontra entre os dez países que mais investem na livre iniciativa, ao lado da China, dos Estados Unidos e da Alemanha. Por outro lado, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) aponta que 50% das empresas brasileiras fecham as portas após 3 anos em operação.

Não é difícil perceber que, apesar de sermos um país bastante frutífero quando o assunto são os negócios, ainda nos falta maturidade gerencial. É por esse motivo que a utilização de softwares de gestão se torna cada vez mais importante. Automatizar os processos internos, controlar informações e monitorar o desenvolvimento da empresa é um dever do empreendedor, afinal de contas, quanto mais precisão tiver nos dados obtidos, mais qualificadas serão as suas decisões.

Por esse motivo, a equipe do Egestor resolveu abordar os principais motivos para a sua empresa adotar agora mesmo esse tipo de software na rotina da gestão. Confira a seguir!

software gestao

Gestão financeira: tornando a empresa sustentável

O Sebrae aponta a falta de planejamento e a desorganização financeira como dois dos principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas tão precocemente. Ao adotar um software de gestão na área financeira, o empreendedor terá controle total dos recursos que entram e que saem da empresa, podendo também gerí-los de forma estratégica.

Assim, é possível delimitar áreas em que existem desperdícios, realizar projeções de caixa para os meses seguintes, além de desenvolver todo o planejamento financeiro, de modo que o capital de giro e todas as necessidades estejam bem definidos no futuro.

Guia de Otimização de Processos

Gestão de estoques: reduzindo prejuízos

Não podemos nos esquecer que os estoques também fazem parte dos desafios encontrados pela gestão, principalmente na área do comércio. Não são raros os casos em que os estoques são comprados em excesso, gerando prejuízos por conta de depreciação de produtos, ou comprados em escassez, impactando diretamente no quadro de vendas da empresa.

Ao controlar os estoques com precisão através de softwares destinados especificamente para essa tarefa, o empreendedor reduz ao máximo esses prejuízos financeiros, realizando compras sob medida.

Gestão de tarefas: mais controle da empresa

Delegar é uma tarefa rotineira e faz parte do crescimento de qualquer empreendimento. Por isso, é preciso acompanhar o desenvolvimento de cada setor, através do estabelecimento de metas e objetivos claros. Com um software de gestão o empreendedor conseguirá fazer esse monitoramento sem precisar estar o tempo inteiro presente, recebendo relatórios das equipes e delegando de acordo com as suas necessidades, de forma mais rápida e direta.

Não podemos nos esquecer de que existem várias outras finalidades para os softwares de gestão, que vão desde a emissão de notas fiscais eletrônicas até a elaboração de ordens de serviço. Utilizar esse tipo de ferramenta não é mais apenas um capricho, mas sim uma necessidade para que a empresa se torna competitiva e consiga oferecer os melhores preços, serviços e produtos aos consumidores.

Você já faz o uso de softwares de gestão no seu empreendimento? Quais têm sido os benefícios? Fique à vontade para comentar logo abaixo! Não se esqueça de acessar o nosso blog para mais novidades!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br