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Bom trabalho em equipe: 7 maneiras de garantir

Quando o trabalho em conjunto dentro de um departamento ou organização é bem articulado e satisfatoriamente conduzido, os resultados podem ser muito mais interessantes e produtivos do que quando as atividades são realizadas de maneira individual. Afinal, a criatividade e a maior diversidade geram soluções muito melhores.

Mas, é necessário estimular o bom convívio entre os colaboradores, evitar o aparecimento de conflitos e qualquer tipo de falha na comunicação para que tudo dê certo. Observe algumas dicas para fazer com que o ambiente laboral fique propício ao bom trabalho em equipe!

1. Tenha paciência

Em uma atividade em que várias pessoas vão participar, é óbvio que será comum aparecerem opiniões diferentes, ideias diferentes, julgamentos diferentes. É muito importante saber como conciliar essas diferenças sem transformar a reunião em uma disputa. Assim, se consente que as pessoas exponham os seus pontos de vista com moderação e serenidade.

2. Exija respeito pelas ideias alheias

Já que muitos pontos de vista serão lançados ao grupo, é conveniente que se tenha respeito pelas ideias novas, conceitos variados e apreciações diversas.

Nesse tipo de atividade, o objetivo de fazer com que a equipe tenha êxito precisa ser muito maior do que alcançar sucesso individual, em detrimento do bom andamento coletivo. A soberba e a vaidade devem ser muito bem controladas para não atrapalhar o trabalho em equipe.

E, ainda, reconhecer as ideias alheias pode lhe oferecer ingredientes para desenvolvê-la ainda mais e participar de modo muito mais decisivo.

3. Deixe problemas interpessoais de fora

As divergências entre os colaboradores nunca podem extrapolar o nível das ideias diferentes e opiniões. Portanto, bloqueie as críticas que pareçam excessivas ou direcionadas à pessoa. Evite que comentários externos ou fofocas aconteçam, e mantenha todos coesos nos assuntos das tarefas a serem realizadas, sem deixar que problemas interpessoais cresçam e atrapalhem o bom trabalho em equipe.

4. Estimule a cooperação e a interação

Um dos grandes segredos para um bom trabalho em equipe é o convívio de alta qualidade no ambiente laboral. Assim, os seus colaboradores precisam se sentir integrados e estimulados a colaborarem uns com os outros.

Portanto, faça disso um valor da sua empresa: ajudar os colegas e ser ajudado precisa ser uma percepção habitual na sua empresa.

Guia de Gestão de Equipes

5. Divida as tarefas

Um bom trabalho em equipe pode trazer bons resultados, mas também pode provocar a situação em que alguns trabalham ou se diligenciam para as tarefas em maior grau do que outros. Uma boa forma de compartilhar responsabilidades e cobrar uma participação mais equilibrada é dividir as tarefas entre os seus colaboradores, seguindo um planejamento e um cronograma. Assim, todos estarão atentos às suas obrigações.

6. Cultive os relacionamentos

Não deixe transparecer a ideia de que as únicas coisas que importam para a empresa são o alto desempenho exigido dos funcionários e os lucros obtidos. Trabalhar em equipe é uma oportunidade singular para se conviver mais com os colegas da organização, para se estreitar amizades e também para trocar aprendizados e experiências.

7. Reconheça os bons resultados do grupo

É claro que, às vezes, as ideias e os afazeres de uma das pessoas podem sobressair. Contudo, procure imprimir a imagem de conjunto em todos, cada vez mais, reconhecendo os esforços da equipe em público, elogiando-a e, dependendo do caso, premiando-a. Avalie a situação do seu grupo de funcionários e, se houver alguns breves conflitos de egos, prefira elogiar aqueles que tenham se destacado mais em reuniões individuais.

Quando um profissional traz a habilidade de trabalhar em equipe, ele fica mais valorizado no mercado e consegue se adaptar com muito mais eficiência às demandas e mudanças em seu ambiente de trabalho. Mas quem está no comando de um setor ou da empresa pode colaborar decisivamente para que o desempenho de sua equipe se aperfeiçoe muito mais.

Como você vem lidando com as tarefas que devem ser feitas em conjunto dentro de sua empresa? Compartilhe com a gente!

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Escrito em: 29/07/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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