Vantagens que um sistema emissor de NFS-e pode trazer para sua empresa

As vantagens que um sistema emissor de NFS-e pode trazer para sua empresa vão muito além da redução dos custos de impressão. Você conhece todos os benefícios? Após ler este artigo, você vai querer aderir a essa ferramenta tão útil para novos empreendedores e também para os mais experientes.

Acompanhe!

O que é NFS-e?

A Nota Fiscal de Serviço (NFS) é um documento, geralmente impresso, emitido por empreendedores que prestam serviços para outras empresas. Ela é uma maneira de oficializar à prefeitura do município o fornecimento de serviços entre prestadores .

Com o avanço da tecnologia, a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) surgiu como uma alternativa mais moderna. Assim, ela acaba facilitando o processo de emissão, envio e armazenamento dos documentos fiscais.

A NFS-e é um documento digital. Isso, porque ela é emitida, registrada e armazenada eletronicamente em ambiente nacional pela prefeitura do município de origem, pela RFB ou por outra instituição conveniada para documentar os procedimentos de prestação de serviços.

Utilizar o sistema eletrônico de emissão de notas fiscais pode ser muito benéfico ao seu negócio. Confira as principais vantagens que um sistema emissor de NFS-e pode trazer para sua empresa:

  • Redução dos custos de impressão e armazenamento;
  • Mais facilidade em organizar e gerir documentos fiscais;
  • Possibilidade de envio da nota fiscal por e-mail, mensagens e outros meios eletrônicos;
  • Emissão automática da via de recolhimento online;
  • Reduz o risco de erro
  • Liberação de apresentação da DIEF (Declaração de Informações Econômico-Fiscais)

Além de todos os benefícios acima citados, a emissão de NFS-e agrega outros aspectos positivos aos serviços prestados por microempreendedores individuais, pessoas físicas ou empresas prestadoras de serviço.

Entenda como a emissão de NSF-e pode contribuir com o desenvolvimento de seu negócio de forma mais detalhada.

A NFS-e dá mais credibilidade ao seu negócio

A nota fiscal de serviço é um documento que deve ser emitido por todo empreendedor que presta serviços para empresas. Ela é a garantia de que seu negócio é legalizado, pois serve para comprovar o recolhimento de impostos.

Por esse motivo, os clientes se sentirão mais seguros na hora de contratar os serviços. Com a NFS-e ficou muito mais rápido e fácil emitir a nota, pois todo o procedimento passou a ser puramente digital.

Redução da burocracia

Por ser totalmente informatizada, a emissão de NFS-e é bem simplificada. O empreendedor não precisa perder tempo calculando o ISS (Imposto Sobre Serviços), por exemplo. Isso, porque o sistema faz o cálculo do valor que deverá ser somado ao imposto automaticamente.

Também é possível armazenar os dados do tomador de serviços no sistema. O que acaba facilitando o preenchimento da NFS-e sempre que for preciso emiti-la novamente.

Além de ser menos burocrática, a NFS-e ajuda a diminuir os gastos com impressão das notas ficais convencionais. Assim, também contribuindo com a otimização dos recursos e maximizando resultados.

Mais facilidade na organização, armazenagem e gestão dos documentos fiscais

Outra vantagem que a emissão de NFS-e pode trazer para sua empresa diz respeito ao gerenciamento dos documentos fiscais. Como é um sistema eletrônico, você não vai mais precisar se preocupar com a armazenagem do documento. Além disso, a nota fica mais fácil de ser localizada para eventuais conferências.

Dessa forma, suas notas estarão organizadas com toda a segurança. E, o tempo dedicado à gestão deles será muito menor. O que irá possibilitar que você tenha um maior engajamento com assuntos de exigem mais de sua atenção.

Redução dos riscos de fraude

Uma das maiores preocupações de uma empresa é a segurança de seus dados financeiros. Quando você substitui a forma tradicional de emitir nota fiscal pela NFS-e, os dados de sua empresa passam a ser mais protegidos pelo sistema de segurança do programa.

Isso é possível porque os aplicativos que emitem NFS-e utilizam o sistema de armazenamento em nuvem. Isso confere uma comunicação criptografada com os servidores, restringindo o acesso por meio do arquivamento de senhas.

Criação de relatórios periódicos

A avaliação periódica da área fiscal é uma das atividades administrativas mais importantes para uma boa gestão empresarial. E, por isso é uma área que requer bastante atenção.

Utilizando um sistema de emissão de nota fiscal eletrônica é possível acompanhar por meio de relatórios periódicos o número de notas emitidas. Assim como também o valor exato de cada uma delas, quais e quantos produtos ou serviços foram requisitados por cada cliente, entre outros recursos.

Com a chegada da tecnologia, a emissão de notas fiscais deixou de ser somente formalidade e adquiriu um novo viés. As ferramentas disponíveis para a emissão da NFS-e são importantes aliadas no processo administrativo, pois possuem diversas funcionalidades úteis aos gestores.

Como emitir NFS-e

Para começar a emitir NFS-e, você precisa seguir alguns passos bem simples, são eles:

  1. Informe-se se o município em que sua empresa está cadastrada possui um sistema digital para emissão da NFS-e.
  2. Saiba se sua empresa precisa de um Certificado Digital para que esteja habilitada a emitir a NFS-e. Para microempreendedores individuais (MEI), a obrigatoriedade da certificação vai depender da legislação estadual ou municipal vigente na localidade em que o registro se origina.
    1. O Certificado Digital permite inserir a sua assinatura eletrônica todas as vezes que você precisar emitir a NFS-e e ele pode ser adquirido por meio de programas online credenciados para a oferta do serviço.
  3. Certifique-se de que sua empresa está devidamente credenciada na SEFAZ e que possui inscrição ativa nos órgãos regulamentadores.
  4. Caso a Secretaria da Fazenda de seu município não disponibilize o serviço, você pode utilizar um software que melhor se enquadre às necessidades de sua firma. 

Considerações finais

Quando se utiliza um sistema de gestão para a emissão de NFS-e, também é possível utiliza-lo para controlar os mais diversos setores. Uma vez que o controle é totalmente integrado, a partir do momento que a nota é emitida, os valores são retirados do financeiro, os produtos do estoque e ainda é possível gerar relatórios com essas informações. 

O eGestor é um desses sistemas. Com emissão de NFS-e, NFC-e e NF-e, ele também controla financeiro, estoque, fluxo de caixa, produção e muito mais. Além disso, também conta com a emissão de boletos registrados.

Teste grátis o eGestor por 15 dias!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br