Planilha de controle financeiro

Clique aqui para baixar nossa Planilha de controle financeiro.

Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual.

Não ter esse cuidado pode comprometer significativamente o orçamento empresarial, trazendo danos irreversíveis para a sobrevivência do negócio. A solução? Uma planilha de controle financeiro pode ser o que sua empresa precisa.

Por isso é importante criar uma conta específica para o caixa da empresa. A partir dessa conta, os sócios proprietários do negócio devem estabelecer entre si a porcentagem definida. Para sua utilização e que eles não possam retirar nenhum valor a mais que a quantia estabelecida. A remuneração dos sócios-proprietários das empresas é o que chamamos de pró-labore.

O controle de gastos e receitas geradas pelo empreendimento é fundamental. Principalmente para a redução de riscos e para evitar futuras situações de crise financeira.

O controle financeiro é essencial para a mensuração de resultados da sua empresa. Isso porque a partir desse controle você pode comparar os lucros obtidos em diferentes períodos e verificar possíveis aumento de gastos no orçamento.

Motivos para fazer um controle financeiro

Para a realização de um bom controle financeiro é necessário um registro de todas as contas que envolvem sua empresa. Incluindo tanto as receitas quanto as despesas.

A partir do controle de todas as movimentações na planilha de controle financeiro, com todas as entradas e saídas de caixa da empresa, é possível planejar novos investimentos e identificar possíveis gastos excessivos que podem ser cortados, de acordo com as necessidades do empreendimento.

Para isso, é importante determinar a categorização desses gastos. E assim identificar quais são realmente essenciais para o bom funcionamento da empresa e quais são secundários.

Em caso de endividamento, a categorização de gastos permite identificar quais deles foram os mais comprometedores nesse tipo de situação.

O controle das movimentações financeiras permite uma facilidade muito maior. Pois ajuda na identificação da origem dos problemas da empresa.

A análise da situação financeira do empreendimento também permite avaliar a possibilidade de crescimento do negócio, a partir do cálculo de diversos indicadores, como a margem de lucro e a quantidade de capital de giro, por exemplo.

Este controle deve ser feito de uma forma contínua. Assim como o registro das movimentações de entrada e saída devem ser atualizados frequentemente. Para que não se esqueça alguma possível informação relevante. Assim, é possível manter o caixa equilibrado.

As consequências de não ter um controle financeiro

A falta de uma boa gestão das finanças é sem dúvidas uma das principais causas de mortalidade de empresas no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, empresas que possuem um rigoroso controle de suas finanças, reduzem em 50% as chances de o seu negócio encerrar as atividades.

Sem um adequado controle financeiro, as empresas não possuem uma visão clara sobre suas receitas e despesas. Assim havendo possibilidade de entrar em situações de endividamento. Isso gerando dificuldades para identificar os fatores que ocasionaram essas situações.

A falta de atenção nesse processo, pode fazer com que as empresas não consigam realizar uma projeção futura do seu fluxo de caixa. Isso pode gerar um problema de falta de capital de giro, impedindo a realização de futuros pagamentos ou investimentos.

Essa falta de capital, pode fazer com que a sua empresa recorra a empréstimos e créditos bancários que possuem juros alarmantes.

Assim como esse auxílio pode quitar os pagamentos pendentes em um primeiro momento há consequências. Mas podem causar um grande impacto no orçamento de sua empresa futuramente. 

Empresas que não possuem um rigoroso controle de seu fluxo de caixa estão muito mais sujeitas a enfrentar situações de inadimplência de clientes. Isso de dá por não controlar as contas a receber.

Além disso, empresas desorganizadas financeiramente não possuem base para a tomada de decisões estratégicas para o futuro.

eBook fluxo financeiro gratuito

Afinal, como fazer o controle financeiro de sua empresa?

Agora que já falamos sobre a importância de um bom controle financeiro para as empresas e o quanto este processo pode fazer diferença na estabilidade e sobrevivência do seu negócio, você deve estar se perguntando quais as melhores alternativas para realizar esse controle de uma forma eficiente.

Uma planilha de controle financeiro no Excel pode ser uma boa alternativa para a sua empresa otimizar o controle financeiro.

As planilhas são uma ótima ferramenta para empresas que trabalham com equipes pequenas. Isso pois elas não precisam de um controle financeiro mais avançado e detalhado. Ao contrário de empresas com um maior número de pessoas que necessitam um controle e registro de eventos detalhado.

Através da planilha de controle financeiro você pode gerenciar todas as movimentações de entrada e saída em sua empresa. Tudo de uma forma extremamente simples e prática.

Este modelo permite com que você controle o seu fluxo de caixa e atualize o seu caixa a cada nova movimentação de entrada ou saída. Fazer este gerenciamento é de suma importância para a sua micro ou pequena empresa. Porque dessa forma é possível ver de uma forma muito mais clara e organizada as origens de suas contas. 

