Transformação digital: o que é, pilares, benefícios e mais

Escrito em: 31/01/22
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A transformação digital está presente nos mais diferentes aspectos das vidas das pessoas. Se antes a convivência em sociedade era marcada por hábitos e costumes que levavam décadas para serem estabelecidos, hoje, muitos deles estão sendo transformados simplesmente com a presença do smartphone na rotina.

Exemplos não faltam. Eles vão desde o envio de uma mensagem rápida no WhatsApp, que substitui as tradicionais cartas e ligações telefônicas, até tarefas mais complexas, que agora podem ser feitas no Google Apps for Work, por exemplo, eliminando a necessidade de encontros presenciais.

É nesse sentido que é preciso pensar na transformação digital para PME. A tendência é que ela prossiga e fique cada vez mais forte, forçando as organizações a se adaptarem. Saiba mais na sequência e garanta seu espaço no futuro.

O que é transformação digital?

A transformação digital é uma atualização da empresa para meios digitais. Ou seja, empresas que nasceram antes da internet e que até então guardavam informações em arquivos, vão gradativamente transformar seus processos em digitais e online.

Mas, a transformação digital não é apenas para transformar arquivos físicos em digitais. O uso de smartphones, por exemplo, faz parte dessa transformação. Com o uso dos mesmos e aplicativos de gestão empresarial, vendedores podem registrar suas vendas até mesmo fora do local físico da loja.

Além disso, ela também é uma mudança na mentalidade, tanto da empresa no geral, como dos colaboradores e donos. É preciso ouvir os clientes e fazer o máximo para que uma compra seja o mais simples possível.

O que levou a transformação digital?

Nos últimos anos tivemos diversos avanços tecnológicos significativos. E cada dia mais essas tecnologias fazem parte do nosso dia a dia. Há alguns anos, smartphones eram raros e só quem tinha muito poder aquisitivo podia comprá-los. Hoje, eles estão cada vez mais acessíveis.

Dessa forma, quem não se utiliza dessas tecnologias, acaba ficando para trás. E é justamente para continuar no mercado que empresas acabam realizando a transformação digital.

Transformação digital

Quais os pilares da transformação digital?

Competição

Tudo mudou, não seria a sua concorrência que continuaria igual.

Com o aumento do acesso a internet, as compras online também cresceram. Quem antes tinha medo de fazer compras pela internet, hoje as faz tranquilamente. E isso não é apenas para específicos. Inclusive compras de supermercado podem ser feitas pela internet, e com recorrência.

Assim, também surgiram os marketplaces. Eles agrupam diversas lojas em uma plataforma. Assim, muitas vezes nem se sabe de onde está comprando, mas é possível ver a melhor oferta, realizar o pagamento e definir a entrega sem sair da página.

Cliente

O cliente é o mais importante. Não estamos dizendo que ele está sempre certo, mas se você não agradar os seus, como venderá?

O conceito de ouvir ainda mais a opinião do cliente é algo relativamente novo na transformação digital. Assim, foram criadas profissões que entendem o que o cliente busca e como agradá-lo. Entre elas estão o UX, que é a experiência do usuário, ou seja, entender como o seu site mais agrada o público.

Dessa forma, é necessário entender a jornada do cliente e o que ele busca ao fazer uma compra.

Inovação

Inovação é um dos pilares mais importantes da transformação digital. É através dela que se pode realmente fazer algo novo.

Mas, aqui, quando falamos de inovação, estamos falando especificamente do produto. Assim, é necessário um processo de conhecimento, que engloba experimentação com o produto, testes e validação.

É a partir disso que se sabe o que funciona melhor para vendas e o que realmente não é indicado. E, com a transformação digital, esses processos são mais baratos e mais rápidos.

Com isso, também podem ser criados produtos realmente inovadores, como, por exemplo, a Netflix. O que era impensável alguns anos atrás.

Dados

Hoje os dados são alvo de muitas conversas. Tanto que, em 2018, foi criada no Brasil a LGPD. Ela foi inspirada na GPDR, lei europeia de proteção de dados, o que mostra que essa não é uma questão brasileira apenas.

