4 filmes que todo empreendedor deveria assistir

Em um mundo capitalista que recicla ideias originais em nome do lucro, a inspiração é a principal ferramenta de qualquer empreendedor que almeja o sucesso, não é verdade? Pois Hollywood sabe muito bem disso! Não por acaso, ano após ano, filmes capazes de estimular pessoas do mundo inteiro a arregaçarem as mangas e botarem em prática o negócio de suas vidas são lançados e se mostram sucessos de bilheteria.

Não importa se seu sonho é montar um food truck, uma histórica casa de shows ou a maior rede social do mundo, sempre haverá um blockbuster para chamar de seu. Duvida? Então confirme já essa teoria, acompanhando nossa lista de 4 filmes que todo empreendedor deveria assistir:

Chef, de Jon Favreau

Depois de ter seu nome trucidado por um crítico de gastronomia, o chef de cozinha do título resolve chutar o balde: pede demissão do restaurante que recusava seus pratos criativos e passa a viajar país afora em um food truck especializado em comida cubana. Com uma pequena ajudinha da família — e, quem diria, da divulgação nas mídias sociais —, o empreendimento acaba superando as expectativas, passando um grande exemplo de persistência e crença nos próprios ideais.

CBGB: o Berço do Punk Rock, de Randall Miller

O sonho do empresário Hilly Kristal era criar uma casa de shows segmentada em Nova Iorque, onde só tocasse Country, Bluesgrass e Blues — daí as iniciais CBGB. Mas o destino se encarregou de transformar o CBGB, um espaço que era simplesmente precário em termos de instalações, no berço do punk rock. Com seu olhar clínico para bandas emergentes talentosas, Kristal não só testemunhou como incentivou o nascimento de artistas como Talking Heads, Ramones e Blondie. O resto é história e muitas lições empreendedoras.

As Aventuras de Pi, de Ang Lee

A história de motivação por trás do aclamado As Aventuras de Pi quase foi ofuscada diante de tantos efeitos especiais maravilhosos em 3D. Fato é que qualquer empreendedor pode extrair inúmeros ensinamentos da trajetória de altos e baixos do sobrevivente de um naufrágio que precisa dividir o bote com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala super simpático de nome Richard Parker. Vale a pena conferir!

A Rede Social, de David Fincher

Essa história romanceada sobre a conturbada criação do Facebook é uma ótima lição para jovens empreendedores. Por meio da jornada de um brilhante estudante de Harvard, Mark Zuckerberg, percebemos que amizades, namoros e, principalmente, patentes, podem colocar em risco um negócio de absoluto sucesso — ou vice-versa, dependendo de como você enxerga a trama!

Depois de se divertir aprendendo lições de empreendedorismo com personagens improváveis, é a sua vez de dar um basta na preguiça e repensar com mais otimismo naquele projeto que, até então, encontra-se engavetado no seu escritório simplesmente porque você o considerava mirabolante demais. Já pensou que, com o auxílio das ferramentas e das pessoas certas, sua ideia pode ser justamente o que estava faltando para criar uma empresa campeã de bilheteria?

E então, gostou da nossa lista de indicados? Ainda não viu quase nenhum dos filmes citados ou já assistiu um ou outro? Conte suas impressões aqui nos comentários!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br