fbpx

Planilha de Ponto de equilíbrio em Excel – Download Grátis 2021

Escrito em: 04/01/21

Download Grátis

Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda a obter informações importantes sobre o negócio. Neste post vamos entender o que é ponto de equilíbrio, como calculá-lo e o download grátis da planilha de ponto de equilíbrio do eGestor.

O que é ponto de equilíbrio?

Outros termos utilizados para o ponto de equilíbrio podem demonstrar melhor sua função: ponto de ruptura e ponto crítico. Ele é um indicador de segurança do negócio, que demonstra o mínimo de lucro necessário para sustentar as operações da empresa. Ele ajuda na tarefa de igualar as receitas aos custos.

Ou seja, o ponto de equilíbrio é um ponto de “lucro zero”, porque demonstra a quantidade de produtos ou serviços vendidos pagar todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Se uma empresa opera sempre nesse ponto, seu dono ou sócios não têm lucro nenhum.

E calculado sob a forma de percentual da receita projetada. O ponto de equilíbrio ajuda seu cálculo contábil a fazer projeções. Ele permite que se chegue ao percentual necessário de lucro bruto para começar a ter lucro líquido.

Dentro do mesmo conceito você pode realizar três tipos de cálculo. O ponto de equilíbrio pode ser feito em termos contábeis, financeiros e econômicos. Mais à frente falamos de cada um.

O cálculo deles é simples de se realizar, e ao mesmo tempo é fundamental para sua contabilidade. Ele permite que a tomada de decisão da gestão seja mais acertada. Você consegue saber o número de vendas para começar a lucrar, e com isso projeta ações e investimentos.

Tipos de ponto de equilíbrio

Contábil

O ponto de equilíbrio contábil é o mais simples e utilizado para igualar os gastos e descobrir a partir de que ponto você vai começar a ter o lucro desejado. Para chegar ao ponto de equilíbrio contábil é preciso dividir todos os custos e despesas fixas pela margem de contribuição.

Financeiro

Esse cálculo é uma variação do contábil, e nele se incluem apenas os valores que você precisa para manter o negócio operando, excluindo algumas variáveis. No ponto de equilíbrio financeiro você não inclui depreciação do seu bem e despesas não contabilizadas nos custos da empresa.

São utilizados os dados das despesas administrativas, custos operacionais e outros do dia a dia, utilizando como base o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE).

Econômico

O econômico acrescenta projeções de oportunidade. Ou seja, você acrescenta o custo que teriam determinada decisão e a margem de ganho na escolha. O ponto de equilíbrio econômico então está direcionado às opções de investimento que o negócio teve.

O cálculo, então, considera os custos do negócio e das oportunidades, buscando o ponto de equilíbrio entre o investimento e o valor pago. Ou seja, é utilizado para descobrir em que medida o investimento vale ou não a pena.

Como calcular o ponto de equilíbrio

Vamos entender melhor os elementos do cálculo.

Custos

Custos são os valores que a empresa precisou desembolsar para realizar as atividades. Entre os exemplos mais comuns são os gastos com o deslocamento de funcionários para reuniões ou vendas. Os valores são variáveis e não essenciais para o trabalho, ao contrário de despesas.

Despesas fixas

As despesas fixas são todas as necessárias para manter o negócio operando. Então incluem-se contas de consumo, como água, luz, internet, custos com limpeza, materiais de escritório, cozinha, higiene, alimentação, bem como salário dos funcionários e até aluguel caso seja o caso.

Margem de contribuição

É o valor total (lucro bruto) adquirido sobre as vendas de produtos e serviços. Para descobrir qual é margem de contribuição, é necessário utilizar os valores das despesas e custos variáveis, como os gastos que não estão previstos, mas que o negócio precisa fazer. Desse valor será subtraído do valor total do preço de vendas. A fórmula então é:

Margem de contribuição = preço de venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

Veja abaixo as fórmulas do cálculo:

  • Contábil = Custo e despesas fixas / Margem de contribuição
  • Financeiro = Despesas e custos fixos – Despesas não desembolsáveis/Margem de contribuição
  • Econômico = Custos e despesas fixas + Custo de oportunidade/Margem de contribuição

A lógica do ponto de equilíbrio mostra que quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado e o negócio.