Essas legislações são criadas porque tudo que uma empresa digital quer são eles: seus dados. Eles acabam sendo a maior fonte de ativos de diversas empresas. Isso acontece porque com esses dados é possível entender o que o cliente faz, quando o cliente e porque.

Esses algoritmos são extremamente mais eficientes que pesquisas, por exemplo.

Valor

Aqui não estamos falando de valores financeiros, mas sim, como um produto ou negócio serve para o cliente, como ele gera um um valor.

Esse também é um ponto sobre a inovação de um produto. De que adianta um produto ser inovador se ele não supre nenhuma necessidade?

É importante estar atento que esse valor pode mudar. Com a pandemia pudemos ver que esse valor é mutável, o que antes era de muito valor, hoje pode não ser mais.

Negócios

No mundo dos negócios é possível observar muito bem como a transformação digital agiu. Podemos ver, por exemplo, a inclusão de softwares de gestão. Antes, esse processo era feito por cadernos. Essa melhora na maneira de controlar um negócio permite que eles enfrentem menos dívidas, pois sabem exatamente o que devem pagar, menos prejuízos com estoque e outros vários benefícios.

Ainda, com o aumento das conferências remotas, é possível estender conexões, realizar treinamentos a distância e até a contratação de pessoas de outros lugares.

Transformação digital

Saúde

Apesar de momentos complicados nos últimos anos, a transformação digital foi muito importante para a área da saúde. Principalmente por trazer equipamentos modernos e acelerar o recebimento de prontuários e a resposta de diagnósticos.

Educação

A principal contribuição da transformação digital para a educação foi o ensino EAD. Apesar de haver divergências sobre gostos, o ensino a distância se popularizou, trazendo uma série de vantagens.

Através do ambiente de aula virtual, é possível respeitar o tempo de aprendizagem de cada um, além de aproximar, ser mais barata e ter mais flexibilidade.

Consumo

Assim como todo o resto, a maneira de consumo mudou. As compras podem ser feitas online, e recebemos promoções diariamente do que falamos em comprar e do que pesquisamos.

Isso mostra o quanto o uso de dados beneficia a transformação digital.

Quais os benefícios da transformação digital?

Incentivo à inovação

Basicamente, sem a transformação digital, não teríamos várias empresas que temos hoje. Assim, nosso dia a dia não seria tão simplificado como é hoje.

Seguindo no exemplo da Netflix: para ver um filme há alguns anos você teria que esperar para ver em algum canal ou alugar o DVD, ou antes ainda, a fita. Hoje, basta ter uma TV com o aplicativo e escolher o filme.

Assim, essas inovações servem para facilitar nosso dia a dia.

Multidisciplinaridade

Com a transformação digital que ocorre nas empresas, muitos colaboradores acabam aprendendo e dominando diversas áreas e estratégias, os tornando multidisciplinares.

Entre as principais áreas que a multidisciplinaridade chega, podemos citar a experiência do usuário e a de TI e dados. Também, com a implementação da LGPD, empresas que têm contato direto com dados de clientes precisam fazer treinamentos para saber como lidar com dados tão sensíveis. Dessa forma, com esses treinamentos, cada vez mais se sabe sobre o tratamento de dados e também, seus derivados.

Essa transformação também colabora para o aprendizado de marketing, uma vez que para fazer valer a pena ter uma empresa no ambiente virtual, serão necessárias estratégias de marketing.

Redução de custos e aumento da produtividade

Está claro que uma transformação digital implica em redução de custos. Ter documentos de forma digital diminui a necessidade de papéis, que diminui a necessidade de impressão e tudo que vem com ela. Além disso, não é preciso tanto espaço de armazenamento.

Mas, não é apenas isso. Essa transformação colabora com a redução de custos pelo aumento da produtividade da equipe, além de ter uma filosofia mais enxuta. O aumento de produtividade se dá porque não há necessidade de retrabalho e todos os processos manuais e desgastantes.

