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WhatsApp Business: qual a sua importância e como utilizar?

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos espalhados por todas as partes do mundo, o WhatsApp é uma verdadeira febre da era digital. Bem, isso não deve ser novidade para você. Mas o que muitas pessoas não sabem, é o poder que essa ferramenta pode ter nos negócios, utilizando o WhatsApp Business.

Ela é uma ótima alternativa de marketing, e também serve para estreitar a relação com o público, que pode representar um aumento em suas vendas. Quer saber como? Confira as vantagens de utilizar esta plataforma e como tirar o máximo de proveito dos seus recursos.

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo de troca de mensagens entre clientes e empresas. Ele é a versão empresarial do WhatsApp convencional, que faz a troca de mensagens entre pessoas. Basicamente, eles são a mesma coisa, a diferença do business é que é possível ver algumas informações da empresa e predefinir respostas automáticas e prontas.

Como usar o WhatsApp Business

Confira o passo a passo de como utilizar o WhatsApp Business:

Baixe o aplicativo WhatsApp Business

Vá até a loja de aplicativos do celular que você vai utilizar, a Play Store para celulares Android e a App Store para celulares IOS. Em seguida busque por WhatsApp Business e faça o download. Após, abra o aplicativo e siga as instruções.

⚠️ Mas atenção! Se você já tem o WhatsApp convencional instalado, o WhatsApp Business sugere migrar as informações. Se você não quiser utilizar o mesmo número siga as instruções para não utilizar. Ainda, não é possível ter o mesmo número como Business e convencional.

Também se pode utilizar o número de telefone fixo da empresa, com outro tipo de confirmação.

Insira informações relevantes sobre sua empresa

Pronto, o seu cadastro no WhatsApp Business está pronto. Agora é a hora de preencher as informações sobre a empresa. Essa parte funciona como um ‘site’, onde estão os dados como nome, o que faz, horários, endereço, catálogo… O que for necessário.

É importante deixar essas informações bem simples, para isso, se imagine no lugar do seu cliente procurando um produto. Como ele gostaria de encontrar os produtos e os valores?

Estatísticas

Uma das vantagens de utilizar o WhatsApp Business são as análises que ele dispõe sobre as mensagens. Assim, é possível saber quantas mensagens foram entregues e quantas foram lidas. Dessa forma se pode entender se há alguma falha na comunicação da empresa.

Mensagens automáticas

Se você já conversou com alguma empresa por WhatsApp você com certeza já recebeu uma mensagem automática. Essas mensagens são pré-definidas pela empresa e normalmente usadas para o primeiro contato. Elas são respostas rápidas que auxiliam com o primeiro contato, já coletando informações que ajudarão a entender o que a pessoa busca e a trazer um atendimento mais específico.

Etiquetas

Assim como no e-mail, o WhatsApp Business permite que você organize suas conversas através de etiquetas. Essas etiquetas fazem com que você encontre o que procura mais rápido, também podendo ser utilizadas quase como um método Kanban. Ou seja, definir o que é cliente novo ou novo pedido, pagamento pendente ou compra finalizada.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

Devido a sua enorme quantidade de usuários espalhados por todas as partes do mundo, é impossível ver esta plataforma somente como um meio para as relações interpessoais. Empresas que querem divulgar a sua marca, reter ou aumentar clientes ou então formar parcerias de negócio, devem estar inseridas no contexto digital, e se apropriar das possibilidades propiciadas pelo WhatsApp Business. Afinal, todos usam esta rede social.

As ferramentas audiovisuais desta ferramenta permitem a realização de campanhas de marketing muito mais interativas, e a criação de uma relação muito mais pessoal com o público. Ao contrário do marketing boca a boca, por exemplo. As pessoas estão com os seus celulares durante o tempo todo, o que faz com que as mensagens por WhatsApp sejam vistas por seus destinatários de uma forma muito mais instantânea se comparado a outras plataformas.

