8 livros que você, gestor, deveria ler

Escrito em: 04/05/17
Início 9 Empreendedorismo 9 8 livros que você, gestor, deveria ler

De fato, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo. Embora muitas pessoas acreditem que ela seja inata, temos inúmeros casos de gestores que evoluíram em função de conhecimento adquirido e orientação adequada.

Se você acredita que já nasceu com o dom de liderar, ótimo; mas saiba que existem meios para aperfeiçoar seus talentos. Agora, caso você sinta a necessidade de aprender a liderar e, assim, obter sucesso profissional, é ainda mais útil contar com as sugestões certas para agir.

Então, seja qual for o seu caso, não deixe de conferir estes 8 livros sobre empreendedorismo superindicados para gestores que procuram evoluir profissionalmente! Acompanhe:

1. “Criatividade S.A.”, de Ed Catmull

Ed Catmull é um dos fundadores do estúdio Pixar, responsável por algumas das mais bem-sucedidas animações do cinema mundial — entre elas, Frozen, que faturou R$ 1,2 bilhão, sendo a nona maior bilheteria da história do cinema em todos os tempos.

E o que isso tem a ver com empreendedorismo? Tudo.

Em Criatividade S.A. — Superando as Forças Invisíveis que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração, Catmull fala justamente sobre a criação e construção de uma cultura de inovação nas empresas.

Seu raciocínio procura dar ao leitor uma visão mais clara sobre como a criação de um ambiente voltado para a criatividade pode ser relevante para dar à empresa relevância no mercado. Sem dúvida, uma leitura fundamental para quem pretende construir um ambiente propício para a inovação.

2. “Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa”, de Eduardo Ferraz

Este livro tem seu foco no aperfeiçoamento das relações interpessoais, algo fundamental para qualquer bom gestor — independentemente do segmento em que atua.

Nele, é possível compreender as principais ideias por trás de uma boa negociação, bem como adquirir recursos para lidar com situações difíceis para gestores inexperientes.

Como dizer “não” para as pessoas? De que forma é possível mostrar seu valor sem parecer prepotente? Como se relacionar adequadamente com pessoas de temperamento difícil? São essas e outras perguntas que o autor pretende responder.

Trata-se, enfim, de uma contribuição importante para que o gestor melhore sua relação com as pessoas.

Ebook Crescimento Empresarial

3. “Não tenha medo de ser chefe”, de Bruce Tulgan

Se você não se sente seguro na função de líder e precisa de conselhos práticos sobre determinadas atitudes a serem tomadas, este livro é o que você precisa. Nele, o autor discorre sobre a função do líder e como ela vem sendo interpretada equivocadamente nos últimos tempos.

Para Tulgan — famoso consultor de líderes empresariais —, o maior problema apresentado pelas empresas é o que ele chama de “subgerenciamento”, algo que vem afetando toda a escala de comando.

Nesse sentido, sua ideia é fazer com que os gestores reassumam seu papel central no empreendimento, e passem a oferecer às suas equipes a liderança necessária.

Para tanto, ele apresenta uma série de situações que fazem parte do dia a dia dos gerentes, e mostra as soluções mais eficazes que um bom gestor pode encontrar. E a maneira como as apresenta desconstrói uma série de mitos, permitindo ao leitor uma nova visão de gerenciamento.

Uma leitura imperdível!

4. “O livro de ouro da liderança”, de John C. Maxwell

John Calvin Maxwell é um nome cultuado entre os principais gestores do mundo. Isso porque seu livro é um verdadeiro curso de treinamento de líderes, com exemplos práticos de como agir com uma equipe.

Conhecida como uma bíblia para profissionais que trabalham com liderança, O livro de ouro da liderança é um dos maiores sucessos em vendas na área de negócios.

Nessa obra, escrita de maneira muito simples, fica clara a ideia do autor de que o principal papel do líder é amplificar a liderança entre os membros da equipe. E é a partir dela que, capítulo a capítulo, Maxwell acrescenta dicas úteis para fazer com que o leitor se transforme em um verdadeiro mentor de outros líderes.

5. “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey

Toda transformação, para ser efetiva, precisa se tornar um hábito. Por isso, este livro de Stephen Covey, publicado ainda em 1989, é uma verdadeira preciosidade para profissionais que querem se transformar em bons líderes.

Voltada para a criação de hábitos propícios para a boa liderança, a obra parte de um pressuposto aparentemente óbvio, mas que poucas pessoas conseguem compreender: a liderança pode ser construída a partir da criação de hábitos pertinentes a ela.

Trata-se de um livro que vai além da questão profissional, contribuindo também com a construção de uma vida pessoal mais interessante. E uma leitura fantástica para quem pretende abrir novos horizontes — além, é claro, de conhecer práticas para criar uma mentalidade vencedora.

6. “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman

Com este livro, Daniel Goleman trata da questão do equilíbrio que se faz necessário entre a parte do cérebro responsável pela lógica e aquela responsável pelas emoções.

Dessa forma, o autor oferece uma visão particular e muito interessante a respeito da questão da inteligência, mostrando que o controle das emoções é fundamental para o seu desenvolvimento.

Com exemplos práticos do dia a dia, Goleman apresenta ferramentas para evitar problemas e transformar carreiras. E muitas questões abordadas no livro — como a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro — podem ser o diferencial para a trajetória de um empreendedor de sucesso.

7. “Execução”, de Larry Bossidy e Ram Charan

Planejar é fundamental. Sem um bom planejamento, as ações acabam sendo executadas sem critério, e as chances de sucesso reduzem drasticamente. Mas um bom gestor, além de planejar, também se preocupa com a execução daquilo que planeja.

Por isso, este livro de Larry Bossidy e Ram Charan tem sido um dos mais vendidos na área de administração nos últimos anos.

Com ele, você aprende o que é preciso saber além do planejamento. E ainda conhece as ideias dos autores a respeito de como lidar com a execução de projetos com o mesmo envolvimento que é colocado no planejamento.

8. “Rápido e devagar – duas formas de pensar”, de Daniel Kahneman

Por fim, a obra de Daniel Kahneman — vencedor do prêmio Nobel de economia — traz uma reflexão bem interessante sobre as formas como nossa mente pode funcionar. Segundo ele, temos o pensamento rápido, que é muito mais intuitivo e emocional, e o devagar, que é lógico e ponderado.

A ideia com a indicação desse livro é ajudar você a compreender o funcionamento de cada uma dessas maneiras de pensar, para que tenha condições de tomar melhores decisões, algo fundamental na vida de um grande gestor.

Afinal, sabendo tomar boas decisões, sua gestão evolui e a empresa cresce.

E aí, gostou das nossas dicas de livros sobre empreendedorismo? Então, aproveite agora para compartilhá-las com os seus amigos nas redes sociais!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem ser feitos, e outras inúmeras dúvidas. E para isso,...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Receba por e-mail Receba por Whatsapp 📞 O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

1 Comentário

  1. Frank

    Bom dia, muito obrigado pelas dicas vou logo comprar o meu!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.