sistema de controle de estoque

A partir da utilização de um software financeiro você possui um controle mais assertivo das finanças de sua empresa, com dados mais precisos para as suas tomadas de decisões, além de gerenciar com muito mais eficiência os prazos de todas as suas contas a pagar e a receber.

Essa ferramenta reduz consideravelmente a ocorrência no processo de erros no registro e análise das movimentações financeiras da sua empresa se comparada a utilização de ferramentas manuais nesta tarefa, como cadernos, agendas ou planilhas eletrônicas, sem contar o tempo que será gasto com essas ferramentas mais tradicionais.

Um software financeiro integra as informações de todas as áreas da empresa em uma única ferramenta, ao contrário do processo manual que exigem o controle de cada setor individualmente, para facilitar a organização.

A partir de um software financeiro é possível controlar o estoque de uma forma ágil e automatizada, e assim tornar mais fácil a identificação dos produtos que se encontram em falta e devem ser solicitados junto aos fornecedores, bem como os que estão em excesso.

Por mais que você insista em não utilizar um sistema informatizado para o controle dos mais diversos processos que envolvem a sua empresa e siga utilizando métodos menos tecnológicos, estas ferramentas são muito limitadas e não darão conta de um volume maior de informações decorrentes do possível crescimento do seu negócio.

Acredite, mais cedo ou mais tarde você vai precisar de um software financeiro para a sua empresa. Quanto mais cedo você começar a utilizar essa ferramenta, menor será o retrabalho de transição de informações de um sistema para outro.

Um software financeiro portanto, é essencial para otimizar os mais variados processos que envolvem a gestão de sua empresa. A seguir, vamos listar alguns requisitos para você levar em conta na hora de escolher um software financeiro que seja eficiente e consiga atender as necessidades da sua empresa de uma forma satisfatória:

1- Emissão de nota fiscal eletrônica

Um software financeiro que seja também um emissor de nota fiscal eletrônica, possibilita com que você unifique as funções de controle financeiro e o de emissão de nota fiscal eletrônica em um único sistema.

O processo de emissão de nota fiscal eletrônica, atualmente é obrigatório para todas as empresas, com exceção de micro-empreendedores individuais, profissionais autônomos, freelancers e empresas que vendem para o consumidor final diretamente. Estas últimas possuem a opção de escolher entre a emissão da nota fiscal física ou eletrônica.

No caso dos empresários que possuem obrigatoriedade em relação a NF-e, contar com um software financeiro que realize este processo, faz com que não se tenha a necessidade de contratar um sistema emissor específico, voltado exclusivamente para as notas fiscais.

Um software financeiro que emite nota fiscal eletrônica, traz uma redução de custos e uma maior praticidade para a sua empresa, já que não é necessário contratar um sistema específico para emitir as suas notas. 

Ebook Nota Fiscal Eletrônica

2- Boletos bancários

Muitos clientes preferem efetuar os seus pagamentos por meio de boletos bancários. Atualmente, estima-se que mais de 50 milhões de boletos sejam utilizados nas redes bancárias em todo o Brasil. Os boletos bancários apresentam uma série de vantagens se comparadas a outras opções de pagamento, tanto para quem paga, quanto para quem recebe.

Todas as informações de pagamento apresentadas visualmente no papel, passam uma sensação de segurança para quem vai efetuar os pagamentos, além de as taxas de utilização por parte das empresas serem consideravelmente mais baixas se comparadas as operadoras de cartão de crédito.

Sendo assim, contar com um software financeiro que possibilite a geração e emissão de boletos bancários diretamente pelo seu sistema, traz uma grande agilidade tanto para a sua empresa, quanto para o cliente.

3- Conciliação bancária

Um software financeiro que possibilite a integração dos dados registrados no sistema com a conta bancária utilizada pela sua empresa a partir da importação do arquivo OFX, possibilita que todos esses dados possam ser conciliados, processo que este que é chamado de conciliação bancária.