Realizar o controle a partir da planilha de controle financeiro torna este processo muito mais fácil. Ele economiza o seu tempo e o de seus funcionários, para que se possa focar nas questões operacionais do negócio.

Como funcionam as planilhas de controle financeiro?

A falta de organização no dia a dia pode gerar uma crise nas finanças, tanto pessoais quanto empresariais. Por isso, a planilha de controle financeiro é essencial para ajudá-lo. Mantem suas contas em ordem, fiscaliza os gastos e reduz despesas.

Somado a isso, é possível usar as novas tecnologias para gerir melhor seus negócios e manter uma organização de maneira eficaz. Além de promover um aumento dos lucros. 

Conheça as principais funções de uma planilha de controle financeiro

Uma das principais funções da planilha de controle financeiro é classificar os itens que compõem suas finanças de acordo com as devidas funções de cada um.

Dessa forma, você pode agrupar primeiro os gastos não variáveis, como o aluguel. E na sequência, os gastos variáveis, como água e luz. Assim é possível assegurar maior organização e, consequentemente, obter um ganho de tempo na hora de elaborar processos.

Além disso, a outra função da planilha é poder ajudá-lo nos cálculos da empresa. Também registrando as transações para futuras eventualidades. Desta maneira, uma planilha de controle financeiro contribui diretamente para o desenvolvimento da gestão do seu empreendimento.

Portanto é muito importante que uma empresa tenha um sistema de controle financeiro, principalmente quando se almeja gerir melhor os negócios.

Vale destacar também que é possível escolher a planilha que melhor se encaixa em seu perfil. As opções vão desde as mais simples, que aceitam números não variáveis; até as mais avançadas, que podem realizar cálculos variados, como comparações entre gastos e aplicações financeiras.

Contudo, é possível fazer aplicações de forma mais simples.

Aprenda a fazer aplicações de maneira simples

Sabemos que para fazer uma boa aplicação financeira é preciso pesquisar não apenas a rentabilidade da aplicação, mas também o quão seguro vai ser o investimento. 

Para isso, você pode utilizar uma planilha de controle financeiro na hora de fazer comparações. E dessa forma, realizar uma aplicação. Que, além de segura, poderá ajudar no aumento dos lucros de sua empresa.

Descubra um pouco mais sobre as variedades de planilhas antes de decidir qual vai ajudar-lhe a gerir melhor sua empresa:

Conheça as variedades de planilhas

Antes de nos aprofundarmos nas variedades de planilhas de controle financeiro, você precisa saber que a planilha adequada é aquela que se molda ao estilo de vida da sua empresa. Com isso em mente, acompanhe as variedades e veja qual é a planilha ideal para o seu negócio.

Planilha diária

As planilhas de controle diário são excelentes para que você se mantenha dentro do orçamento. Afinal elas têm o registro de suas despesas e identificam de forma rápida qualquer movimentação econômica. Além de contabilizar os gastos que possam desestruturar suas finanças. No entanto, elas não concedem projeções.

Planilhas simples

As planilhas simples são ótimas para quem tem pouco conhecimento em formatação. Ou quem não tem intimidade com o Excel ou fórmulas matemáticas. Porém, nessas planilhas são inseridos os valores mais simples (e não aqueles variáveis), o que limita o processo de gestão.

Planilhas avançadas

As planilhas avançadas são ideais para quem busca um controle financeiro mais significativo. Elas oferecem um histórico mais detalhado das despesas e chegam a fazer projeções futuras.

No entanto, esse tipo de planilha exige que o empreendedor se dedique mais ao controle das finanças. Afinal, elas utilizam fórmulas mais complexas.

A partir das planilhas avançadas é possível fazer inúmeros cálculos. Como comparação entre gastos, aplicações financeiras ou até mesmo compras com cartões de crédito.

Planilhas de controles mensais

Já para quem deseja ter um controle maior, o indicado é adquirir uma planilha de controles mensais. Pois essas planilhas permitem visões mais vastas sobre as despesas e os recebimentos. Além disso, esse tipo de planilha permite uma análise mensal sobre o controle financeiro. Isso porque mostra os reflexos da economia durante o ano.

Contudo, uma planilha de controle financeiro pode ajudá-lo de outras formas no processo de gestão de uma empresa ou, até mesmo, na gestão pessoal. 

O que se pode controlar com as planilhas de controle financeiro?

Existe uma série de importantes indicadores financeiros que podem ser controlados através das planilhas. Vamos falar especificamente sobre cada um deles:

Planilha de fluxo de caixa

Com a planilha de fluxo de caixa, você pode gerenciar todas as entradas e saídas do orçamento de sua empresa, possuindo assim uma visão mais aprofundada a respeito da necessidade de obter empréstimos para poder arcar com as despesas futuras, e também verificar se o seu empreendimento se encontra apto a realizar novos investimentos que não comprometam o seu caixa. 

