fbpx

Contador ou contabilista: O que significa cada um e suas tarefas

Você já deve ter ouvido falar nessas duas denominações, contador e contabilista, e também deve ter ficado com dúvidas. Afinal, por que existe essa diferenciação de nomes? O que faz um contabilista e o que faz um contador? Apesar das muitas semelhanças, os conceitos se referem a profissionais com atuações diferentes dentro do ramo contábil. É sobre isso que falaremos a seguir.

O que faz um contador

O contador é aquele profissional formado no curso de Ciências Contábeis, na modalidade de bacharelado. Ao contrário do curso técnico, considerado de nível médio, os cursos de bacharelados são considerados de nível superior.

Então, o contador é responsável por todas as tarefas e atividades específicas da área contábil de uma empresa, visto que ele tem competência e conhecimento técnico para exercer todas essas funções. Algumas delas são exclusivas, como veremos adiante.

O que faz um contabilista

O contabilista é o profissional com formação dentro da área de contabilidade, porém, sem curso de nível superior, como os cursos técnicos e correlatos, por exemplo. Ou seja, são formações de nível médio e que limitam a sua atuação.

Além disso, é chamado de contabilista todo aquele que executa alguma função dentro da contabilidade, como o próprio contador, o auxiliar contábil e o técnico em contabilidade.

O uso da nomenclatura já foi, inclusive, desestimulado pelo Conselho Federal de Contabilidade, em 2010, para evitar confusões, sendo recomendado usar o termo “profissional de contabilidade” em vez de contabilista.

No geral, o contabilista desempenha quase todas as funções de um contador, mas, claro, possui algumas limitações. Antigamente, a função era chamada, popularmente, de guarda-livros, o que caiu em desuso com o passar do tempo.

Qual a diferença entre contador e contabilista

Existem algumas diferenças entre contador e contabilista. A primeira delas é a formação, afinal, o contador tem um curso de nível superior, no caso, o curso de Ciências Contábeis.

Já o contabilista é formado em um curso de nível técnico, uma formação muito comum há alguns anos. Além disso, o termo abrange, de forma generalista, todos aqueles que desempenham alguma função dentro da contabilidade.

A segunda diferença está no registro do profissional. Assim, aquele que se formou até o ano de 2015 em um curso técnico pode se inscrever no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região. 

Depois dessa data, apenas contadores, formados em curso de bacharelado, devem fazer esse registro que é, inclusive, obrigatório para o exercício da profissão.

Por fim, como terceira diferença, temos as atribuições de cada profissional. Existem tarefas que são exclusivas do contador e outras que podem ser executadas pelos dois profissionais de contabilidade, sem prejuízo para eles ou para a empresa contratante.

Assim, essa diferença se baseia na formação acadêmica de cada um. Ou seja, um profissional com curso de nível superior possui uma carga de conhecimento maior e mais ampla, decorrente dos vários anos de estudo dentro da universidade.

O curso de Ciências Contábeis dura, em média, 4 anos. Enquanto isso, o curso de técnico em contabilidade tem a duração média de 2 anos e meio, por exemplo. Assim, os conhecimentos adquiridos são proporcionais aos anos de estudo.

Áreas de atuação

Tanto o contador quanto o contabilista atuam dentro da mesma área que é o setor contábil de uma empresa. Eles fazem prestação de contas, analisam o fluxo de caixa da empresa e administram os documentos fiscais e demais registros.

Além disso, tanto o contador quanto o contabilista podem fazer toda a gestão financeira e contábil de uma organização, realizar cálculos de tributos e taxas, orientar quanto ao melhor regime de tributos, dentre outros serviços.

Portanto, na prática, o que vai diferenciá-los são algumas atividades. A seguir, saberemos quais são essas tarefas.

Tarefas exclusivas do contador

Conheça alguns exemplos de atividades que apenas o contador pode executar:

  • Avaliação de acervos patrimoniais para fins diversos, inclusive, de natureza fiscal;
  • Avaliação de fundos de comércio;
  • Apuração de valor patrimonial de cotistas e acionistas;
  • Avaliação da influência da variação monetária sobre o patrimônio da empresa;
  • Análise de direitos e deveres pertencentes a cada sócio ou acionista em decorrência de fechamento de entidades empresariais, bem como fusão e outras alterações;
  • Realização de auditorias e perícias contábeis, judiciais e extra-judiciais;
  • Análise das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais e amortização dos bens imateriais, bem com dos valores diferidos;
  • Análise de custos e despesas;
  • Controle, avaliação e estudo da gestão econômica, financeira e patrimonial das empresas;
  • Análise de balanços e comportamentos de receitas;
  • Análise das variações orçamentárias; 
  • Conciliação de contas;
  • Revisões de balanços e outras demonstrações de registros contábeis;
  • Fiscalização tributária que exija análise ou interpretação de peças contábeis de qualquer tipo;
  • Assistência aos conselhos fiscais das entidades;
  • Assistência aos comissários nas concordatas, aos síndicos nas falências, e aos liquidantes de qualquer massa ou acervo patrimonial;
  • Atuar como professor em cursos de qualquer nível de ensino, incluindo cursos de pós-graduação;
  • Participar de comissões julgadoras de concursos públicos com disciplinas que contenham assuntos referentes à contabilidade.

Veja mais sobre contabilidade no Dicionário de Contabilidade do eGestor!

Tarefas exercidas por qualquer profissional de contabilidade

A seguir, as atividades que podem ser exercidas por qualquer profissional de contabilidade, incluindo os contadores e contabilistas:

  • Escrituração regular de todos os fatos que são relativos aos patrimônios das empresas;
  • Abertura e encerramento de escrituras contábeis;
  • Execução de serviços de escrituração diversos, como contabilidade bancária, comercial, imobiliária, pública, agrícola e muitas outras;
  • Escrituração de livros de contabilidade obrigatórios;
  • Elaboração de balancetes;
  • Levantamento de balanços patrimoniais, financeiros e outros;
  • Integração e revisão de balanços;
  • Elaboração de orçamentos diversos;
  • Declaração de imposto de renda de pessoa jurídica;

Estar atento aos prazos da agenda tributária da Receita Federal é essencial para esses profissionais.

Assim, no geral, todas as funções que um técnico contábil exerce, o contador também pode executar. Mas, o contrário não pode acontecer. Como vimos, há tarefas que devem ser, impreterivelmente, realizadas por um profissional de nível superior.

Conclusão

Ao longo do artigo, pudemos perceber que contador e contabilista não são sinônimos, apesar de dividirem muitas funções. Na prática, todo contador é contabilista, mas nem todo contabilista é um contador. Ou seja, a diferença está no diploma que cada um possui e nas funções que eles desempenham de forma individual e exclusiva. É importante conhecer essa diferenciação para que se possa delegar funções para cada profissional de acordo com a sua competência e capacidade técnica e legal. Contudo, ambos são de extrema importância para o gerenciamento saudável do setor financeiro de um negócio.

Início 9 Contabilidade 9 Contador ou contabilista: O que significa cada um e suas tarefas
Escrito em: 12/10/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Joselito Moreira da silva

    Preciso de um documento o Decore para poder liberar um empréstimo feito em meu nome

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...