Como migrar para o WhatsApp Business?

Você já tem uma conta de WhatsApp para sua empresa e quer migrar ela para o WhatsApp Business sem perder o número? É possível e é bem simples!

Para começar, atente-se que você pode ter duas versões do aplicativo instaladas, a versão Messenger e a versão Business. Ao baixar e iniciar o aplicativo WhatsApp Business você já tem a opção de utilizar os dados do Messenger para o Business. Dessa maneira, todos os dados e arquivos serão transferidos para a nova conta. Basta confirmar a transferência de número através do código enviado por SMS.

Mas, quando isso acontecer, o número não será mais válido para o Messenger. Assim, para usar os dois aplicativos em um telefone, ele deve ter a opção de dois chips, e cada um, com seu número, será referente a um aplicativo.

Quais os tipos de contas comerciais existentes no WhatsApp?

O WhatsApp possui três tipos de conta comercial:

1. Conta comercial

Ao baixar e começar a utilizar o WhatsApp Business você já possui uma conta comercial. Essa conta tem total acesso às ferramentas como mensagens automáticas e etiquetas, e possui perfil com as informações do negócio.

2. Conta comercial oficial

A conta comercial oficial é a conta com o verificado, ou seja, o selo verde ao lado do nome. Essa conta é reconhecida pelo WhatsApp como a conta oficial da empresa, atestando sua propriedade. Esse tipo de conta garante uma segurança maior ao seu cliente. Ainda, o nome da empresa aparece na conversa independente do usuário a tê-la adicionado ou não.

Para conseguir a conta verificada é necessário solicitar uma análise de confirmação da conta, que pode ou não ser aprovada.

Como usar o WhatsApp Business Web

Para utilizar o WhatsApp Business Web, ou seja, pelo computador, através do navegador.

  1. Acesse web.whatsapp.com
  2. Abra o aplicativo:
    1. Android: na tela Conversas clique no ícone de três pontos e selecione a opção WhatsApp Web.
    2. IOS: em configurações vá em Aparelhos conectados e selecione conectar um aparelho.
  3. Escaneie o QR code que aparece no aparelho onde você irá se conectar e pronto!

Agora você já está conectado ao WhatsApp Business Web.

WhatsApp Business

Dicas de como utilizar o WhatsApp Business

1. Amplie sua rede de contatos

O marketing tradicional, o famoso boca a boca, é muito importante para que as pessoas conheçam você e a sua marca, para que elas tenham interesse em saber mais sobre o seu produto ou serviço. Por isso, é importante que você frequente eventos ligados ao empreendedorismo, de forma a fazer novos contatos, e manter uma relação através do WhatsApp, de forma a tanto conseguir novos clientes, quanto para formar possíveis parcerias empresariais de negócio.

Mantendo um cadastro adequado e atualizado de sua rede de clientes, você terá as opções de contato de cada um deles, podendo assim adicioná-los à sua rede de contatos do WhatsApp. O eGestor, por exemplo, é um software de gestão empresarial totalmente fácil e online, que permite esse cadastro e armazenamento dessas informações.

2. Responda as dúvidas de seus clientes rapidamente

Como o WhatsApp é um aplicativo voltado para a troca de mensagens no celular, ele é uma rede social muito mais prática e pessoal do que um e-mail, por exemplo. Sendo assim, as pessoas utilizam essa plataforma com o intuito de receber mensagens de uma forma mais rápida em comparação com outras ferramentas. Por isso, a dica é que você não deixe seus clientes esperando respostas por um período elevado de tempo.

Especialmente em caso de dúvidas, eles desejam ter seus problemas solucionados rapidamente, à medida em que disponibilizaram seu contato por meio do WhatsApp. Prestando esse atendimento de uma forma rápida e eficiente, esclarecendo todas as dúvidas de seus clientes, sejam elas em relação a seu produto ou serviço, ou então relacionadas a formas de pagamento, as chances de fidelização desses clientes por meio do WhatsApp tornam-se muito maiores. O cliente verá que você possui agilidade em solucionar as suas necessidades, e além de permanecer consumindo a sua marca, recomendaria para outras pessoas.