A conciliação bancária é extremamente essencial para o controle financeiro de qualquer empresa. Por meio deste processo, é possível verificar incompatibilidades entre as informações registradas no sistema de controle financeiro interno, com o extrato real da conta bancária da empresa.

Realizar a conciliação bancária sem o auxílio de um software informatizado, é um processo extremamente trabalhoso e que apresenta uma chance de erros muito maior. 

4- Sistema em nuvem

Com a utilização de um software financeiro que possua a sua operação em nuvem, isto é, que pode ser acessado de uma forma totalmente online e que não necessita de instalação em um servidor específico, você pode acessar as informações gerenciais da sua empresa a partir de qualquer local em que estiver.

Basta um computador, tablet ou smartphone e uma boa conexão a internet. 

5- Projeção de fluxo de caixa

Com um software financeiro que possibilite a geração de relatórios referentes ao fluxo de caixa da sua empresa, você pode analisar não só o histórico de movimentações de entrada e saída do seu orçamento empresarial, como também projetar futuras contas a pagar e a receber, possuindo assim um melhor entendimento da sua situação financeira dentro um determinado período. 

6- Integração de dados

Um software financeiro integrado, isto é, que unifique as informações referentes aos mais variados departamentos da sua empresa, você poderá possibilitar o acesso aos mais variados gestores da empresa e assim não só aumentar a produtividade, como também tomar decisões em conjunto com a sua equipe de uma forma muito mais ágil e prática. 

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

7- Centros de custo

Um software com centros de custo, é essencial para otimizar a gestão financeira de seu empreendimento. Com a opção de organizar as movimentações financeiras de sua empresa por centro de custo, é possível controlar as finanças de cada departamento organizacional de uma forma independente e direcionar os recursos de acordo com a necessidade de cada setor. 

8- Plano de contas

A partir de um software financeiro com um plano de contas, você pode gerenciar todas as contas a serem pagas ou recebidas por sua empresa e assim não perder nenhum prazo de vencimento, além de identificar com clareza a origem de cada uma dessas contas.

Ter um adequado controle de todas essas movimentações, é essencial para projetar o seu orçamento empresarial futuramente e assim se precaver de forma que não falte recursos para arcar com as despesas em um determinado período. 

9- Relatórios gerenciais

Com um software gerador de relatórios gerenciais automatizados, é possível enxergar a situação financeira do seu negócio de uma forma muito mais abrangente.

A partir de relatórios como DRE, fluxo de caixa futuro, ABC de vendas por produtos e por clientes, dentre outros,  você terá dados concretos para embasar o processo de tomadas de decisões empresariais e reduzir consideravelmente a ocorrência de erros na gestão financeira.

10- Suporte via multicanais

Por mais simples que possa ser a utilização de um software financeiro, algumas dúvidas relacionadas a utilização de determinadas ferramentas do sistema sempre podem surgir.

Diante destas situações, é essencial que a empresa contratada de software financeiro ofereça um serviço de suporte pelos mais variados canais: chat, telefone, e-mail ou vídeo-conferência, por exemplo, de forma a solucionar as suas dúvidas de uma forma ágil e de acordo com as suas preferências. 

11- Cadastro de clientes e fornecedores

Um software financeiro que também possibilite o cadastro da sua rede de clientes e fornecedores, permite que você identifique com clareza os clientes que geraram um maior faturamento para a sua empresa e também possa acompanhar todas as solicitações de compra realizadas com seus diferentes fornecedores, além de cadastrar as mais variadas informações referentes a sua rede de contatos.

eGestor

O eGestor é um sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online. O sistema possibilita o cadastro de todas as suas compras e vendas e o controle de estoque automatizado a partir destes registros.

Além destas possibilidades, o eGestor possibilita a geração de diversos relatórios gerenciais para a avaliação financeira da sua empresa, e também permite a emissão de NF-e e boletos bancários para seus clientes. Quer testar na prática essas e outras funcionalidades do sistema de uma forma totalmente gratuita por 15 dias? Acesse o site e comece agora mesmo!

Por Gabriel Pfeifer, em 08/05/2018

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br