fbpx

Contador ou contabilista: O que significa cada um e suas tarefas

Escrito em: 12/10/21

Você já deve ter ouvido falar nessas duas denominações, contador e contabilista, e também deve ter ficado com dúvidas. Afinal, por que existe essa diferenciação de nomes? O que faz um contabilista e o que faz um contador? Apesar das muitas semelhanças, os conceitos se referem a profissionais com atuações diferentes dentro do ramo contábil. É sobre isso que falaremos a seguir.

O que faz um contador

O contador é aquele profissional formado no curso de Ciências Contábeis, na modalidade de bacharelado. Ao contrário do curso técnico, considerado de nível médio, os cursos de bacharelados são considerados de nível superior.

Então, o contador é responsável por todas as tarefas e atividades específicas da área contábil de uma empresa, visto que ele tem competência e conhecimento técnico para exercer todas essas funções. Algumas delas são exclusivas, como veremos adiante.

O que faz um contabilista

O contabilista é o profissional com formação dentro da área de contabilidade, porém, sem curso de nível superior, como os cursos técnicos e correlatos, por exemplo. Ou seja, são formações de nível médio e que limitam a sua atuação.

Além disso, é chamado de contabilista todo aquele que executa alguma função dentro da contabilidade, como o próprio contador, o auxiliar contábil e o técnico em contabilidade.

O uso da nomenclatura já foi, inclusive, desestimulado pelo Conselho Federal de Contabilidade, em 2010, para evitar confusões, sendo recomendado usar o termo “profissional de contabilidade” em vez de contabilista.

No geral, o contabilista desempenha quase todas as funções de um contador, mas, claro, possui algumas limitações. Antigamente, a função era chamada, popularmente, de guarda-livros, o que caiu em desuso com o passar do tempo.

Qual a diferença entre contador e contabilista

Existem algumas diferenças entre contador e contabilista. A primeira delas é a formação, afinal, o contador tem um curso de nível superior, no caso, o curso de Ciências Contábeis.

Já o contabilista é formado em um curso de nível técnico, uma formação muito comum há alguns anos. Além disso, o termo abrange, de forma generalista, todos aqueles que desempenham alguma função dentro da contabilidade.

A segunda diferença está no registro do profissional. Assim, aquele que se formou até o ano de 2015 em um curso técnico pode se inscrever no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região. 

Depois dessa data, apenas contadores, formados em curso de bacharelado, devem fazer esse registro que é, inclusive, obrigatório para o exercício da profissão.

Por fim, como terceira diferença, temos as atribuições de cada profissional. Existem tarefas que são exclusivas do contador e outras que podem ser executadas pelos dois profissionais de contabilidade, sem prejuízo para eles ou para a empresa contratante.

Assim, essa diferença se baseia na formação acadêmica de cada um. Ou seja, um profissional com curso de nível superior possui uma carga de conhecimento maior e mais ampla, decorrente dos vários anos de estudo dentro da universidade.

O curso de Ciências Contábeis dura, em média, 4 anos. Enquanto isso, o curso de técnico em contabilidade tem a duração média de 2 anos e meio, por exemplo. Assim, os conhecimentos adquiridos são proporcionais aos anos de estudo.

Áreas de atuação

Tanto o contador quanto o contabilista atuam dentro da mesma área que é o setor contábil de uma empresa. Eles fazem prestação de contas, analisam o fluxo de caixa da empresa e administram os documentos fiscais e demais registros.

Além disso, tanto o contador quanto o contabilista podem fazer toda a gestão financeira e contábil de uma organização, realizar cálculos de tributos e taxas, orientar quanto ao melhor regime de tributos, dentre outros serviços.

Portanto, na prática, o que vai diferenciá-los são algumas atividades. A seguir, saberemos quais são essas tarefas.

Tarefas exclusivas do contador

Conheça alguns exemplos de atividades que apenas o contador pode executar:

  • Avaliação de acervos patrimoniais para fins diversos, inclusive, de natureza fiscal;
  • Avaliação de fundos de comércio;
  • Apuração de valor patrimonial de cotistas e acionistas;
  • Avaliação da influência da variação monetária sobre o patrimônio da empresa;
  • Análise de direitos e deveres pertencentes a cada sócio ou acionista em decorrência de fechamento de entidades empresariais, bem como fusão e outras alterações;
  • Realização de auditorias e perícias contábeis, judiciais e extra-judiciais;
  • Análise das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais e amortização dos bens imateriais, bem com dos valores diferidos;
  • Análise de custos e despesas;
  • Controle, avaliação e estudo da gestão econômica, financeira e patrimonial das empresas;
  • Análise de balanços e comportamentos de receitas;
  • Análise das variações orçamentárias; 
  • Conciliação de contas;
  • Revisões de balanços e outras demonstrações de registros contábeis;
  • Fiscalização tributária que exija análise ou interpretação de peças contábeis de qualquer tipo;
  • Assistência aos conselhos fiscais das entidades;
  • Assistência aos comissários nas concordatas, aos síndicos nas falências, e aos liquidantes de qualquer massa ou acervo patrimonial;
  • Atuar como professor em cursos de qualquer nível de ensino, incluindo cursos de pós-graduação;
  • Participar de comissões julgadoras de concursos públicos com disciplinas que contenham assuntos referentes à contabilidade.

Tarefas exercidas por qualquer profissional de contabilidade

A seguir, as atividades que podem ser exercidas por qualquer profissional de contabilidade, incluindo os contadores e contabilistas:

  • Escrituração regular de todos os fatos que são relativos aos patrimônios das empresas;
  • Abertura e encerramento de escrituras contábeis;
  • Execução de serviços de escrituração diversos, como contabilidade bancária, comercial, imobiliária, pública, agrícola e muitas outras;
  • Escrituração de livros de contabilidade obrigatórios;
  • Elaboração de balancetes;
  • Levantamento de balanços patrimoniais, financeiros e outros;
  • Integração e revisão de balanços;
  • Elaboração de orçamentos diversos;
  • Declaração de imposto de renda de pessoa jurídica;

Assim, no geral, todas as funções que um técnico contábil exerce, o contador também pode executar. Mas, o contrário não pode acontecer. Como vimos, há tarefas que devem ser, impreterivelmente, realizadas por um profissional de nível superior.

Conclusão

Ao longo do artigo, pudemos perceber que contador e contabilista não são sinônimos, apesar de dividirem muitas funções. Na prática, todo contador é contabilista, mas nem todo contabilista é um contador. Ou seja, a diferença está no diploma que cada um possui e nas funções que eles desempenham de forma individual e exclusiva. É importante conhecer essa diferenciação para que se possa delegar funções para cada profissional de acordo com a sua competência e capacidade técnica e legal. Contudo, ambos são de extrema importância para o gerenciamento saudável do setor financeiro de um negócio.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - contador ou contabilista
Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2021

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2021

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa.....

Planilha de Folha de Pagamento [Modelo para Download Grátis]

Download Grátis Toda empresa que possui funcionários tem uma folha de pagamento. Isso é um fato. Mas muitas vezes não se sabe quais impostos devem ser pagos, quais os cálculos que devem feitos, e outras inúmeras dúvidas. E isso não é...

Planilha de cadastro de clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

0 comentários