7 maneiras de garantir um bom trabalho em equipe

Quando o trabalho em conjunto dentro de um departamento ou organização é bem articulado e satisfatoriamente conduzido, os resultados podem ser muito mais interessantes e produtivos do que quando as atividades são realizadas de maneira individual. Afinal, a criatividade e a maior diversidade geram soluções muito melhores. Mas é necessário estimular o bom convívio entre os colaboradores, evitar o aparecimento de conflitos e minorar qualquer tipo de falha na comunicação para que tudo dê certo. Observe algumas dicas para fazer com que o ambiente laboral fique propício ao trabalho em equipe!

Tenha paciência

Em uma atividade em que várias pessoas vão participar, é óbvio que será comum aparecerem opiniões diferentes, ideias diferentes, julgamentos diferentes. É muito importante saber como conciliar essas diferenças, sem transformar a reunião em uma disputa, consentindo em que as pessoas exponham os seus pontos de vista com moderação e serenidade.

Exija respeito pelas ideias alheias

E já que muitos pontos de vista serão lançados ao grupo, é conveniente que seja desenvolvido um verdadeiro respeito pelas ideias novas, conceitos variados e apreciações diversas. Nesse tipo de atividade, o objetivo de fazer com que a equipe tenha êxito precisa ser muito maior do que alcançar sucesso individual, em detrimento do bom andamento coletivo. A soberba e a vaidade devem ser muito bem controladas. E reconhecer as ideias alheias pode lhe oferecer ingredientes para desenvolvê-la ainda mais e participar de modo muito mais decisivo.

Deixe problemas interpessoais de fora

As divergências entre os colaboradores nunca pode extrapolar o nível das ideias diferentes e opiniões. Portanto, bloqueie as críticas que pareçam excessivas ou direcionadas à pessoa. Evite que comentários externos ou fofocas aconteçam, e mantenha todos coesos nos assuntos das tarefas a serem realizadas, sem deixar que problemas interpessoais cresçam e atrapalhem o trabalho em equipe.

Estimule a cooperação e a interação

Um dos grandes segredos para o bom andamento de um trabalho em equipe é o convívio de alta qualidade no ambiente laboral. Logo, os seus colaboradores precisam se sentir integrados e estimulados a colaborarem uns com os outros. Faça disso um valor da sua empresa. Ajudar os colegas e ser ajudado precisa ser uma percepção habitual na sua empresa.

Guia de Gestão de Equipes

Divida as tarefas

Trabalhar em equipe pode trazer bons resultados, mas também pode provocar a situação em que alguns trabalham ou se diligenciam para as tarefas em maior grau do que outros. Uma boa forma de compartilhar responsabilidades e cobrar uma participação mais equilibrada é dividir as tarefas entre os seus colaboradores, seguindo um planejamento e um cronograma. Assim, todos estarão atentos as suas obrigações.

Cultive os relacionamentos

Não deixe transparecer a ideia de que as únicas coisas que importam para a empresa são o alto desempenho exigido dos funcionários e os lucros obtidos. Trabalhar em equipe é uma oportunidade singular para se conviver mais com os colegas da organização, para se estreitar amizades e também para trocar aprendizados e experiências.

Reconheça os bons resultados do grupo

É claro que, às vezes, as ideias e os afazeres de uma das pessoas podem sobressair. Contudo, procure imprimir a imagem de conjunto em todos, cada vez mais, reconhecendo os esforços da equipe em público, elogiando-a e, dependendo do caso, premiando-a. Avalie a situação do seu grupo de funcionários e, se houver alguns breves conflitos de egos, prefira elogiar aqueles que tenham se destacado mais em reuniões individuais.

Quando um profissional traz a habilidade de trabalhar em equipe, ele fica mais valorizado no mercado e consegue se adaptar com muito mais eficiência às demandas e mudanças em seu ambiente de trabalho. Mas quem está no comando de um setor ou da empresa pode colaborar decisivamente para que o desempenho de sua equipe se aperfeiçoe muito mais.

Como você vem lidando com as tarefas que devem ser feitas em conjunto dentro de sua empresa? Compartilhe com a gente!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br