Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Escrito em: 04/01/21
Início 9 Planilhas 9 Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis

Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda a obter informações importantes sobre o negócio. Neste post vamos entender o que é ponto de equilíbrio, como calculá-lo e o download grátis da planilha de ponto de equilíbrio do eGestor.

O que é ponto de equilíbrio?

Outros termos utilizados para o ponto de equilíbrio podem demonstrar melhor sua função: ponto de ruptura e ponto crítico. Ele é um indicador de segurança do negócio, que demonstra o mínimo de lucro necessário para sustentar as operações da empresa. Ele ajuda na tarefa de igualar as receitas aos custos.

Ou seja, o ponto de equilíbrio é um ponto de “lucro zero”, porque demonstra a quantidade de produtos ou serviços vendidos pagar todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Se uma empresa opera sempre nesse ponto, seu dono ou sócios não têm lucro nenhum.

E calculado sob a forma de percentual da receita projetada. O ponto de equilíbrio ajuda seu cálculo contábil a fazer projeções. Ele permite que se chegue ao percentual necessário de lucro bruto para começar a ter lucro líquido.

Dentro do mesmo conceito você pode realizar três tipos de cálculo. O ponto de equilíbrio pode ser feito em termos contábeis, financeiros e econômicos. Mais à frente falamos de cada um.

O cálculo deles é simples de se realizar, e ao mesmo tempo é fundamental para sua contabilidade. Ele permite que a tomada de decisão da gestão seja mais acertada. Você consegue saber o número de vendas para começar a lucrar, e com isso projeta ações e investimentos.

Tipos de ponto de equilíbrio

Contábil

O ponto de equilíbrio contábil é o mais simples e utilizado para igualar os gastos e descobrir a partir de que ponto você vai começar a ter o lucro desejado. Para chegar ao ponto de equilíbrio contábil é preciso dividir todos os custos e despesas fixas pela margem de contribuição.

Financeiro

Esse cálculo é uma variação do contábil, e nele se incluem apenas os valores que você precisa para manter o negócio operando, excluindo algumas variáveis. No ponto de equilíbrio financeiro você não inclui depreciação do seu bem e despesas não contabilizadas nos custos da empresa.

São utilizados os dados das despesas administrativas, custos operacionais e outros do dia a dia, utilizando como base o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE).

Econômico

O econômico acrescenta projeções de oportunidade. Ou seja, você acrescenta o custo que teriam determinada decisão e a margem de ganho na escolha. O ponto de equilíbrio econômico então está direcionado às opções de investimento que o negócio teve.

O cálculo, então, considera os custos do negócio e das oportunidades, buscando o ponto de equilíbrio entre o investimento e o valor pago. Ou seja, é utilizado para descobrir em que medida o investimento vale ou não a pena.

Como calcular o ponto de equilíbrio

Vamos entender melhor os elementos do cálculo.

Custos

Custos são os valores que a empresa precisou desembolsar para realizar as atividades. Entre os exemplos mais comuns são os gastos com o deslocamento de funcionários para reuniões ou vendas. Os valores são variáveis e não essenciais para o trabalho, ao contrário de despesas.

Despesas fixas

As despesas fixas são todas as necessárias para manter o negócio operando. Então incluem-se contas de consumo, como água, luz, internet, custos com limpeza, materiais de escritório, cozinha, higiene, alimentação, bem como salário dos funcionários e até aluguel caso seja o caso.

Margem de contribuição

É o valor total (lucro bruto) adquirido sobre as vendas de produtos e serviços. Para descobrir qual é margem de contribuição, é necessário utilizar os valores das despesas e custos variáveis, como os gastos que não estão previstos, mas que o negócio precisa fazer. Desse valor será subtraído do valor total do preço de vendas. A fórmula então é:

Margem de contribuição = preço de venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

Veja abaixo as fórmulas do cálculo:

  • Contábil = Custo e despesas fixas / Margem de contribuição
  • Financeiro = Despesas e custos fixos – Despesas não desembolsáveis/Margem de contribuição
  • Econômico = Custos e despesas fixas + Custo de oportunidade/Margem de contribuição

A lógica do ponto de equilíbrio mostra que quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado e o negócio.

Com uma planilha de margem de contribuição esse cálculo fica mais simples. Faça o download do modelo que preparamos!