Planilha de custos

Através da planilha de custos, você pode categorizar todos os gastos da sua empresa. Como por exemplo: salário de funcionários, impostos e gastos com fornecedores, dentre outros. Realizar este processo é extremamente importante para a sua empresa. Porque possibilita uma visão bastante clara a respeito de quais aspectos representam um maior impacto em seu orçamento, e que talvez possam ser cortados. 

Plano de contas

Trata-se de uma planilha mais completa. É destinada para a organização de absolutamente todas as contas a pagar e a receber de sua empresa. Ajudando a projetar o seu orçamento de acordo com as futuras movimentações de entrada ou saída.

Planilha de DRE

Com a planilha de DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) é possível realizar uma análise muito mais detalhada dos resultados financeiros da sua empresa. Isso a partir da margem de contribuição gerada por cada uma de suas receitas e despesas. Que podem ser indiretas, relacionadas a impostos sobre seus produtos, e outros fatores.

Como o Excel pode ser importante para a gestão de sua empresa?

Além de auxiliar no controle financeiro do seu empreendimento, o Microsoft Excel pode auxiliar a sua empresa com outras planilhas, de uma forma bastante simplificada.

Funcionários

Você também pode elaborar uma planilha de controle de seus funcionários para gerenciar as atividades realizadas por sua equipe. Como ordens de serviço ou número de vendas realizadas por cada um deles. Para assim analisar se as metas estabelecidas estão ou não sendo atingidas. Além disso, você pode criar colunas voltadas para o salário de cada um deles, incluindo possíveis benefícios e adicionais. Utilizando esta planilha, fica muito mais fácil calcular a sua folha de pagamento de uma forma geral.

Estoque

Elaborando uma planilha de controle de estoque, que permite gerenciar os seus produtos a cada nova entrada ou saída, saber precisamente quando há falta ou excesso de determinado produto em seu estoque, você pode ter total controle sobre os seus produtos e analisar quais os que possuem mais saída no mercado e quais não estão sendo vendidos em boa quantidade. Isso pode ajudar você a identificar possíveis oportunidades para realizar promoções, ou então reforçar o estoque em caso de produtos que possuem uma demanda mais alta.

Controle de vendas

Com a planilha de controle de vendas você pode contabilizar seus produtos vendidos, qual dos seus funcionários fez a venda, valor, forma de pagamento e o cliente que o comprou, se existir um cadastro de clientes. A planilha de controle de vendas também pode ajudar no controle do estoque, vendo quais itens demoram mais a sair e quais circulam mais rápido. 

Controle financeiro

No Excel, também é possível elaborar planilhas de controle financeiro mais detalhadas, como uma planilha voltada para o DRE (Demonstrativo Resultado do Exercício), por exemplo. Este demonstrativo lhe mostrará muito além da quantidade de vendas e informações referentes ao fluxo de caixa. Com o DRE, você saberá exatamente se a sua empresa está obtendo lucro ou prejuízo!

Software de gestão empresarial

Não é novidade para ninguém que as tecnologias vêm se tornando cada vez mais importantes para as empresas. Com a modernização do mundo, surgem novas opções de administração que podem ajudar um empreendedor na hora gerir seus negócios, facilitando a organização dos processos da empresa e propiciando um ganho de tempo para o gestor.

A planilha de controle financeiro é uma ótima opção, que não apresenta nenhum tipo de custo para realizar o gerenciamento de processos de sua empresa. Por isso disponibilizamos aqui alguns materiais e conteúdos que podem ser uteis para sua empresa.

Entretanto, ela pode não atender as necessidades de empresas que necessitam de uma gestão mais completa e detalhada de sua parte financeira. Se você está procurando uma gestão mais avançada, uma ótima opção é investir no eGestor, um sistema de gestão empresarial totalmente fácil e online.

Além de controlar o seu fluxo de caixa, baseado nas movimentações de entrada e saída que você pode registrar no sistema, o eGestor permite com que você gere diversos relatórios importantes para a mensuração de resultados financeiros de seu negócio. Com o sistema, você pode gerar relatório de DRE, ABC de vendas por produto e por clientes, projetar fluxo de caixa futuro, gerenciar contas a pagar e a receber, dentre muitas outras funções.

eGestor

Além de tudo isso, o eGestor ainda realiza o controle de estoque de uma forma totalmente automatizada, atualizando a quantidade de seus produtos a cada novo registro de compra ou venda.

Você também pode cadastrar toda a sua rede de clientes e fornecedores, armazenando informações específicas sobre eles, além de emitir notas fiscais eletrônicas e boletos bancários. É um sistema extremamente completo para o gerenciamento do processo administrativo e também operacional de sua empresa, já que com o eGestor também é possível registrar ordens de serviço.

Ficou interessado? Os primeiros 15 dias de testes de todas estas ferramentas são completamente gratuitos. Basta acessar o site!

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br