Lições que os empreendedores só aprendem depois de errar

Quem administra um empreendimento sabe o quanto é difícil, especialmente no começo, lidar com a expectativa de fazer o negócio dar certo, não é mesmo? Afinal de contas, qualquer pequeno deslize no trajeto do empreendedor acaba sendo recebido de uma maneira negativa, como se fosse um obstáculo a mais para o sucesso da empresa. Mas o que poucos empreendedores iniciantes sabem é que, se o erro é inevitável, o melhor a se fazer é tirar lições dessa experiência, aproveitando para adquirir conhecimentos que ajudarão a empresa a crescer. Pronto para pegar um pequeno atalho e descobrir, no post de hoje, algumas das lições que os empreendedores só aprendem depois de errar? Então confira:

Planejar bastante antes de agir

O planejamento é uma etapa absolutamente fundamental para o bom andamento de qualquer empreendimento, independentemente de sua área de atuação ou seu porte. Mas a elaboração de um bom plano de negócios — e, às vezes, do planejamento estratégico — requer bastante tempo e esforço por parte dos empreendedores, o que faz com que alguns optem por passar por essa etapa superficialmente ou, ainda pior, sequer façam um planejamento que ajude a delimitar o objetivo do empreendimento e como ele será viabilizado. As consequências inevitavelmente aparecem com o andamento da empresa, que uma hora ou outra terá que parar para rever os aspectos fundamentais do negócio. Melhor garantir esse direcionamento logo no início, não concorda?

Guia de Gestão Estratégia

Cuidar das finanças da empresa

Essa é uma das lições mais importantes que muitos empreendedores infelizmente só aprendem depois de errar — e muito! A gestão financeira bem organizada desde o início traz vários benefícios para a empresa. Mas a verdade é que alguns empresários simplesmente não se dão conta disso, acabando por bagunçar as finanças do empreendimento de tal forma que depois fica difícil demais reorganizar! Para evitar o caos, siga nossas dicas:

  • Elabore um plano financeiro detalhado: com um foco bem delimitado também nessa área, você vai saber exatamente onde precisa investir o dinheiro que entra, evitando desperdícios e dispersões.
  • Controle o fluxo de caixa: um dos maiores erros dos empresários é não separar as finanças pessoais das contas da empresa. Ter um controle básico de fluxo de caixa ajuda a organizar isso.
  • Utilize um sistema de gestão empresarial que inclua o controle financeiro: um sistema automatizado que inclua a gestão das finanças pode poupar não só tempo como também dinheiro do empresário, uma vez que evita os erros comumente cometidos com o controle manual.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Centralizar e automatizar a gestão

Implementar um sistema automatizado que ajude o empresário na gestão do próprio negócio é uma das lições que normalmente só se aprende depois de cometer alguns erros ao tentar gerenciar tudo de maneira descentralizada e manual. Os benefícios são diversos, indo desde a economia de tempo até a redução de custos e de recursos humanos. Isso sem contar que a ajuda da tecnologia na otimização de atividades rotineiras certamente é uma decisão pra lá de sábia!

Aprender com os erros

Os empreendedores precisam trabalhar sua automotivação constantemente, tendo sempre em mente que os erros inevitavelmente acontecerão. Já pensou que a diferença entre um empresário de sucesso e um que fracassou pode estar exatamente na perseverança e, principalmente, na capacidade de aprender com os erros? Assim, a hora do fracasso deve ser também um momento de reavaliação do empreendimento, de forma a se verificar o que é realmente necessário para evitar que o mesmo erro aconteça de novo, melhorando o que precisa ser melhorado.

Pronto para tirar dos fracassos verdadeiras lições que servirão para melhorar seu negócio? É empreendedor e gostaria de deixar alguma lição que aprendeu com seus próprios erros durante a caminhada? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br