Planilha de Gastos

Clique aqui para baixar nossa Planilha de Gastos grátis.

Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos. E também poderá identificar quais deles representam um maior impacto no seu orçamento empresarial. Ou até mesmo pessoal, que eventualmente podem vir a ser cortados.

Através de uma planilha de gastos também é possível gerenciar o status de todas as suas contas a pagar. Sendo assim concluídas ou que ainda se encontram pendentes.

A planilha de gastos é uma ótima ferramenta para projetar as suas contas a pagar. Assim mantendo seu orçamento equilibrado para arcar com as despesas futuras.

 

Uma grande vantagem de se utilizar uma planilha de controle de gastos, é que ela não apresenta custo de implementação. Além disso é ideal para micro e pequenas empresas que não lidam com grande quantidade de dados e movimentações financeiras.

Além do controle das despesas, uma planilha de gastos do Excel também pode ser útil para a organização de gastos pessoais. Portanto, ao longo deste artigo vamos falar sobre estas e outras funcionalidades desta planilha, seja no cotidiano empresarial, ou no pessoal. Siga com a gente!

Como controlar as despesas pessoais com uma planilha de gastos?

Muitas pessoas não possuem um rigoroso controle de suas finanças pessoais e desta forma acabam entrando em situações de endividamento. Por meio de uma planilha de gastos, é possível gerenciar todas as despesas pessoais. Sendo assim especificado o destino e valor de cada uma delas. Bem como os prazos de futuros pagamentos, de forma a não ficar inadimplente.

A planilha de gastos pessoais podem englobar tanto as despesas variáveis, que são imprevisíveis e não apresentam um padrão mensal. Quanto os gastos fixos, que seguem uma linearidade todos os meses, como as taxas referentes a impostos, por exemplo.

Além de proporcionar uma maior atenção a prazos de pagamento, o controle das finanças pessoais em uma planilha pode ajudar a identificar possíveis gastos excessivos e desnecessários. Esses eventualmente podem vir a ser cortados do orçamento, gerando uma boa economia e equilibrando as finanças.

A planilha de gastos disponibilizada gratuitamente pelo eGestor, é totalmente recomendável para pessoas que nunca organizaram o seu orçamento antes e estão em busca de uma melhor gestão financeira.

A nossa planilha de gastos também possui a aba “previsto”. Sendo ela para a projeção de contas futuras a serem pagas ou recebidas. A partir de uma planilha de gastos, você pode acompanhar todas as movimentações de entrada e saída de caixa. E assim manter o seu orçamento sempre equilibrado.

Quais as vantagens de uma planilha de gastos para uma empresa?

No cotidiano empresarial, é bastante complexo possuir o controle de todas as movimentações de produtos e despesas que envolvem o negócio. E se você possui uma empresa que comercializa uma grande quantidade de produtos, é difícil analisar a margem de contribuição gerada por cada um deles. Ou mesmo o custo de aquisição junto a seus fornecedores. 

A partir da planilha de gastos gratuita do eGestor, você pode enxergar com clareza os produtos que representam mais custos para a sua empresa e quais geram um maior lucro. 

Planilha de fluxo de caixa financeiro

Como utilizar uma planilha de gastos para controlar as despesas de sua empresa?

A falta de um rigoroso controle financeiro é sem dúvidas, um dos principais motivos que levam diversas empresas a encerrarem as suas atividades no mercado.

Não ter uma visão exata a respeito de todas as movimentações financeiras que envolvem o negócio pode fazer com que os empresários realizem investimentos de uma forma descuidada. Assim comprometendo gravemente sua situação financeira.

Sendo assim, uma planilha de gastos é essencial para manter um controle de todas as despesas de sua empresa. Podendo assim identificar com mais facilidade todas as suas obrigações financeiras enquanto pessoa jurídica. Isso tudo sem nenhum tipo de custo adicional.

A análise criteriosa de todos os gastos empresariais registrados na planilha permite uma maior segurança nas tomadas de decisões da empresa. Sendo assim, possível elencar as despesas que realmente são essenciais para o funcionamento da empresa. E também quais podem ser deixados em segundo plano.

Portanto é importante ressaltar que em caso de se utilizar uma planilhas de gastos empresariais, é absolutamente imprescindível que o empresário possua uma planilha exclusiva para a gestão de despesas empresariais e outra somente para o controle de gastos pessoais.