A importância do ponto de equilíbrio para a gestão

Precificação

Sabendo quanto você precisa produzir para ter lucro, é possível realizar uma precificação mais coerente com os fatos. Você sabe as despesas, os custos, a situação atual do mercado, então possui controle dos preços. O ponto de equilíbrio irá demonstrar quando será necessário um ajuste para que o lucro possa dar conta dos custos de produção.

Projeções

O cálculo é fundamental para realizar projeções e descobrir como sua empresa deverá operar para cobrir o custo total e atingir determinado resultado. A contabilidade precisa sempre trabalhar com dados futuros, como uma forma de minimizar perdas, planejar corretamente e traçar um caminho para o lucro.

Lucratividade

Você passa a ter uma visão real do lucro, e não se deixa enganar pela receita que surge no final do mês. Muitas empresas geram grande receita, mas que é quase toda gasta na cobertura dos custos. Então o ponto de equilíbrio demonstra seu real lucro líquido em cada produto que você vende. Com uma visão mais realista, você toma melhores decisões sobre a produção.

Inviabilidade de investimento

O ponto de equilíbrio, em especial o cálculo econômico, permite que você tenha uma visão realista sobre determinado investimento. Você sabe até mesmo se vale a pena ou não começar um novo negócio. Ele permite que você descubra o valor que deve investir no negócio e quanto precisará produzir para começar a ter lucro.

Por essas razões o ponto de equilíbrio é muito importante, não apenas para empresários e contabilistas, mas até para quem deseja abrir um negócio. Trata-se de uma excelente ferramenta para você evitar perder dinheiro.

Planilha de Ponto de Equilíbrio eGestor

A planilha de ponto de equilíbrio se inicia com a inserção dos dados para o cálculo do ponto de equilíbrio. Aqui, você deve inserir o preço de venda, os custos variáveis, as despesas variáveis, os custos fixos, as despesas fixas e os não desembolsáveis.

Dados para cálculo do ponto de equilíbrio da Planilha de Ponto de Equilíbrio do eGestor
Imagem 1 – Dados para cálculo do ponto de equilíbrio da Planilha de Ponto de Equilíbrio do eGestor.

Em seguida, ela lhe dará os resultados. Sendo eles a margem de contribuição:

Imagem 2 – Margem de contribuição da Planilha de Ponto de Equilíbrio do eGestor.

O ponto de equilíbrio financeiro:

Ponto de equilíbrio financeiro da Planilha de Ponto de Equilíbrio
Imagem 3 – Ponto de equilíbrio financeiro da Planilha de Ponto de Equilíbrio.

E o ponto de equilíbrio contábil:

Imagem 4 – Ponto de equilíbrio contábil da Planilha de Ponto de Equilíbrio do eGestor.

Mas você não sabe o que são os custos variáveis, as despesas variáveis, os custos fixos, as despesas fixas e os não desembolsáveis? Entenda:

  • Despesas fixas: são valores padronizados, que não sofrem alterações de acordo com a demanda ou produção da empresa. Exemplo: água, telefone e internet.
  • Despesas variáveis: podem sofrer alterações de acordo com a produção. Exemplo: horas extras, contratação de novos funcionários para produção
  • Custos fixos: Aluguel do local de produção, energia elétrica…
  • Custos variáveis: são valores relacionados à matéria prima necessária para produção e/ou comercialização. A soma de todos os custos variáveis pagos por unidade.
  • Não desembolsáveis: são custos contábeis que não saem diretamente do caixa da empresa. Exemplo: amortização.

Mas, para você não ter que pesquisar, também tem na planilha:

Explicação das despesas e custos da planilha
Imagem 5 – Explicação das despesas e custos da planilha.

Considerações finais

Que o ponto de equilíbrio é importante, você já entendeu, mas sabemos que o cálculo pode gerar dúvidas. Por isso, a planilha pode ser de grande ajuda. Muitas vezes não estamos com tempo, ou com a cabeça longe, ter um cálculo pronto é uma grande ajuda. E uma planilha de ponto de equilíbrio é o que seu negócio precisa!

Teste grátis o eGestor por 15 dias!

Banner eGestor - Ponto de equilíbrio
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Controle Financeiro Empresarial – Download Grátis

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

Planilha de DRE: Modelo para download [Grátis]

Download Grátis A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) faz parte da gestão financeira de empresas e empreendedores. A sigla é bastante conhecida em escritórios de contabilidade por ajudar a manter um controle periódico de todas as...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2022

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!