Inbound Commerce

O eGestor é um software de gestão empresarial fácil e rápido para a sua empresa. Nele você pode fazer o controle do fluxo de caixa, cadastrar vendas e compras, emitir relatórios e notas fiscais eletrônicas, dentre outras funções. Neste post vamos falar sobre cada função específica do eGestor e mostrar o passo a passo de como utilizar cada uma delas. Fique com a gente.

Como fazer um cadastro de vendas no eGestor

O cadastro de vendas é uma função importantíssima do eGestor. Fazendo isso, você sabe exatamente todas as vendas de produtos ou serviços que a sua empresa realizou. Qual o valor de cada venda, sabe para qual cliente e se ela foi feita a vista ou parcelada. Para cadastrar uma venda é bem simples. Basta ir até o menu vendas após fazer login no sistema e em seguida escolher a opção “nova”. Após abrir esta opção, basta informar para qual cliente que você está efetuando a venda. E então preencher o(os) produto(s) que estão sendo vendidos.

O próximo passo é informar a forma de pagamento. Na aba financeiro é possível ter um controle mais preciso da forma como o valor da venda que foi ou será recebido

Confira o vídeo:

Guia de Otimização de Processos

Como fazer um cancelamento de venda no eGestor?

O mundo dos negócios é imprevisível. Quanto tudo parece próximo de ser concluído, algum imprevisto pode acontecer e assim cancelar alguma venda que estava bem encaminhada. Usando o eGestor você pode fazer este cancelamento. Assim, você evita confundir as vendas que já estão concluídas com as que foram canceladas. Para fazer isto na prática, basta ir ao menu “Vendas” e em seguida ir até a aba “Cadastrar”, e em seguida descer até a linha “Financeiro”.

Feito isto, se alguma linha do Financeiro estiver com um cadeado no lado direito, isto significa que aquela venda está como já recebida. Para alterar a situação desta venda é preciso clicar no cadeado e mover para a lixeira. Após este processo, pressione salvar e marque esta venda na “Listagem de vendas” e clique em lixeira, acima desta listagem. Então, a sua venda estará cancelada!

Confira o vídeo:

Como cadastrar um certificado digital A1 no eGestor?

Você pode fazer o cadastro de um certificado digita A1 em sua conta no eGestor. Para fazer isso basta ir ao menu “NFE”. Neste menu, selecione a aba “configurações”. Ao final desta tela você verá uma outra aba, de certificados digitais. Para gerar outro certificado é só clicar em “novo certificado”, escolher o arquivo em seu computador, inserir a senha e salvar. Pronto, você terá cadastrado um novo certificado A1!

Confira o vídeo:

Como alterar o seu plano de contas no eGestor?

Plano de contas é o fluxo financeiro gerado a partir de todas as contas cadastradas no menu “Financeiro” Para alterar o seu plano de contas no eGestor, inserindo ou excluindo categorias, é bem simples: Você deve ir até o menu “Configurações” e então acessar a aba “Plano de contas”. Lá você iŕa definir os possíveis planos de contas para as suas receitas e despesas conforme a necessidade de controle. Você pode alterar um plano, clicando sobre ele e então colocando a nomenclatura desejada.

Nas setas a esquerda do nome, você pode movimentar o plano de contas. Se você clicar no íten lixeira, poderá excluir os planos que deseja.

Confira o vídeo:

Como fazer o controle financeiro no eGestor?

Realizar o controle financeiro de sua empresa frequentemente é uma ótima forma de saber como está a saúde financeira do negócio. O eGestor é um software de gestão fácil e rápido, que permite fazer este controle com precisão. Basta acessar o menu “Financeiro”. Nele, são exibidas primeiramente as contas a serem pagas e a serem recebidas no mês atual. Acima desta listagem, é possível navegar entre recebimentos e pagamentos. Nas setas disponíveis você pode acessar as informações de diferentes meses no canto superior direito da lista de compras. Acima desta opção, é exibido o valor atual do saldo financeiro de sua empresa. Valor este que é obtido a partir do resultado de todas as contas pagas e recebidas que foram cadastradas no sistema eGestor.

Confira o vídeo:

 

Como realizar o financeiro da venda no eGestor?

Após cadastrar a venda no eGestor e definir a forma de pagamento são emitidos lançamentos no menu “Financeiro”. Dentro deste menu, na aba “Recebimentos”, é possível marcar a conta que estava como “A receber”, após já ter recebido este valor, isto é, concluir a venda. Basta marcar a data de recebimento do valor!

Confira o vídeo:

Como configurar os dados da sua empresa no eGestor

Para emitir notas fiscais eletrônicas você precisa configurar os dados da sua empresa no eGestor. Basta acessar o menu “NFE”  e então selecionar a aba “configurações”. Nesta aba, ao lado esquerdo na opção “Dados da empresa”, você deve editar os dados e então preencher todas as informações referentes a sua empresa que forem solicitadas. Por fim salve todas as informações, e então você já poderá fazer a emissão de nota fiscal eletrônica.

