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Escalabilidade: Como ampliar no seu negócio

Faturar mais do que gastar é a receita simples para o sucesso financeiro de uma empresa. Mas chegar nesse estágio é uma tarefa dura. Boa parte dos empreendedores falham por não entender um conceito simples: o de escalabilidade.

Muitas pequenas empresas desenvolvem modelos de negócios que não são lucrativos. As digitais, por exemplo, escolhem modelos radicais: nenhuma receita e ter valor com um grande número de usuários.

Na prática, elas acabam falhando mais rápido do que esperam. Afinal, não dão tempo do mercado realmente decidir se a ideia é boa ou não.

Assim, quando for desenvolver o seu modelo de negócios, tenha em mente a escalabilidade. Para isso, é fundamental que você entenda esse conceito e, principalmente, como chegar lá.

O que é escalabilidade?

A escalabilidade é a capacidade de uma empresa crescer sua receita sem aumentar os custos da operação. Ou seja, você deve ser capaz de faturar mais sem gastar mais. Em geral, isso acontece depois que a empresa já foi validada, já possui clientes e tem uma boa estrutura operacional.

Mas, além disso, a empresa também deve ser capaz de aumentar as vendas mantendo o atendimento e a entrega sem perder a qualidade. Basicamente, a escalabilidade é o quanto a empresa pode expandir mantendo a operação.

Como tornar um negócio escalável?

Existem alguns modelos de negócio que são, naturalmente, escaláveis. Um exemplo são os SaaS (Software as a Service), que funcionam de forma totalmente digital, sem necessidade de estoque. Muitas startups são criadas com esse pensamento, de ser uma empresa escalável.

Mas como as empresas que não foram criadas assim podem se tornar escaláveis?

escalabilidade

Automatização de processos

Os recursos humanos são os mais importantes de uma empresa. Por isso, desperdiçar o tempo dos funcionários com tarefas repetitivas que podem ser automatizadas traz um potencial de expansão.

Os processos da empresa devem ser estudados para que se possa saber o que pode ser feito de forma automática. Assim, devem ser contratados sistemas para aumentar a produtividade.

Dessa forma, os recursos humanos estão liberados para atividades mais estratégicas, que é exatamente o que um sistema não pode fazer. Isso traz mais valor para o negócio.

Processos padronizados

Com a relação de processos da empresa que você já fez na hora de automatizar, é possível traçar um método para otimiza-los.

Com isso, a empresa consegue contratar mais funcionários ou repassar outras tarefas com mais facilidade, uma vez que tudo está registrado.

Os processos que podem ser padronizados vão desde o atendimento ao cliente ou uma tarefa específica do setor.

Tecnologia escalável

Como a empresa quer crescer, ela precisa que a tecnologia escolhida consiga crescer junto com ela. Caso contrário, será preciso trocar de sistemas, refazendo todo o processo de implementação.

Encontrar sistemas que acompanham o crescimento do negócio é fácil, mas é importante estar atento a todos eles. Podemos citar, por exemplo, um ERP, que acompanha toda a gestão da empresa. Caso seja necessário trocar, ele deve poder importar todos os dados anteriores.

Algo que também deve ser levado em consideração é o armazenamento de dados. De nada adianta ter o melhor sistema de controle se você perder todas as informações se o computador estragar. Soluções na nuvem permitem um acesso de qualquer lugar através da internet, além de uma segurança de dados maior.

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Não esqueça do cliente

A empresa será escalável e os sistemas utilizados por ela também, mas e quanto ao cliente? Conforme o negócio cresce, entram mais clientes, que não podem ser deixados de lado. Para manter a qualidade do atendimento é importante ter uma equipe bem treinada, e com foco e entendimento na importância do cliente.

Monitoramento

Só se sabe se a empresa está crescendo se existem informações que comprovem o crescimento. A venda de mais produtos e serviços pode ser um indicador, assim como o número de clientes.

Através de um planejamento estratégico do futuro da empresa, entenda como o negócio pode escalar, e para onde. É essencial que o negócio tenha indicadores, sem isso, não se mede o crescimento.

escalabilidade

Por que ela é importante para o meu negócio?

A escalabilidade só é alcançada após o modelo de negócios ser testado e comprovado. Assim, podemos deduzir que empresas com modelos de negócios frágeis terão mais dificuldade para escalar. Isso não significa que não conseguirão, apenas que terão uma jornada com mais obstáculos. Dessa forma, escalabilidade é importante também para apontar o futuro da empresa.

Além disso, há o lado comercial da escalabilidade. Se o seu negócio já fatura mais do que gastar, significa que ele alcançou uma maturidade que boa parte das empresas não conseguirão.

Na prática, o seu negócio está pronto para buscar um novo estágio, que pode ser desde ampliar ou abrir filiais.

Como ampliar a escalabilidade da minha empresa?

Para expandir sua empresa, é importante controlar o custo de aquisição do cliente e o tempo que ele permanece como cliente. Isso ajuda a aumentar a escalabilidade do negócio. Uma empresa em busca de escalabilidade precisa ter um LTV três vezes maior que o CAC.

Isso significa que você precisa conhecer profundamente os números do seu negócio. Quanto cada campanha custa, quanto custa cada vendedor, fornecedores, comissões. Além disso, precisa relacionar tudo isso ao quanto cada cliente deixa no seu caixa. A busca por um grande LTV e um baixo CAC será o caminho para a escalabilidade.

Somente sistemas podem ser escaláveis?

Não, qualquer empresa pode se tornar escalável. É comum que se pense que apenas empresas com produtos digitais possam escalar, entretanto, isso é um erro.

Todas as empresas podem se tornar escaláveis, desde que exista planejamento. Uma empresa que fabrica produtos em grande escala é escalável com métodos de produção eficientes. Empresas de serviços também conseguem escalonar seus negócios de acordo com a demanda.

Essa ideia existe porque o conceito de escalonável vem, principalmente, de sistemas. Nesse âmbito, a escalabilidade indica a habilidade do sistema de continuar funcionando mesmo com tamanho e volume alterados. 

Por exemplo, um sistema com escalabilidade vertical deve poder ter recursos adicionados, como mais memória. Já um sistema com escalabilidade horizontal deve poder ter bancos de dados adicionados ou divididos.

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Escrito em: 21/09/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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