Autogestão

Com o aumento da produtividade e a multidisciplinaridade, cada vez mais é possível que os colaboradores realizem uma auto gestão. Ou seja, por trabalharem de uma forma mais inteligente digitalmente e terem mais possibilidade de aprendizado nas mais diversas áreas, os colaboradores conseguem se autogerir.

Quais as principais ferramentas?

Existem alguns meios que podem facilitar a transformação digital em um negócio. São eles:

Softwares (ERP e CRM)

Softwares são programas, utilizados em computadores, tablets e smartphones, que registram informações.

No caso do ERP, por exemplo, ele ajuda na gestão de um negócio. Ou seja, realiza todo o controle de financeiro, estoque, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e muito mais.

Já o CRM é um software de relação com clientes. Assim, ele faz todo o registro de dados, envia e-mails automaticamente e auxilia nas estratégias de marketing.

Criação de documentos e planilhas compartilhados

Um dos principais pontos da transformação digital é a conversão de documentos físicos para digitais. Uma forma simples de fazer isso é com os documentos e planilhas do Google. Eles são criados online e podem ser compartilhados, seja com pessoas da organização ou não.

Ainda, eles ficam armazenados na nuvem, fazendo com que não seja possível perdê-los.

Sistema de atendimento

Com a criação de sites e outros sistemas, é necessário ter um meio de comunicação além de e-mails e chamadas. Assim foram criados os sistemas help desk.

Eles agilizam a comunicação do negócio com seus clientes e leads. Dessa forma, é possível entrar em contato com mais rapidez e ser respondido com mais facilidade.

Sistema de gerenciamento de projetos

Como um dos benefícios da transformação é o aumento da produtividade, utilizar sistemas de gerenciamento de projetos pode agilizar ainda mais os projetos e demandas.

A maioria deles utiliza a metodologia Kanban, onde são utilizados quadros e cartões para designar e especificar tarefas. Eles conseguem mostrar o que já foi feito, o que está sendo feito e o que deve ser feito ainda. Também é possível dividir essas tarefas de outras formas, como for melhor para o colaborador.

Quais são os impactos da transformação digital para PMEs?

Independentemente do porte da companhia, é preciso ter atenção às novidades que podem dar protagonismo a ela ou fazer com que uma concorrente se diferencie aos olhos do público.

É nessa lógica que a transformação digital precisa ser entendida. É ela quem apresenta o potencial para trazer inovações no mercado e funciona como elemento transformador da realidade das organizações. A transformação digital está criando exigências no mercado que fazem com que o empreendimento não adaptado a elas fique ultrapassado de diferentes formas.

Para o cliente, uma empresa que demora para apresentar soluções, seja por conta da falta de recursos, seja devido à infraestrutura que exige uma demanda maior de trabalho, pode ser substituída por outra mais bem preparada.

A questão aqui tem a ver com produtividade e desempenho, que precisam ser potencializados para que o espaço da companhia no mercado seja devidamente ocupado, evitando que o avanço das soluções digitais representem o surgimento de ameaças.

Vivemos em uma época em que, mais do que aceitar as inovações, é preciso fazer uso delas de maneira estratégica. O detalhe é que muitas dessas soluções são acessíveis mesmo para pequenas empresas, característica de um tempo em que é mais interessante popularizar recursos para um grande público do que concentrar as ferramentas nas mãos de poucas organizações, como acontecia no passado.

É bom lembrar que, até um passado não muito distante, os recursos mais avançados eram exclusividade das grandes empresas. Sendo assim, era preciso investir pesado para se diferenciar. Hoje, com o aumento de negócios menores e a viabilidade de criar soluções, tem sido cada vez mais comum ver o surgimento de ferramentas focadas no desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Nos próximos anos, isso deve ser ainda mais presente.

Transformação digital

O que o futuro reserva?

