Alexandre Costa - Cacau Show

As histórias de pessoas comuns que se tornam empresários de sucesso devem ser contadas e recontadas, com riqueza de detalhes, tanto para quem ainda está apenas começando sua caminhada no mundo do empreendedorismo como para empreendedores que precisam de uma motivação a mais. E Alexandre Costa, dono da rede de chocolates Cacau Show, definitivamente tem uma boa história, sendo um exemplo a ser seguido por todos! Quer conhecê-la você também? Então confira nosso post de hoje e aprenda com quem já é expert no assunto:

Histórico

Com 17 anos de idade, Alexandre entregava ovos de Páscoa e chocolates artesanais em lanchonetes, mercados e padarias de São Paulo. Com o passar dos anos, o pequeno comerciante decidiu crescer, começando a trabalhar com grandes varejistas. Mas o resultado não foi o esperado, levando-o à falência. Pois sabendo que o início da carreira nos negócios é mesmo frágil, Alexandre não se deixou abater, persistindo na luta. Nesse momento, o atual dono da Cacau Show reinventou seu modelo de negócio e começou a vender chocolates por meio de catálogos, inaugurando, assim, suas primeiras lojas.

Hoje a Cacau Show conta com mais de mil lojas espalhadas por todo o país, que comercializam cerca de 14 mil toneladas de chocolate por ano. E apesar do grande sucesso, Costa não para de inovar! Cada produto da Cacau Show é único e leva o consumidor a buscar por outras opções igualmente surpreendentes, o que mantém as lojas sempre cheias e os clientes sempre satisfeitos! Receita melhor para o sucesso não há! Quer conhecer seus segredos? Então dê só uma olhadinha:

Perseverança

A história de Alexandre nos mostra exatamente como a perseverança é uma das principais características de grandes empreendedores. É fato que, no início, surgirão grandes obstáculos, mas serão exatamente esses desafios que farão sua organização forte. Ao enfrentar e resolver quaisquer problemas, você inevitavelmente se prepara para os próximos que virão, quando você já será mais experiente. Lembre-se sempre que, muito dificilmente, seu empreendimento dará certo logo na primeira tentativa. Mas o importante é não desistir! Você verá que, no fim, esses desafios serão a base que engrandecerá sua empresa.

Ebook Crescimento Empresarial

Qualidade

Independentemente de qual é o segmento de seu empreendimento, produtos de qualidade devem ser o diferencial! E caso seus serviços já tenham caído nas graças dos consumidores, não se sinta acomodado com a situação, afinal, como Alexandre Costa bem nos ensinou, inovar é preciso! Inovar nos produtos é estar sempre à frente de seus concorrentes, fazendo com que o público tenha o desejo de experimentar essas novidades. Costa, por exemplo, até hoje se preocupa em conhecer e entender os processos de fabricação do chocolate, tudo a fim de buscar sempre a melhor maneira de agradar a clientela. E seu sucesso não nos deixa mentir que essa é uma boa fórmula, não é mesmo?

Disciplina

Ao retomar seu empreendimento após a falência, Costa aceitou um pedido de 2 mil ovos de Páscoa com um tamanho diferente do padrão da época. Porém, encontrar chocolate para produzir tantos ovos foi difícil e ele precisou trabalhar por mais de 17 horas seguidas por dia para entregar a encomenda. E esse foi seu brilhante recomeço. Com isso você precisa aprender que ser sempre disciplinado, sem tentar apressar o sucesso, também faz parte da jornada. Assim, caso perceba que o serviço proposto não poderá ser cumprido, tente negociar com o cliente um prazo maior ou contrate mais funcionários para essa determinada tarefa. Não deixe que o prazo exceda, tampouco perca a oportunidade.

Veja um vídeo sobre a história do Alexandre Costa


Viu como com a experiência alheia já dá para evitar cometer alguns erros no mundo dos negócios? Que outras histórias motivadoras de empreendedorismo você conhece? Comente e compartilhe suas opiniões conosco!

Conheça o eGestor, um software online de gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br