Não ter esse cuidado e unificar todas essas movimentações em uma única planilha, pode gerar uma grande desorganização financeira.

Assim, em relação ao controle de gastos empresariais, é importante ficar atento a algumas medidas essenciais.

Medidas essenciais:

  • Registrar absolutamente todas as despesas da empresa, por menores que sejam os valores;
  • Separar os gastos em fixos e variáveis, e especificar o destino de cada uma dessas movimentações;
  • Fazer uma constante mensuração das despesas, avaliando os fatores que representam a maior parte dos gastos; estudar possíveis cortes no orçamento; e a possibilidade de realizar novos investimentos;

São medidas que podem parecer simples, mas que podem fazer toda a diferença na gestão financeira de seu negócio. Desta forma, se torna muito mais fácil identificar possíveis causas de endividamento. E assim avaliar a necessidade financeira da empresa para arcar com as despesas futuras. 

Clique aqui para baixar nossa Planilha de Gastos grátis.

Qual a importância do planejamento financeiro empresarial?

Simplesmente registrar todas as movimentações de saída de caixa e avaliar todas as despesas que já efetivamente ocorreram, não é o suficiente para uma adequada gestão financeira da sua empresa.

A projeção de gastos futuros também é essencial para identificar o quanto a empresa pode investir. Isso para que o orçamento comporte as futuras movimentações e também para fazer um balanço futuro do fluxo de caixa. Sendo assim necessário análise da relação entre os valores a pagar e a receber pela empresa em um determinado momento.

Contratar o serviço de um consultor financeiro para auxiliar neste processo, pode ser importante em caso de você ainda estar em um estágio inicial em seu negócio. Ainda não possuindo uma grande experiência no que diz respeito à gestão financeira. Portanto um consultor pode trazer uma visão especializada e mais crítica a respeito da situação financeira de seu empreendimento.

Quando você deve migrar de uma planilha financeira?

Como viemos falando ao longo deste artigo, uma planilha de gastos pode ser essencial para micro e pequenos empresários que desejam controlar as finanças de forma organizada, prática e totalmente grátis. Entretanto, existem diversos outros fatores que devem ser gerenciados no cotidiano empresarial. Por exemplo o controle de vendas, de estoque e clientes, dentre outros…

Desta forma, se faz necessário utilizar mais de uma planilha para organizar todos estes processos. E isso acaba gerando um grande trabalho para os profissionais responsáveis por este gerenciamento.

Assim, a utilização de um software de gestão financeira por exemplo, permite não só a realização de um controle financeiro eficiente, mas de uma gestão unificada de todos os processos da empresa em uma única ferramenta.

Software de gestão financeira 

Os diversos sistemas de gestão disponíveis no mercado oferecem uma enorme praticidade aos empresários. Para que possam controlar o estoque, registrar compras e vendas de suas empresas, cadastrar a rede de clientes e fornecedores, dentre outras funcionalidades.

Tudo isso sem a necessidade de usar uma planilha para o controle de cada atividade da empresa de uma forma isolada. Outra vantagem de um software de gestão empresarial, em relação a uma planilha de gastos, no que diz respeito ao controle financeiro, é que esse tipo de sistema possibilita uma gestão muito mais detalhada.

Além do registro de todas as movimentações de entrada e saída, um software de gestão proporciona uma série de relatórios gerenciais, referentes a indicadores de desempenho como fluxo de caixa, DRE, ABC de vendas e muitos outros que são essenciais para a tomada de decisão e avaliação da saúde financeira do seu empreendimento.

Enfim, migrar para um software de gestão empresarial pode ser uma ótima alternativa se você perceber que as planilhas financeiras estão exigindo muito tempo no processo de controle. Também se a sua empresa está precisando de dados mais completos e você deseja se aprofundar a respeito de sua situação financeira.

eGestor

O eGestor é um sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online. Para micro e pequenos empresários que desejam otimizar os processos gerenciais de seus negócios.

A partir do sistema, é possível gerar uma série de relatórios gerenciais, cadastrar compras e vendas e atualizar o estoque de uma forma totalmente automatizada, além de emitir notas fiscais eletrônicas e boletos bancários para os seus clientes.

Tudo isso pode ser feito a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone. Possibilitando assim que você tenha o controle de seu empreendimento de qualquer local em que estiver!

Ficou interessado? Acesse o site e teste todas as ferramentas do sistema gratuitamente durante 15 dias!

eBook fluxo financeiro gratuito

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br