Diante do volume de inovações, a tendência é que num futuro bem próximo, aconteça uma mudança ainda mais significativa em como os processos são realizados, fazendo com que as práticas tradicionais deem lugar para ferramentas modernas capazes de melhorar a performance das empresas nos mais diferentes aspectos.

Isso diz respeito à diminuição de custos e à consequente maior lucratividade. Mas não somente em relação a isso: modernizando os processos, é possível reduzir espaços dentro da companhia, substituindo documentos físicos por versões virtuais. O atendimento ao cliente também pode ser aperfeiçoado por conta de ferramentas que simplificam o trabalho com a informação e criam diferenciais competitivos.

É bom lembrar que, a cada dia que passa, os consumidores estão mais envolvidos com a transformação digital, o que significa que, ainda que soluções tradicionais possam ser úteis, fato é que o que eles esperam é modernidade.

Mas quais seriam essas ferramentas? A Cloud Computing já é uma realidade nas empresas mais avançadas. É ela quem abre espaço para soluções como serviços de home office, por exemplo. Já o Big Data é um recurso que tem feito com que empresas aperfeiçoem o trabalho com dados e, assim, apresentem uma atuação mais estratégica.

É preciso considerar também recursos como a Internet das Coisas, um conceito que, simplificadamente, significa dar conectividade a objetos físicos, bem como às famosas e já estabelecidas mídias sociais, à realidade virtual, à inteligência emocional, entre outras tecnologias. Isso para ficar apenas nas soluções que hoje já se fazem presentes no dia a dia do empreendedor e apresentam potencial para crescer ainda mais no futuro.

Outras novidades tendem a surgir nos próximos anos, dando à transformação digital o protagonismo necessário para que seja ela o elemento capaz de diferenciar empresas adaptadas ao novo tempo daquelas que ficarão pelo caminho, qualificando o mercado.

Como preparar-se?

Em meio a esse cenário, é preciso que o empreendedor esteja atento às soluções possíveis para o seu empreendimento, visando estar sempre acompanhando a modernidade para obter benefícios maiores.

Alternativas como a Cloud Computing, responsável por eliminar a necessidade de a organização dedicar grandes espaços para a infraestrutura de TI local, e o Big Data, que permite que as ações sejam mais criteriosas e estratégicas, têm se apresentado como algumas das mais viáveis para PMEs que buscam se modernizar.

É preciso considerar o uso de sistemas capazes de simplificar as suas ações, principalmente no que diz respeito a questões burocráticas, como o controle de estoque, a emissão de relatórios e o fluxo de caixa.

Assim, é preciso definir objetivos. Os recursos somente serão realmente efetivos se houver um alinhamento estratégico e um projeto interessante o suficiente para aumentar a capacidade de performance da sua empresa. É dessa forma que será possível entender como atuar nos processos considerando etapas que precisam ser aperfeiçoadas.

A tecnologia deve ser um ganho de qualidade e eficiência para a sua empresa, não somente uma ferramenta a mais a ser usada sem critério. Por isso, sua inserção no ambiente corporativo deve ser pontual, estratégica, de acordo com os interesses e necessidades da companhia.

Onde se concentrar

Para crescer e ter destaque num mercado em que a presença de soluções digitais tende a se popularizar, mesmo pensando em empreendimentos menores, é válido se concentrar nos seguintes aspectos:

  • oferecimento de alternativas inovadoras para os clientes;
  • ganho de eficiência nos diferentes processos empresariais;
  • modernização na maneira de realizar os processos;
  • divulgação adequada dos diferenciais da companhia.

Com foco nesses elementos e capacidade de acompanhar as evoluções que se apresentam, sua empresa consegue estar em dia com as exigências do mercado.

Em resumo, a tendência é que, nos próximos anos, a transformação digital se acentue, exigindo a devida adaptação por parte dos responsáveis pelas organizações. Ainda assim, com a popularização dos recursos sofisticados, o pequeno empreendedor pode usar a tecnologia como um diferencial para o seu negócio. Esteja de olho na evolução da tecnologia e procure investir naquilo que pode tornar o seu trabalho mais qualificado.

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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