3. Explore os recursos multimídia

A possibilidade do envio de áudios, fotos, documentos e vídeos, podem tornar as suas campanhas de marketing muito mais interativas através do WhatsApp. Grave um vídeo como se estivesse falando pessoalmente com aquele cliente, falando sobre o seu produto de uma forma natural, se mostrando interessado não em vender propriamente, mas de satisfazer a sua necessidade. Os recursos audiovisuais, quando utilizados de uma forma apropriada, podem ajudar a criar uma relação mais íntima com os clientes.

4. Solicite feedback de seus clientes

Com a proximidade junto aos clientes possibilitada pelo WhatsApp Business, é interessante que você mantenha contato especialmente com alguns clientes mais fiéis do seu negócio. Isso porque esses clientes já são conhecedores de seu produto ou serviço, e podem lhe dar um certo direcionamento em relação aos pontos que ainda podem ser melhorados. O WhatsApp torna este processo de feedback por parte dos clientes bastante facilitado. 

5. Mantenha seu público informado

O WhatsApp permite enviar mensagens padronizadas para um grande número de pessoas. Sendo assim, é importante que você selecione os clientes ou possíveis contatos que podem estar interessados no seu produto ou serviço. Com esses contatos selecionados, envie mensagens a eles falando sobre a sua marca e sobre as novidades como promoções e benefícios. Mas faça isso de uma forma moderada. Afinal, ninguém gosta de receber mensagens de anúncio de uma forma excessiva!

6. Crie um link do WhatsApp para agilizar o contato

Não deixe apenas o seu número para contato no seu site. Utilize o link para abrir uma conversa automaticamente. Assim, com o link, quando seu cliente clicar nele, se no celular ele irá abrir o aplicativo e se no computador ele abre uma nova guia com o WhatsApp Web.

4. Processe pagamentos através do WhatsApp Pay

Em maio de 2021 chegou ao Brasil o WhatsApp Pay, um método de pagamento da própria ferramenta. Com ele é possível realizar pagamentos e receber valores diretamente no aplicativo. Para isso, basta cadastrar seu cartão de crédito e débito.

Quais são os possíveis usos do WhatsApp Business?

A conta utilizada pela empresa no WhatsApp Business pode ser utilizado com vários objetivos, confira alguns:

Rastreamento de pedidos

Quando você compra algo de forma online ou que será entregue, a ansiedade para que ele chegue logo é grande. Aproveite para fazer do WhatsApp um rastreador de pedido, ou seja, informe ao seu cliente as etapas do processo, se o produto já está embalado ou se já saiu para entrega.

Serviços com agendamento

Se você trabalha com agendamentos, uma ótima ideia de uso para o WhatsApp é lembrar os seus clientes do horário. Além disso, ele também pode ser usado para realização do agendamento, afinal, uma pessoa só pode atender um telefone por vez, mas pode responder mais de uma pessoa por mensagem. Dessa forma, também se pode encaixar melhor horários e confirmar presença.

Pesquisa de satisfação

Você não se questiona se seus clientes gostaram do produto ou serviço? Uma maneira de medir o nível de satisfação é perguntando através do WhatsApp Business! Com ela você pode encontrar pontos de melhoria, não só no seu produto, mas também na comunicação.

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Como usar o WhatsApp Business e o pessoal no mesmo celular?

O WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger são dois aplicativos diferentes. Assim, você pode usar dois WhatsApps no mesmo aparelho normalmente.

Como baixar o WhatsApp Business?

Para baixar o aplicativo WhatsApp Business basta ir na loja de aplicativos do seu celular e procurar pelo nome. Instale, siga as instruções do próprio aplicativo e pronto! Você já pode usar o WhatsApp Business.

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Escrito em: 09/10/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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