fbpx

11 cuidados que você deve ter ao contratar um contador

Responsável por fazer os registros contábeis da empresa, por cuidar de toda a documentação, por tratar da abertura e do fechamento de empresas, além de prestar assessoria e fazer as declarações de imposto de renda, entre outras funções, o contador é um profissional extremamente importante para a saúde do negócio.

Daí vem a importância de contar com o auxílio de um contabilista qualificado e ético, pois o desempenho desse profissional é o que vai fazer a diferença na sua empresa. No entanto, muitos empreendedores ainda ficam em dúvida quando o assunto é quais são os cuidados que devemos ter ao contratar um contador.

 Como saber qual é o profissional ideal para o meu tipo de empresa? Como ter certeza que se trata de um contabilista de confiança? O que fazer para encontrar um profissional que realmente vai facilitar na gestão do negócio? É essencial saber responder a essas questões para não ter prejuízos com um contador que não oferece o que você espera.

Quer saber quais são os principais cuidados que devemos ter ao contratar os serviços de um contador para a empresa? Confira nesse post 11 dicas e informações que temos para você!

1) Veja se o escritório de contabilidade está regularizado

Embora essa pareça uma dica simples, a maioria dos empresários não pesquisa pela regularidade do escritório de contabilidade antes de contratar os serviços de um contador.

No entanto, é muito importante que você pesquise pela idoneidade da empresa e verifique se o escritório atua de forma regularizada no mercado, pois é dessa forma que a sua empresa pode ter a garantia de estar contando com serviços de qualidade.

2) Entre em contato com os clientes do contador

Entrar em contato com os clientes do escritório de contabilidade talvez seja a melhor forma de saber se os serviços que essa empresa de contabilidade presta são realmente de qualidade.

Afinal, um cliente que se sentiu insatisfeito ou foi prejudicado pelo contador jamais irá indicá-lo a outros empresários. Portanto, não deixe de pesquisar pela avaliação dos clientes do contador e leve em consideração essas opiniões, pois elas são importantes para você saber da conduta do profissional.

3) Visite o escritório quantas vezes achar necessário

Não deixe de ir até o escritório de contabilidade. Pois, é indo até o local que você pode conhecer melhor a estrutura do ambiente de trabalho e verificar se não há comportamentos estranhos ou questionáveis.

É muito provável que se você for até o local e encontrar por lá comportamentos antiprofissionais esse contador não seja o mais indicado para a sua empresa. O escritório de contabilidade precisa ser um ambiente sério e profissional. 

4) Preste muito atenção ao contrato

Se você está contratando os serviços de um contador, então é fundamental estar muito atento ao que está descrito no contrato firmado entre você e o profissional de contabilidade. Leia cada cláusula e verifique quais são os serviços que o contador está se comprometendo a prestar para o seu negócio.

Afinal, depois que você assina o contrato, não tem como voltar atrás e cobrar serviços que não foram incluídos no documento. Não deixe de ler o contrato com atenção!

5) Acompanhe de perto os serviços prestados pelo contador

Mesmo depois de assinar o contrato e firmar parceria com o contador, é essencial acompanhar de perto o trabalho que este profissional vem fazendo. Não deixe de fazer reuniões com o contador. Elas podem ser presenciais ou à distância.

Reuniões frequentes são a melhor forma de esclarecer todas as suas dúvidas. Além de saber detalhadamente de que forma ele vem prestando serviços que realmente ajudam na gestão do seu negócio. Peça explicações, analise os documentos e exija comprovantes.

6) Verifique a disponibilidade do contador

Outro aspecto é importante é, antes de contratar o profissional, verifique a disponibilidade que ele tem para atender você e a sua empresa.

Como dito no começo desse artigo, o contador é responsável por algumas das funções mais importantes para a saúde financeira do seu negócio. Portanto, este deve ser um profissional que atua como uma verdadeiro parceiro de sua empresa e que não te deixa na mão nos momentos que você mais precisa. Verifique se ele realmente está disponível para os momentos necessários.

7) Analise se é um profissional atualizado

Contar com o auxílio de um contador atualizado significa contar com a ajuda de um profissional que está preparado para sugerir novas ideias e soluções compatíveis com o perfil de sua empresa.

Muitos negócios acabam tendo prejuízo por contratar escritórios que não se preocupam com a atualização dos conhecimentos de seus profissionais de contabilidade. No entanto, essa é uma característica essencial, haja vista que o mercado está sempre em mudança e cada vez mais competitivo.

8) Veja se o contador é adequado para o perfil de sua empresa

É possível dizer que todas as empresas, de todos os segmentos e portes, precisam dos serviços de um bom contador. Por isso mesmo, você deve avaliar se o profissional apresenta serviços que são pertinentes ao perfil do seu negócio.

Para isso, é importante ficar atento a diversos fatores: aos valores de honorários, estrutura física do escritório de contabilidade, estrutura tecnológica, canais de comunicação, quantidade de colaboradores, quantidade de clientes e muito mais. É preciso escolher o contador ideal para o seu tipo de negócio.

9) Verifique se o contador/escritório está registrado no CRC

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é o órgão competente que atua no sentido de regularizar os serviços prestados pelos escritórios e contadores. Portanto, jamais contrate um contador sem antes verificar se o profissional ou o escritório para o qual ele trabalha está em situação regular diante do CRC.

Essa é uma forma de garantir serviços de excelência e dispor de um contador que trabalha em conformidade com o Conselho de sua região.

10) Não deixe de analisar os canais de comunicação oferecidos pelo contador

Por se tratar de um profissional que precisa estar acessível quando você e a sua empresa precisarem, é importante que você analise quais são os canais de comunicação que o contador oferece.

Por exemplo, você deve verificar qual é o tempo de resposta e, também, se o contabilista oferece suporte via e-mail, telefone, WhatsApp e ferramentas do tipo. Afinal, esses canais são essenciais para que, nos momentos mais cruciais, você possa ter suporte de qualidade com tempo rápido de resposta.

11) Tire todas as suas dúvidas em relação ao serviço do contador

Antes de firmar a parceria com o contador, que terá total acesso à vida econômica de sua empresa, tire todas as dúvidas que lhe vierem à cabeça.

Sobretudo, essa atitude é fundamental para que você e o contabilista possam ter uma relação de confiança, haja vista que será primordial ter esse tipo de parceria. Caso você já tenha conversado algumas vezes com o contador e não tenha se sentido seguro, talvez seja melhor procurar por outros profissionais até encontrar o que te fará se sentir seguro o suficiente.

 Por que é importante ter esses cuidados antes de contratar um contador?

Como você pôde conferir ao longo deste artigo, o contador é justamente o profissional responsável por cuidar de toda a documentação e dos aspectos mais importantes da saúde econômica de sua empresa.

Isto é, o contabilista é essencial para manter as finanças empresariais estruturadas. Por todos estes motivos, é um profissional que tem acesso às informações sigilosas e confidenciais acerca do capital do seu negócio.

No entanto, é muito comum que algumas empresas tenham muita “dor de cabeça” quando contratam um contador que não corresponde às suas expectativas e/ou não apresente resultados satisfatórios.

Portanto, tomar todas essas precauções e ter todos esses cuidados é algo importante para que você tenha a certeza de estar contratando não apenas um profissional qualificado e eficiente, mas que também trabalhe de forma ética.

Quando NÃO contratar um contador?

Caso você faça uma pesquisa e note que outros clientes do contador, ou do escritório de contabilidade, não indicam os serviços desse profissional ou dessa empresa, é melhor passar longe.

Provavelmente essas pessoas não indicam os serviços porque foram, de alguma forma, prejudicados. O contador é quem, sobretudo, ajuda na tomada de decisões da sua empresa e, por isso, é importante fugir dos maus profissionais e principalmente, dos que não trabalham de forma ética.

Além disso, se você percebe que o contador não demonstra ser um profissional que está sempre atento às finanças de sua empresa e não oferece suporte de qualidade nos momentos em que você mais precisa, provavelmente é melhor escolher outro.

Afinal, o contabilista precisa ser um profissional dedicado e que está disponível quando a sua empresa passa por momentos de intempéries e dificuldades financeiras.

Início 9 Empreendedorismo 9 11 cuidados que você deve ter ao contratar um contador
Escrito em: 02/04/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Dulcecleia

    Meu contador ficou 5 meses sem presta nenhum serviço!
    Quero saber se tenho que pagar por esses 5 meses que ela ficou sem presta serviço para minha empresa??

    Responder
  2. Joaquim

    descobri que contador contratado da minha empresa usa crc de outra pessoa. segundo, ele tinha parceria com essa tal pessoa. mas uma coisa é ele fazer trabalho…enviar contador ver assinar …outra coisa ele usar registro do outro assinar por ele.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...