Confira o vídeo:.

Como configurar a tributação de produtos no eGestor?

Para fazer a configuração de tributos no eGestor basta clicar no menu “Configurações”. Em seguida, você deve ir em “Dados tributários”, lá você pode adicionar uma nova forma de tributação aos seus produtos. Para isto, clique na opção “Novo”. Se você deseja indicar uma forma de tributação já cadastrada, basta clicar sobre esta tributação!

Confira o vídeo:

Como emitir relatórios no eGestor?

No menu “Relatórios” você encontra uma série de relatórios gerenciais disponibilizados pelo sistema. Lá você pode analisar o desempenho financeiro de sua empresa. Os relatórios podem ser agrupados em diferentes módulos: Financeiro, vendas, contratos, compras, produtos e geral. Basta selecionar o relatório de acordo com o seu respectivo módulo.  Após definir como vai ser o seu relatório, você pode acessa-lo usando a opção “Gerar relatório”.

Confira o vídeo:

Como emitir um recibo no eGestor?

No menu acessórios, ao clicar em “Novo” você pode emitir um novo recibo, basta preencher os dados necessários para que ele seja salvo. A partir do menu “Financeiro” você também pode criar um novo recibo, a partir da conta que se desejar o recibo. 

Confira o vídeo:

Como fazer o controle de permissões no eGestor

No menu “Configurações” você pode alterar o controle de permissões de acesso ao sistema. Ao clicar no nome do usuário, você pode visualizar todas as informações do mesmo e então gerenciar o que ele pode ou não acessar. Um exempo: Você pode definir que um vendedor tenha acesso ao cadastro de novas vendas no sistema, mas não possa especificar os custos dos produtos e nem a sua margem de lucro.

Confira o vídeo:

Como fazer o cadastro de novos usuários e vendedores no eGestor?

No menu “Configurações” você também pode cadastrar novos usuários. Basta clicar na aba “Usuário”, criar um novo e registrar as suas informações necessárias. Para que o usuário possa acessar o sistema, você deve marcar a opção “Permitir acesso ao sistema”, habilitando assim o campo de senha e nome de usuário.

Confira o vídeo:

Como fazer o controle de saldos no eGestor

Com este recurso é possível controlar todas as movimentações e caixa interno da empresa. Para isto use novamente o menu “Configurações” Na aba “Contas Caixa”. No campo adicionar novo, basta escolher o nome da conta e confirmar. Neste campo aparecerá em uma das informações o item “Saldo inicial”. No menu “Trasnferências” você poderá movimentar saldos entre uma conta e outra que estão registradas no sistema.

Confira o vídeo: 

Como cadastrar novos clientes, fornecedores e transportadores no eGestor?

Para fazer o cadastro de novos clientes, é possível faze-lo diretamente das vendas. Se você digita o nome de um cliente que ainda não está cadastrado, o sistema oferece a possibilidade de novo cadastro. Para fazer um cadastro completo de todos os dados, é preciso ir ao menu “Cilentes”. A partir de então, clicando em novo, você poderá preencher todos os dados desejados referentes ao cliente. O mesmo processo é feito para o cadastro de fornecedores e transportadores.

Confira o vídeo:

Como fazer o cadastro de compras no eGestor?

No menu “Compras”, basta clicar na opção “Nova” e então inserir os dados da compra efetuada. Informações como o valor, fornecedor e quais produtos foram comprados. Se você tiver salvo em seu computador o XML de notas fiscais, este procedimento torna-se ainda mais fácil. Possuindo isto, basta associar as notas fiscais aos seus respectivos produtos cadastrados no sistema. Para fazer isso é só usar a opção “Associar ao estoque”. Para finalizar este processo, após todos os dados devidamente associados, será aberta automaticamente uma tela para a confirmação dos preços de venda, onde você poderá utilizar os preços de venda sugeridos com base na margem de lucro e na tributação de imposto de renda.

Confira o vídeo:

Como fazer o cancelamento de compra no eGestor

Primeiramente é necessário abrir a lista no menu de “Compras”. Dentro da compra desejada você precisa alterar a situação dela para “Orçamento”. Feito isso, é preciso clicar no cadeado na área “Financeiro”. Isso lhe dará a opção de editar uma compra que já havia sido dada com pagamento concluído. Para cancelar a compra desejada, basta clicar na opção lixeira, e então clicar na opção de “Salvar”.

Confira o vídeo:

Este foi o passo a passo de como utilizar as funções do sistema de gestão empresarial eGestor. Esperamos que você tenha aprendido a utilizar o sistema!

Se estiver interessado em mais informações e quiser testar seus conhecimentos, faça também o curso para ser um Expert em eGestor!

Alguma dúvida? Que tal deixar um comentário?

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br