Baixar Planilha Grátis de Ponto de Equilíbrio eGestor

A importância do ponto de equilíbrio para a gestão

Precificação

Sabendo quanto você precisa produzir para ter lucro, é possível realizar uma precificação mais coerente com os fatos. Você sabe as despesas, os custos, a situação atual do mercado, então possui controle dos preços. O ponto de equilíbrio irá demonstrar quando será necessário um ajuste para que o lucro possa dar conta dos custos de produção.

Projeções

O cálculo é fundamental para realizar projeções e descobrir como sua empresa deverá operar para cobrir o custo total e atingir determinado resultado. A contabilidade precisa sempre trabalhar com dados futuros, como uma forma de minimizar perdas, planejar corretamente e traçar um caminho para o lucro.

Lucratividade

Você passa a ter uma visão real do lucro, e não se deixa enganar pela receita que surge no final do mês. Muitas empresas geram grande receita, mas que é quase toda gasta na cobertura dos custos. Então o ponto de equilíbrio demonstra seu real lucro líquido em cada produto que você vende. Com uma visão mais realista, você toma melhores decisões sobre a produção.

Inviabilidade de investimento

O ponto de equilíbrio, em especial o cálculo econômico, permite que você tenha uma visão realista sobre determinado investimento. Você sabe até mesmo se vale a pena ou não começar um novo negócio. Ele permite que você descubra o valor que deve investir no negócio e quanto precisará produzir para começar a ter lucro.

Por essas razões o ponto de equilíbrio é muito importante, não apenas para empresários e contabilistas, mas até para quem deseja abrir um negócio. Trata-se de uma excelente ferramenta para você evitar perder dinheiro.

Planilha de Ponto de Equilíbrio eGestor

A planilha de ponto de equilíbrio se inicia com a inserção dos dados para o cálculo do ponto de equilíbrio. Aqui, você deve inserir o preço de venda, os custos variáveis, as despesas variáveis, os custos fixos, as despesas fixas e os não desembolsáveis.

Dados para cálculo do ponto de equilíbrio da Planilha de Ponto de Equilíbrio do eGestor
Imagem 1 – Dados para cálculo do ponto de equilíbrio da Planilha de Ponto de Equilíbrio do eGestor.

Em seguida, ela lhe dará os resultados. Sendo eles a margem de contribuição:

Imagem 2 – Margem de contribuição da Planilha de Ponto de Equilíbrio do eGestor.

O ponto de equilíbrio financeiro:

Ponto de equilíbrio financeiro da Planilha de Ponto de Equilíbrio
Imagem 3 – Ponto de equilíbrio financeiro da Planilha de Ponto de Equilíbrio.

E o ponto de equilíbrio contábil:

Imagem 4 – Ponto de equilíbrio contábil da Planilha de Ponto de Equilíbrio do eGestor.

Mas você não sabe o que são os custos variáveis, as despesas variáveis, os custos fixos, as despesas fixas e os não desembolsáveis? Entenda:

  • Despesas fixas: são valores padronizados, que não sofrem alterações de acordo com a demanda ou produção da empresa. Exemplo: água, telefone e internet.
  • Despesas variáveis: podem sofrer alterações de acordo com a produção. Exemplo: horas extras, contratação de novos funcionários para produção
  • Custos fixos: Aluguel do local de produção, energia elétrica…
  • Custos variáveis: são valores relacionados à matéria prima necessária para produção e/ou comercialização. A soma de todos os custos variáveis pagos por unidade.
  • Não desembolsáveis: são custos contábeis que não saem diretamente do caixa da empresa. Exemplo: amortização.

Mas, para você não ter que pesquisar, também tem na planilha:

Explicação das despesas e custos da planilha
Imagem 5 – Explicação das despesas e custos da planilha.

Considerações finais

Que o ponto de equilíbrio é importante, você já entendeu, mas sabemos que o cálculo pode gerar dúvidas. Por isso, a planilha pode ser de grande ajuda. Muitas vezes não estamos com tempo, ou com a cabeça longe, ter um cálculo pronto é uma grande ajuda. E uma planilha de ponto de equilíbrio é o que seu negócio precisa!

Teste grátis o eGestor por 15 dias!

Banner eGestor - Ponto de equilíbrio
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente a produtividade dos seus projetos

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem feitos, e outras inúmeras dúvidas. E isso não é...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2021

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de Controle Financeiro – Grátis e Atualizada em 2021

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *