fbpx

Consultor financeiro: porque contratar um para a sua empresa?

Um consultor financeiro organiza processos e analisa questões empresariais relacionadas as movimentações financeiras de uma empresa. Ele também avalia os indicadores e contabiliza informações de fluxo de caixa. A partir disso, o mesmo deve avaliar investimentos e aplicações da empresa para definir seu futuro. Ou seja, um consultor financeiro é quem auxilia a empresa em questões financeiras.

Sem um controle financeiro adequado, as empresas podem não ter uma noção exata de seu fluxo de caixa, e de possíveis gastos excessivos, o que pode levá-las a situações de grave crise, e consequentemente, ter que fechar as portas. Entretanto, muitos empresários por mais conhecimento que possuam do seu segmento de mercado, e do seu produto ou serviço especificamente, não possuem total domínio das finanças de suas empresas. É aí que entra a importância do trabalho do consultor financeiro nas organizações.

Assim, apesar de representar gastos adicionais na folha de pagamento, esses profissionais podem ser determinantes para manter a estabilidade financeira do seu negócio, além de permitir com que você foque especificamente na parte operacional de sua empresa. Quer saber mais a respeito do papel de um consultor financeiro nas empresas? Quais as vantagens que ele pode trazer para o seu empreendimento? É o que vamos tratar no decorrer deste artigo!

O que faz um consultor financeiro?

O consultor financeiro empresarial, é o profissional responsável por organizar todos os processos que envolvem as movimentações financeiras das empresas, e também os seus indicadores de desempenho. Este profissional deve não só contabilizar todas as informações de fluxo de caixa das empresas, mas também saber analisar e fazer um balanço do impacto que cada transação representa no orçamento empresarial.

Com o auxílio do consultor financeiro, as empresas possuem uma noção mais exata de quais gastos são mais significativos em seu caixa, indicando assim possíveis cortes no orçamento. Esses profissionais também proporcionam uma visão mais abrangente da situação financeira, em relação a lucratividade e outros indicadores.

Além destes aspectos, os profissionais de consultoria financeira, também podem realizar o processo de formação de preço de venda de seus produtos, negociação no pagamento de dívidas, e auxílio no planejamento financeiro da empresa de uma forma geral.

Por que contratar um consultor financeiro?

Agora que você já conhece sobre o papel desse profissional nas empresas, e as diferentes funções que podem ser exercidas, vamos mostrar de fato algumas vantagens para você realmente considerar a contratação de um consultor financeiro para o seu negócio:

1. Estudo de viabilidade

A partir da análise de caixa da sua empresa, realizada pelo consultor financeiro, será possível identificar se existe ou não a viabilidade para a execução de novos projetos de investimento ou a aquisição de novos produtos para o seu estoque.

Assim, o consultor financeiro irá identificar se a sua empresa está no momento adequado para realizar determinadas ações, sem comprometer significativamente o seu orçamento.

Para este estudo aprofundado, é imprescindível com que você disponibilize todas as informações financeiras de seu negócio, incluindo notas fiscais.  O consultor financeiro é responsável por avaliar todos os riscos que determinados investimentos podem gerar para a sua empresa.

2. Acompanhamento de ações

Além de calcular os possíveis riscos de determinado negócio e planejar os momentos em que sua empresa poderá realizar investimentos, o consultor financeiro também segue auxiliando a sua empresa durante a execução de projetos e investimentos, analisando se determinadas ações estão trazendo o retorno financeiro esperado. Então, em caso contrário, o consultor é de suma importância para a elaboração de novas estratégias financeiras.

3. Melhor custo benefício

Além do conhecimento financeiro, os consultores de uma forma geral também apresentam um bom conhecimento de mercado. Isso faz com que eles encontrem os melhores fornecedores para a sua empresa, que possuam os produtos com o melhor custo benefício.

O auxílio de um consultor financeiro neste processo, pode trazer uma grande economia para a sua empresa, assim como mantém a qualidade de seus produtos. O consultor  também saberá realizar uma boa negociação na compra com seus fornecedores, sempre respeitando as possibilidades orçamentárias de seu empreendimento.

4. Empréstimos

Na hora de recorrer a empréstimos bancários, os gestores costumam ter muitas dúvidas em relação a qual a melhor opção entre as inúmeras linhas de crédito disponíveis. Um consultor financeiro será essencial nessa tomada de decisão, analisando com embasamento os prós e contras de cada opção. Assim, para não colocar a sua empresa em uma futura situação de endividamento.

5. Auxílio para quitar dívidas

Se sua empresa está passando por uma grave crise financeira, enfrentando uma série de dívidas, você deve estar pensando que a contratação de um consultor financeiro irá agravar ainda mais este cenário. Mas a verdade, é que neste caso, a contratação desse profissional deve ser vista como um investimento.

O consultor financeiro terá um papel fundamental na reorganização financeira de sua empresa. Ele encontrará as melhores soluções para quitar as suas dívidas, e ao mesmo tempo criará um planejamento para que sua empresa não volte a conviver com esse tipo de situação. O consultor irá criar uma cultura de organização e de um rigoroso controle financeiro em sua empresa.

Como contratar um bom consultor financeiro?

Agora que você já sabe as vantagens que a contratação desse profissional pode trazer para a sua empresa, é preciso ficar atento a alguns aspectos que podem fazer toda a diferença na hora de contratar o consultor financeiro mais qualificado possível. É importante que seu consultor possua formação acadêmica em alguma área ligada à administração. Também, é importante que seu consultor possua especialização em gestão financeira. E, é claro, já possua uma boa experiência com serviços prestados a outras empresas, dentre outros fatores. Veja algumas dicas para selecionar o profissional mais adequado para a sua empresa:

Peça feedback de outras empresas

Ao analisar o currículo de seu potencial consultor financeiro, é importante conversas com empresas que receberam os serviços daquele profissional. Procure saber de que forma o consultor conseguiu suprir as necessidades delas. Então, a partir disso, analise se ele realmente tem o perfil para ser o consultor financeiro de sua empresa.

Qual a necessidade de sua empresa?

Existem consultores financeiros que focam o seu serviço em uma gestão mais ampla da parte financeira das empresas. Entretanto, alguns são mais voltados para a projeção e realização de investimentos.

Ainda existem os consultores financeiros especializados em questões de tributação. Esses esclarecem e calculam todos os tributos que devem ser pagos pelas empresas. Além de auxiliar na escolha pelo melhor regime tributário.

Por isso, se você deseja contratar um consultor financeiro para a sua empresa, é preciso ter um foco e saber realmente qual a necessidade e o perfil de consultoria desejado.

Analise a forma de remuneração

Os consultores financeiros atuantes no mercado, costumam apresentar algumas variações no que diz respeito as suas respectivas formas de pagamento. Há consultores financeiros que solicitam o pagamento de honorários de acordo com os períodos gastos em consultas. Enquanto outros recebem comissões referentes aos investimentos e ações que trarão lucro para a empresa.

Ainda existe a possibilidade de pagamento parte pelas consultas e parte pelas comissões. Por isso, o ideal é que você procure negociar com os profissionais as melhores formas de pagamento, e que estejam de acordo com as possibilidades da sua empresa.

Verifique a disponibilidade de trabalho

Os profissionais de consultoria financeira geralmente prestam serviços a mais de uma empresa, já que essa atividade ainda não é regulamentada. Isso faz com que eles não prestem atenção exclusiva ao seu negócio.

Tenha isso em mente de acordo com as necessidades da sua empresa, procurando identificar se aquele profissional realmente tem tempo disponível para atendê-lo de uma forma satisfatória.

Solicite um plano financeiro

Se você ainda não decidiu qual profissional contratar para ser o consultor financeiro de sua empresa, uma boa dica é pedir aos possíveis candidatos um plano financeiro.

Isto é, disponibilize as mais variadas informações referentes as finanças de seu empreendimento. E, a partir de então peça que os candidatos elaborem planos hipotéticos visando o crescimento da sua empresa.

Feito este processo, analise a viabilidade e ambição de cada um deles, e tente encontrar um equilíbrio entre esses dois fatores nos planos elaborados. Solicitar este planejamento hipotético, trará uma visão inicial a qual estes profissionais possuem da sua empresa, e como vêem as possibilidades de crescimento.

Como é o método de trabalho desses profissionais?

Da mesma forma que é preciso analisar a especialização e o foco de consultoria financeira de cada profissional, também é importante ficar por dentro da metodologia de trabalho, que pode variar de acordo com os diferentes consultores financeiros. Enquanto alguns deles trabalham de uma forma autônoma e independente, outros atuam junto a empresas especializadas em consultoria.

Guia de Gestão Estratégia

eGestor

O eGestor torna o processo de controle financeiro da sua micro ou pequena empresa muito mais facilitado. Com a geração de relatórios de DRE (Demonstrativo Resultado do Exercício), fluxo de caixa, ABC de vendas por produto e por clientes, dentre outros, você terá muito mais clareza para analisar os indicadores financeiros do seu negócio.

Com o eGestor, você ainda pode fazer o controle de suas contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais eletrônicas e boletos bancários, dentre muitas outras funcionalidades! Ficou interessado? Os primeiros 15 dias de testes das ferramentas do sistema são totalmente gratuitos. Acesse o site!

Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Consultor financeiro: porque contratar um para a sua empresa?
Escrito em: 13/02/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Daniela Brito Pereira

    Gostei mto do artigo, parabéns pela abordagem de forma clara, sobre como e quando precisa contratar um consultor financeiro. Quero mto me qualificar nessa área para ajudar as pequenas empresas..

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....